Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx 8320 uso 50% em jogos


Posts recomendados

Pessoal, estou com um problema que está me deixando maluco... meu FX 8320 simplesmente não usa mais de 50% da capacidade... assim, já fiz de TUDO, pelo menos o que pensei em fazer e o que me indicaram no Adrenaline... mas o pessoal lá já esgotou as idéias, e continuou com o problema...

 

Fora do windows em testes de estresse de cpu os 8 núcleos ficam em 100%, mas em jogos, QUALQUER JOGO, não usa mais de 50% dos núcleos (como são 8, alguns ficam em 60% e outros em 30% tipo assim, pra compensar, ficam se alternando, mas uso geral não fazem 100%)...

 

Nos jogos coloco resolução baixa (pra forçar cpu) e os fps ficam baixos (claro que não tão baixos porque mesmo em 50% o processador é um cavalo) e a gpu fica com baixo uso (ou seja cpu gargalando) mas o cretino não passa de 50% nem por reza brava...

 

Tem alguma coisa que está errada em configuração no pc? Fiz ups de imagens da bios, de como estão as opções, e de 2 testes em jogos mostrando o gargalo, e que o processador não fica acima dos 50%, quando fica é por 1 segundo e aí volta..

 

As temperaturas são ótimas, sempre abaixo de 52º (que foi o que deu num teste de estresse de 100% do processador)... ele está com turbo boost desativado pelo overdrive e clock em 4ghz sem alterar tensão... no cpuz mostra que ele está em 4ghz, e o hwmonitor e o msi mostram baixa temperatura

Sem título.jpg

Sem título2.jpg

DSC_0290.JPG

DSC_0291.JPG

DSC_0292.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Normal, isso depende do jogo precisar (e saber usar) de vários processadores, quando não acontece (na maioria dos casos), o processador parece ser subutilizado.

 

A temperatura baixa é um indício de que a carga realmente não está tão alta.

 

Quer tirar uma prova dos 9?
Brinque um pouco com o Folding no seu micro, aí você vai ver o que é multiprocessamento. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas amigo, estou tendo gargalo em jogos... Fps baixos, vga em menor uso e processador travado em 50%... Esse Folding é um jogo? porque se for teste de bench aí sei que vai usar os 100% do processador, é só em jogo que barra nos 50%... Fora os dois que testei e aí ficaram as fotos, tem dragons dogma que também tenho os prints mostrando... Processador está chegando nos 50% e gargalando a vga, no dragons é mais evidente ainda, foi onde eu tinha percebido isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gs Gaara Gaara disse:

É uma ga-78lmt usb3 nova

 

Eu sabia, descobri o problema! As placas mãe com chipset AMD 760 enfrentam esse problema e não são adequadas para CPU's da família FX, trata-se de um chipset com arquitetura antiga e que limita a performance desses processadores desencadeando gargalos, somente ontem respondi 2 tópicos com essa mesma queixa, todos eles tinham a sua reclamação em comum aliando processador FX com plataformas que utilizam o chipset 760G.

 

Para você resolver o problema não há outra alternativa que não seja a compra de uma placa-mãe nova com chipset AMD 970, são as mais em conta e resolvem por completa o subutilização dos núcleos do CPU.

 

A placa que recomendo em custo x benefício é a Gigabyte GA-970A-DS3P, esse modelo é o mais barato e custa na Kabum R$ 429,90, essa placa acaba definitivamente com o problema.

 

Gigabyte GA-970A-DS3P

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente colega, fala isso não... Eu pesquisei 2 semanas seguidas antes de comprar ela... Sei que ela é 760g, e que todo mundo recomenda 970 ou 990... Mas fala sério, nada a ver limitar o processador em 50%... Eu descobri hj que jogos que usam 4 núcleos vão sempre usar 50% de processadores com 8 núcleos... Desativei 4 núcleos na bios e fiz o teste e agora usa 100% de cpu, porque só tem 4 ativos...

 

Mas na boa, desencanta dessa de 760g e 970, a diferença de performance é praticamente nula, coisa de nem 5fps.. O chipset novo tem outras vantagens, das quais pra mim por enquanto não faz diferença nenhuma, só fiz questão de pegar uma mobo que não tem relato de bugs, igual a da Asus e que tenha dissipador nos vrm

 

Não vou fazer over nele, por isso não preciso mais de 125w tdp, até porque tenho um bom cooler...

adicionado 1 minuto depois

Agora imagina eu comprando uma mobo de 500 reais à toa... Kkkkkkkkkk...  ia mandar a conta pra você... Cuidado com o que posta e fala pros outros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Gs Gaara Gaara disse:

Sinceramente colega, fala isso não... Sei que ela é 760g, e que todo mundo recomenda 970 ou 990... Mas fala sério, nada a ver limitar o processador em 50%

 

 

Vamos aguardar para ver quanto tempo você irá demorar para retornar reclamando novamente sobre baixa performance no fórum. A questão não é limitar pela metade a frequência e sim a capacidade de tirar proveito máximo das instruções dos CPU's FX. Engraçado foi o seu relato anterior...

 

"estou tendo gargalo em jogos... Fps baixos, vga em menor uso"

 

Vá em frente se acha que encontrou o problema, mas vamos ver até quando...

 

23 minutos atrás, Gs Gaara Gaara disse:

Eu pesquisei 2 semanas seguidas antes de comprar ela...

 

Se tivesse pesquisado no lugar certo teria adquirido uma plataforma adequado e não uma placa medíocre com chipset de meia década atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha como fala vendedor de 970... Minha placa funciona perfeitamente aqui ok? O problema são os jogos em directx 11 que não usam mais de 4 núcleos... Os próximos vão mudar isso porque virão em directx 12 que usa melhor os núcleos

 

Fiz o teste como disse de desabilitar 4 núcleos e aí usou 100% da cpu, o problema é o jogo não usar... Já fiz testes de bench e o fx bate fácil vários i5

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos com calma ... eu acredito que esses problemas de desempenho envolvendo os processadores FX e o chipset 760G são "aleatórios". Cansei de ver vídeos no YouTube de diversas fontes (sejam elas de canais brasileiros ou canais gringos) onde existem vários gameplays com o conjunto FX-6300 + GA-78lmt-S2 + gtx 950 onde não dá pra perceber se o gargalo de fato atrapalha ou não. Testes feitos com o GTA 5, The Witcher 3 (onde os FPS nunca ficam abaixo de 30), BF 4 e por aí vai ... tudos os jogos com gráficos no máximo (ou próximo disso) em resolução HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cara exagerou muito nessa... deve ser vendedor de mobo pra dizer isso... aposto que não usa FX, ou se usa tem uma 970... em tudo quanto foi lugar que pesquisei, na hora que chegou no caso de uma placa "funcional", normal, sem sata 3, sem 8+2 fases de alimentação que ajuda em overclock, mais usb 3.0...etc... o indicado era uma mobo normal com dissipador nos vrm que desse o tdp do processador (no caso do fx 8320 125w), pra quem não vai fazer over (meu caso) não tem, e nem tem vontade de adquirir um ssd (meu caso), nem fazer sli (meu caso), e 3 saidas 3.0 já basta, 1 frontal e 2 traseiras (meu caso) e não vai usar mais de 6 entradas sata (meu caso) a ga-78lmt usb3 com capacitores blindados, dissipador nos vrm, e outras proteções... ESTÁ DE ÓTIMO TAMANHO, qualquer 10 reais a mais é pura perfumaria barata de vendedor de placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geison - Não vejo como exagero, até porque muita gente veio ao fórum reclamar de problemas de desempenho envolvendo os FX e placas com o 760G (onde praticamente a compra de uma placa-mãe equipada com o 970 resolveu os problemas). 

 

@Dimitriusbueno - Existe alguma explicação para os gameplays que citei não apresentarem os problemas que o pessoal vem enfrentando? Sério, estou curioso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí meu amigo tem vários fatores que influenciam a troca da mobo... Over em cima de mobos com tdp baixo é o principal que faz ela começar a dar defeitos estranhos... Também alguns modelos, como uma da Asus que agora esqueci de cabeça, da muito defeito, mas por erro de projeto da placa mesmo... Pode procurar que você vai ver vários com ga-78lmt usando seus fx 8320, 8350 há anos sem problema algum..

 

Agora imagina se eu vou nessa e compro uma peça de 500 reais que ia continuar a minha reclamação dos 50% de uso... Rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ítalo Bandeira disse:

@Dimitriusbueno - Existe alguma explicação para os gameplays que citei não apresentarem os problemas que o pessoal vem enfrentando? Sério, estou curioso

 

@Ítalo Bandeira O chipset AMD 970 foi desenvolvido para comportar CPU's FX nativamente, com algumas gambiarras de fabricantes como Asus, Gigabyte e outras as plataformas com o 760G passaram oferecer suporte para esses processadores.

 

A arquitetura Pilidriver dos processadores FX inclui uma série de melhorias quando comparamos com seus antecessores: Agrupado multi-thread, taxas de clock mais altas, melhorias nas instruções por clock (IPC),Turbo Núcleo 3.0, controlador integrado de memória (IMC), divisor de hardware fixo, melhoria da previsão de desvios e prefetching, melhora de ponto flutuante e outros.

 

Em relação a sua pergunta: Porque algumas placas funcionam com relativa estabilidade enquanto a maioria gera problemas?

 

Um dos fatores está relacionado ao VRM de mobos com o 760G, o layout do módulo regulador de tensão (VRM) na maioria dos modelos é inadequado para o uso intenso do processador por várias horas como ocorre em jogos, isso acaba favorecendo o superaquecimento, para que não haja danos no circuito a tensão é reduzida e o desempenho cai drasticamente. A GA-78LMT-USB3 embora tenha uma configuração de VRM típica de placa-mãe de entrada da época ( projeto 4 Fases +1) adota um layout um pouco diferente das demais, analisando as fotos é possível observar que ela é um dos únicos modelos que tem um dissipador passivo no VRM, isso demonstra a preocupação da fabricante com a condição que citei, eu não sei lhe dizer se em dias muito quentes ele será capaz de segurar o tranco com o CPU sendo exigido ao máximo por algumas horas, vamos esperar pra ver! As placas com o chipset 760G não são recomendadas no fórum do Clube do Hardware para CPU FX, em vários foruns conhecidos internacionalmente também não. A placa tem que demonstrar estabilidade mesmo em um dia quente de verão com o processador em carga máxima sem dar sinais de queda de performance.

 

1ihn5y.png

 

Quando se faz uma observação no fórum não é com base em achismos, o fator comum nessas placas é gerar problemas com processadores FX, relatos no fórum não faltam e estão aí para quem quiser pesquisar, a minha participação no tópico está encerrada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não vou entrar em discussão de placa-mãe sendo que a minha está aqui funcionando final de semana em jogatina extensa por quase 10 horas no sábado e no domingo direto... vai achar chipsets com phases 4+1 em chipsets em 970 também... os 4+1 alimentam TRANQUILAMENTE um FX8xxx em stock ou até seu turbo boost... 8+2 ou 6+1 é para over, ou processadores mais parrudos... vai ver mobo com 8+2 que suporta mais de 125w tdp, porque quando passa disso somente 4+1 não consegue alimentar.. então pra 4+1 o limite é 125w, algumas até aceitam 140w como no caso de algumas asrock... mas para processador em stock, QUE É MEU CASO, 125w tdp está de ótimo tamanho... estou jogando project cars e tw3 usando o limite da minha gtx 760, processador no project fica em 50% quase o tempo todo, cai pra no máximo 40%, e minhas temps estão ótimas... valeu por repetir tudo que já tinha lido de outras pessoas que falam, mas não tem argumentos sólidos... somente: 4+1 não serve pra FX8xxx... chipset 760g é uma gambiarra... etc... está lá funcionando de boa em uso pesado por várias horas exaustivas em jogos pesados que estão levando ao limite a cpu

 

E tem mais... qual jogo usa 8 núcleos em 100%??? agora que tem directx 12 que vai usr mais de 4 núcleos... TODOS jogos directx 11 não usam mais de 4 núcelos... ou seja, nunca vai ser exigido um limite nessa placa por anos ainda... quando precisar eu troco ela, o que vai ser no mínimo 2 anos... só se o cara for editor de filme 3d em resolução 4k... aí sim ele usaria 8 núcleos em 100%... MAS ainda ficaria dentro do tdp da placa de 125w...rsrsrs... Falou colega

 

Fui até mesmo pesquisar o modelo que tinha visto que deu mil problemas e trouxe má fama pros 760g: asus m5a78l-m/usb3... campeã de problema em FX8xxx... mas isso é um problema DESSA MOBO, mas na epoca virou viral a noticia que chipset 760g não conseguia suportar FX8xxx... estranho é ver um monte de users em outros foruns que participo usando mobos 760g (exceto asus) há anos, E ALGUNS COM OVERCLOCK, ligeiro mas com over, igual o cara que vi usando uma igual a minha (que já teve revisão nova e agora é preta e não azul (entrada) igual era, igual sua foto) com over num FX8320 em 4.2GHZ há anos, e diz ele que o overdrive permitia ele subir ainda mais, mas com os 4.2ghz ele já conseguiu o desempenho que precisava nos jogos que jogava... enfim... essa ladainha dos 760g é papo de papagaio... você tem uma? usa um FX8xxx? tem argumentos sólidos? Bases provadas? então é achismo, e seu argumento é fraco porque EU TENHO UMA, e outros tem e usam há anos... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses travamentos não tem nada a ver com directX11 ou 12. Dragons Dogma é um jogo super leve, sei disso pois também jogo esse jogo no PC da assinatura. Na verdade rodo ele até no meu notebook com gráfico no máximo a 60pfs. 

 

Quanto ao funcionamento do FX usando pouca CPU, é exatamente dessa forma que ele funciona, e dificilmente ele passa de 40-50% em uso com jogos. É pra isso que serve a placa de vídeo. lol

 

Então se não existe qualquer outro problema ai causando esses travamentos, é quase certeza que o problema é sua placa-mãe. Acredito que esse chipset 760g deve ser em grande parte responsável pela má fama desses FX.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Sei que o tópico é de agosto de 2016, e como montei meu pc nas pressas em novembro do mesmo ano em parte, pois queimou Mobo, processor e vga, aproveitei uma black friday da kabum que superaram minhas expectativas  na época e meu pc até hoje é o da assinatura pra trabalho e lazer ( games ), com Windows 7 até janeiro deste ano quando o Pes 2016, onde tenho tudo editado a meu gosto, com Brasileirão série 2, players todos editados, sem nenhum genérico, time da minha cidade com kits e emblemas, etc, e começa os problemas citados pelo autor do tópico! Joguei The Witcher 3 no alto 7 games da série Assassin's Creed e nada de problema, algunszinhos sim, mas nada igual ao do autor, que no caso reclama do processor, meu FX 8230 só gargalou no TW3 no ultra, mas, depois de algumas atualizações no W7, somente o PES começou a gargalar no vídeo e no processador, apresentando os problemas citados pelo Geison, upei pro Windows 10 e os problemas sumiram! Até o Mafia 3 jogo no máximo e mesmo minha vga perdendo pra 1050 o 8320 não gargalou nem utilizou somente 50%, nada! Briguinhas à parte do Geison com o Dimitrius, creio que ambos acertaram e erraram um pouco, mas não tomo partido, só quero compartilhar algo REAL  que houve e está acontecendo agora na mobo que o autor falou com o processador idêntico! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno  @Jomar Almeida

 

A GA-78LMT-USB3 se não me engano tem opção para desativar apm na bios, fazendo isso pode resolver a ajudar pessoas com o mesmo problema.

 

Já a GA-78LMT-S2 não dá para desativar apm na bios e não vem com dissipadores nos mosfets, ao contrário da GA-78LMT-USB3.

 

O Windows 8 e 10 já são otimizados para FX, ao contrário do Seven, você tem que baixar um update em off e instalar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!