Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Juliano3FM

Windows 10 resolveu não iniciar mais. possível problema de partição

Recommended Posts

Hoje fui ligar o computador com o Windows 10 Pro instalado e ele não consegue inicializar. Ver vídeo: LINK (fica assim indefinidamente)

 

Consigo acessar a BIOS normalmente. O Modo de segurança (F8?) não funciona.

 

Por meio do prompt de comando do DVD de instalação do W10 Pro, acessei meus arquivos no HD e fiz um backup para um drive externo.

 

Percebi que a unidade C: tinha virado D: (a partição que você vê na imagem como System foi criada depois de uma instalação limpa do Windows tempos atrás. A partição do OS é essa de 452 GB. Volume 6 é o HD externo USB)

 

img1.jpg

 

Abri o DiskPart e por meio de comandos como "select volume", "assign letter", etc, alterei a ordem conforme a imagem abaixo, de modo que o C: voltasse a ficar associado a partição correta. Pude comprovar que deu certo através do prompt de comando, porém essa alteração não resolveu o problema de boot.

 

diskpart.jpg

 

Não consigo associar o volume 0 e 1 com a unidade C. O volume 2 é o máximo que consigo. Isso é o comportamento normal? Como forçar o Volume 0 a ficar com a letra C. Isso resolveria o problema?

 

A seguir uma imagem mostrando as partições contidas no disco. A partição com 12GB correspondente à unidade D: é uma partição protegida da HP para restauração de sistema (com o velho windows 7).

 

As duas partições pequenas foram criadas após uma instalação do windows antiga. Eu nunca tentei me livrar delas com medo de ferrar o HD.

 

A partição maior é onde está instalado o Windows 10.

 

diskpart2.jpg

 

Pelo DVD de instalação, escolhendo a opção reparar, eu:

 

- não consigo corrigir o problema de inicialização pela opção correspondente.

 

- não consigo reparar o windows (mantendo os arquivos). Aparece o erro " A unidade onde o Windows está instalado está bloqueada. Desbloqueie a unidade e tente de novo." 

 

- não consigo reverter a um ponto de restauração anterior ou a uma versão antiga do windows. Erro "Para usar a restauração do sistema, você deve especificar qual instalação do windows será restaurada" e pede para reiniciar o sistema e selecionar um OS... (O windows 10 é o unico OS instalado)

 

Todas as opções acima foram tentadas ANTES e DEPOIS de eu fazer as alterações no diskpart.

 

- Ao tentar restaurar o PC, removendo tudo, aparece a imagem

restauração.jpg

 

No começo do menu do disco de instalação do Windows 10, clicando em instalar, aparece o erro da imageminstalando.jpg

 

Pesquisando sobre o assunto foi sugerido a seguinte solução:

Acessar diskpart / list disk / select disk / clean / convert GPT.

 

De volta a tela de unidade para instalação, escolher formatar unidade e instalar o windows.

 

Uma segunda solução semelhante a essa incluiu a opção "create partition primary" logo depois de dar o comando "clean". Isso é necessário?

 

Em quaisquer dessas soluções, eu teria de formatar o HD completamente e perder todas as minhas partições. Não é que eu faça questao de mantê-las, mas se houver uma solução menos traumática, isso seria melhor pra mim. 

 

Alguém poderia me informar uma solução que corrija o problema ou permita a instalação do OS com a manutenção do conteúdo do HD?

 

Havendo necessidade de formatação, as soluções apontadas acima parecem satisfatórias?

 

Será que meu HD ficou bichado/inutilizável?

 

____

 

Eu não fiz absolutamente NADA que justificasse/explicasse esse problema.

 

Ontem eu usei o PC normal. Acessei o windows update mas não havia atualizações. Instalei um driver de vídeo há 2 dias, mas depois reiniciei o PC e estava normal.

 

Cheguei a instalar um programa de legendas simples, mas o PC estava funcionando depois disso. Meu anti-virus é o bitdefender free, que instalei há menos de 1 semana (usava a versão paga, mas a licença expirou).

 

Não acessei nenhum site estranho. Entretanto tentei instalar um programa na internet e o download sempre vinha corrompido (qBittorent). Fora isso tudo normal mesmo.

 

Nunca usei programas de gerenciamento de partição, nem a do próprio Windows. Nunca usei otimizadores de registro. 

 

Meu Windows era o 7 e fui instalando o 8, 8.1 e 8.1 update 1, e windows 10 um por cima do outro.

 

Depois fiz uma instalação limpa do Windows 10 e há poucos meses atualizei o OS pra versão lançada em Novembro (eu acho) pela Microsoft.

Editado por Juliano3FM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando estamos trabalhando com DVD/USB de instalação de um Windows ele altera as letras das partições, normalmente a C: passa a ser D: e assim sucessivamente, mas isso é somente durante o uso do DVD/USB de instalação depois volta tudo ao normal.

voce tem que usar um DVD/USB preparado para o formato MBR, que é o formato do seu disco.

Em outro computador baixe o Windows 10 usando a ferramenta Media Creation Tool e já gravando em um pendrive. 

Como o Windows 10 já foi ativado, durante a instalação limpa não coloque nenhuma chave, pule estas etapas. Depois de instalado e estando conectado à Internet o Windows 10 ativa automaticamente.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, amigo.

 

No final das contas, nem precisei formatar. Consegui arrumar o problema apenas passando o chkdsk /r e clicando na opção reparo de inicialização duas vezes consecutivas. Depois de voltar a utilizar o Windows, já reiniciei o PC e por enquanto está tudo bem. Se voltar a apresentar esse defeito, aí então sigo com a formatação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×