Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Juliano3FM

Windows 10 resolveu não iniciar mais. possível problema de partição

Recommended Posts

Hoje fui ligar o computador com o Windows 10 Pro instalado e ele não consegue inicializar. Ver vídeo: LINK (fica assim indefinidamente)

Consigo acessar a BIOS normalmente. O Modo de segurança (F8?) não funciona.

Por meio do prompt de comando do DVD de instalação do W10 Pro, acessei meus arquivos no HD e fiz um backup para um drive externo.

Percebi que a unidade C: tinha virado D: (a partição que você vê na imagem como System foi criada depois de uma instalação limpa do Windows tempos atrás. A partição do OS é essa de 452 GB. Volume 6 é o HD externo USB)

img1.jpg

Abri o DiskPart e por meio de comandos como "select volume", "assign letter", etc, alterei a ordem conforme a imagem abaixo, de modo que o C: voltasse a ficar associado a partição correta. Pude comprovar que deu certo através do prompt de comando, porém essa alteração não resolveu o problema de boot.

diskpart.jpg

Não consigo associar o volume 0 e 1 com a unidade C. O volume 2 é o máximo que consigo. Isso é o comportamento normal? Como forçar o Volume 0 a ficar com a letra C. Isso resolveria o problema?

A seguir uma imagem mostrando as partições contidas no disco. A partição com 12GB correspondente à unidade D: é uma partição protegida da HP para restauração de sistema (com o velho windows 7).

As duas partições pequenas foram criadas após uma instalação do windows antiga. Eu nunca tentei me livrar delas com medo de ferrar o HD.

A partição maior é onde está instalado o Windows 10.

diskpart2.jpg

Pelo DVD de instalação, escolhendo a opção reparar, eu:

- não consigo corrigir o problema de inicialização pela opção correspondente.

- não consigo reparar o windows (mantendo os arquivos). Aparece o erro " A unidade onde o Windows está instalado está bloqueada. Desbloqueie a unidade e tente de novo." 

- não consigo reverter a um ponto de restauração anterior ou a uma versão antiga do windows. Erro "Para usar a restauração do sistema, você deve especificar qual instalação do windows será restaurada" e pede para reiniciar o sistema e selecionar um OS... (O windows 10 é o unico OS instalado)

Todas as opções acima foram tentadas ANTES e DEPOIS de eu fazer as alterações no diskpart.

- Ao tentar restaurar o PC, removendo tudo, aparece a imagem

restauração.jpg

No começo do menu do disco de instalação do Windows 10, clicando em instalar, aparece o erro da imageminstalando.jpg

Pesquisando sobre o assunto foi sugerido a seguinte solução:

Acessar diskpart / list disk / select disk / clean / convert GPT.

De volta a tela de unidade para instalação, escolher formatar unidade e instalar o windows.

Uma segunda solução semelhante a essa incluiu a opção "create partition primary" logo depois de dar o comando "clean". Isso é necessário?

Em quaisquer dessas soluções, eu teria de formatar o HD completamente e perder todas as minhas partições. Não é que eu faça questao de mantê-las, mas se houver uma solução menos traumática, isso seria melhor pra mim. 

Alguém poderia me informar uma solução que corrija o problema ou permita a instalação do OS com a manutenção do conteúdo do HD?

Havendo necessidade de formatação, as soluções apontadas acima parecem satisfatórias?

Será que meu HD ficou bichado/inutilizável?

____

Eu não fiz absolutamente NADA que justificasse/explicasse esse problema.

Ontem eu usei o PC normal. Acessei o windows update mas não havia atualizações. Instalei um driver de vídeo há 2 dias, mas depois reiniciei o PC e estava normal.

Cheguei a instalar um programa de legendas simples, mas o PC estava funcionando depois disso. Meu anti-virus é o bitdefender free, que instalei há menos de 1 semana (usava a versão paga, mas a licença expirou).

Não acessei nenhum site estranho. Entretanto tentei instalar um programa na internet e o download sempre vinha corrompido (qBittorent). Fora isso tudo normal mesmo.

Nunca usei programas de gerenciamento de partição, nem a do próprio Windows. Nunca usei otimizadores de registro. 

Meu Windows era o 7 e fui instalando o 8, 8.1 e 8.1 update 1, e windows 10 um por cima do outro.

Depois fiz uma instalação limpa do Windows 10 e há poucos meses atualizei o OS pra versão lançada em Novembro (eu acho) pela Microsoft.

Editado por Juliano3FM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando estamos trabalhando com DVD/USB de instalação de um Windows ele altera as letras das partições, normalmente a C: passa a ser D: e assim sucessivamente, mas isso é somente durante o uso do DVD/USB de instalação depois volta tudo ao normal.

voce tem que usar um DVD/USB preparado para o formato MBR, que é o formato do seu disco.

Em outro computador baixe o Windows 10 usando a ferramenta Media Creation Tool e já gravando em um pendrive. 

Como o Windows 10 já foi ativado, durante a instalação limpa não coloque nenhuma chave, pule estas etapas. Depois de instalado e estando conectado à Internet o Windows 10 ativa automaticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica, amigo.

No final das contas, nem precisei formatar. Consegui arrumar o problema apenas passando o chkdsk /r e clicando na opção reparo de inicialização duas vezes consecutivas. Depois de voltar a utilizar o Windows, já reiniciei o PC e por enquanto está tudo bem. Se voltar a apresentar esse defeito, aí então sigo com a formatação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais