Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mensagem de erro na atualização da bios


Posts recomendados

Olá sou nova aqui no clube e essa é a minha ultima tentativa de arrumar meu pc. Faz mais de um ano que meu pc parou de funcionar do nada, já levei na assistência, troquei a placa de vídeo, as memórias e a fonte é nada resolveu. Quando tento atualizar a bios aparece uma mensagem de erro no final: erro hardware motherboard incompatível às vezes o pc começa o boot mas sempre trava, será que é a placa-mãe que já era? 

Ficha técnica:

asus p5ld2-x 1333

placa de vídeo geforce ddr3 1 gb

memorias ddr2 uma de 2gb e outra de 1 gb

processador Intel core 2 duo cpu e4500 2.20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não nunca atualizei, tava testando ele agora e ele tá redondinho da overclocking tranquilo mais simplesmente não dá boot e quando vou atualizar a bios pelo cd ( já tentei umas mil vezes atualizar por pendrive e não abre nada) ele completa e bipa duas vezes e aparece a mensagem de erro. Já faz mais de um ano que To tentando arrumar ( consegui uma vez mas ficou muito instável e travou de novo) já vi milhares de tutoriais na net e nada mudou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa máquina está rodando em overclock? Se for, antes de atualizar a Bios sugiro retirar todos os over's deixando ela em default. 

 

Outra coisa é ver se você baixou a Bios correta para  a sua placa-mãe. Como essa placa-mãe já é um pouco mais antiga, você não encontrará a versão correta de BIOS para ela no site de suporte da Asus Brasil, as atualizações de bios para a mesma só se encontra no site de suporte da Asus Internacional.

 

Então a página correta de suporte para a mesma é essa aqui:

http://www.asus.com/US/supportonly/P5LD2-X1333/HelpDesk_download

 

Essa placa-mãe tem o EZ Flash que é muito simples fazer a atualização de Bios por ele... 

 

Devo lembrar que se você já tentou efetivar a atualização de Bios alguma vez, iniciou o processo e não terminou, a Bios pode ter sido corrompida, aí só mandando gravar outra. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu já baixei varias todas as atualizações da bios na asus e nunca consegui atualizar pelo pendrive, só consigo atualizar pelo cd no ez-flash mais no final da o bendito erro de hardware motherboard incompatível. Pra atualizar pelo pendrive tem que entrar no ez-flash? Eu já tentei varias vezes pelo pendrive mas nem abre nada fica a tela preta ou com um cursor piscando no canto . Ah eu sempre reseto as configurações padrão antes de tentar atualizar a bios!

adicionado 7 minutos depois

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

Então eu já baixei varias todas as atualizações da bios na asus e nunca consegui atualizar pelo pendrive, só consigo atualizar pelo cd no ez-flash mais no final da o bendito erro de hardware motherboard incompatível. Pra atualizar pelo pendrive tem que entrar no ez-flash? 

 

 

Tem sim, tem que entrar no EZ-Flash.

 

Dá uma olhada nesse tópico na primeira atualização feita nele que é da Asus P5Q-E, o procedimento realizado ali é o mesmo que deve ser realizado na sua.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

É normal só aparecer ez-flash ou tem que ser o 2? Aqui só aparece ez-flash e na bios não tem nada falando do ez-flash, o pendrive pode estar em qualquer formato? 

 

 

Nesse tópico aparece o 2 porque é a versão do EZ Flash dessa placa...

 

Ao acessar o SETUP de sua placa-mãe, habilite as opções USB - DOS... se na sua tiver...

 

O pendrive, utilize ele formatado como FAT32.

 

Não coloque nenhum arquivo no pendrive que não sejam os arquivos .ROM que é a extensão do arquivo de BIOS de sua placa-mãe. Se ao baixar o mesmo estiver como ZIP, descompacte o mesmo.

 

Feito isso deixe o pendrive conectado ao seu PC, entre no mesmo, acesse o SETUP e a opção EZ Flash que lá, ele já deve identificar para você onde vai estar o arquivo ROM para você atualizar a BIOS... 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grave então a bios via CD-ROM e veja se consegue atualizar via CD, caso não consiga, o procedimento é mais complicado.

 

Você vai precisar de de uma unidade disquete e dois disquetes virgens (complicado de encontrar).

 

Crie um disco de boot do windows 98 e configure sua máquina para dar boot pelo mesmo... Coloque o disquete de boot na unidade de disquete de seu PC.

 

Vá no site da Asus e baixe a primeira versão de Bios dessa placa-mãe e também a última.

 

Na primeira versão que você baixar, descompacte o arquivo e nele terá um programa chamado AFUDOS.EXE.

 

É esse programa que você irá utilizar para realizar a atualização de Bios dessa placa-mãe...  Feito isso, ai você baixar a última versão de Bios para a sua placa-mãe e também irá descompactar o arquivo, na última versão você não terá o Afudos, terá apenas a Rom normal.

 

Vai pegar esses dois arquivos descompactados e vai jogar no segundo disquete.

 

Após sua máquina inicializar com o disco de inicialização do Windows 98,  você deve retirar o disquete de inicialização e colocar o outro disquete que tem os dois arquivos, seria o AFUDOS.EXE e a última versão de Bios para sua placa-mãe.

 

Então você vai digitar o seguinte comando:

 

a:\>afudos /nome do arquivo da bios.rom

 

Que sua bios será atualizada.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A atual é a 0206 queria atualizar pra ultima, o problema é q não tá funcionando o gravador de cd no meu outro pc e os floppys que eu tenho tá em raw e não To conseguindo arrumar eu tenho dois disquete se funcionassem seria perfeito. Tenho 3 pcs q não vale um kkkk.. Usei um programa esses dias que o pendrive inicia em dos mas trava na tela loading freedos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, o Afudos não é compatível com sistemas operacionais 64 bits, ele só roda em 32 bits... 

 

Posso lhe dizer que tem como atualizar a bios do computador, mas nesse caso sugiro a levar esse micro para um técnico experiente para que o mesmo faça a atualização para você. Lembro ainda que se o seu PC já encontra-se travando aleatoriamente é bom verificar o que vem ocorrendo antes de tal atualização, pois se por algum acaso o Micro travar enquanto você estiver fazendo atualização, sua placa-mãe corre o risco de não ligar mais.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Francielle Bortolotto

 

O EZ-Flash costuma buscar o arquivo dentro da mídia que você específica para ele.  Todas as vezes que utilizei o EZ-Flash ele identificou a Rom tanto no CD quanto no pendrive informando que o arquivo do mesmo estava no USB. No seu caso o certo é ocorrer o mesmo, caso ainda não consiga como já informado, sugiro a você a solicitar ajuda de um técnico experiente para que possa atualizar a Bios para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tá achando a bios dentro do cd que eu gravei só que fala que não funciona, posso jogar várias bios dentro que ele pesquisa todas e instala só a que der certo?? Kkkkk ah é uma dúvida: posso jogar as bios em aberto no cd ou tem que ser arquivo inicializavel? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 08/08/2016 às 14:42, Francielle Bortolotto disse:

Aqui tá achando a bios dentro do cd que eu gravei só que fala que não funciona, posso jogar várias bios dentro que ele pesquisa todas e instala só a que der certo?? Kkkkk ah é uma dúvida: posso jogar as bios em aberto no cd ou tem que ser arquivo inicializavel? 

Primeiro é importante que saiba se o modelo da sua placa é exatamente esse que está no título, pois se o modelo for diferente esse arquivo já não lhe serve. se sua placa for do título pode prosseguir, mas tendo em mente que atualização de bios não tolera erros. então só faça se for realmente necessário. Se conhecer alguém que tenha mais conhecimento é recomendado que peça pra ele fazer. Se só hover você mesmo não faça sem saber o que está acontecendo.
O que é BIOS:
https://www.tecmundo.com.br/o-que-e/244-o-que-e-bios-.htm
Quando é necessário atualizar BIOS e seus motivos (também mostra como atualizar):
https://www.hardware.com.br/comunidade/atualizar-bios/1043529/
Aqui também explica e mostra como atualizar:
http://www.techtudo.com.br/platb/hardware/2011/02/17/atualizar-bios-computador/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...