Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de aviso para farol apagado


Visitante

Posts recomendados

Tenho  uma ideia para não alterar o esquema eletrico do carro.

Meu carro tem aviso de farol acesso, se abrir a porta com o farol acesso e motor desligado ele apita, eu to pensando em um esqueminha barato ora fazer um que faça o contrario.

Minha ideia é pegar o sinal do alternador, a chave do farol e o sinal do freio de mão fazendo uma porta "E".

O sinal de motor ligado iria ligar um rele que desligaria o buzzer cigarra, quando o motor desse partida e o sinal do alternador "zerasse" ( a luz de bateria no painel) o rele desligaria e iria mandar energia pro buzzer.

O freio de mão, quando abaixado, desliga a lampada "stop" no painel, seria ligado um rele tb.

A chave do farol iria ser ligada em outro rele, quando ela fosse acionada ligaria o rele cortando a alimentação do buzzer.

a ideia seria do buzzer cigarra ser ativado somente com o motor ligado, freio de mão solto e farol apagado.

 

será que tá certo? rs

Se alguem puder desenhar ele eu ficaria muito agradecido, já tem umas decadas que não mexo com nada de eletronica e me ajudaria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não quer alterar muito o sistema  original do carro, eu colocaria um segundo Buzzer ligado as 3 condições que você falou.

As condições para apitar são: chave virada (na posição motor ligado), freio de mão abaixado e farol desligado.

Os fios são todos encontrados no painel de instrumentos, vai precisar dos seguintes:

  • Fio da Luz de freio de mão
  • Fio do Farol que é encontrado nas luzes que clareiam o painel
  • O fio da chave que está presente nos instrumentos
  • e um terra da bateria

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vou colocar um buzzer adicional, apesar de gostar do barulho que o original faz.

Eu vi um esquema que liga o farol automaticamente somente depois que o motor começa a girar e desliga quando liga a luz alta, achei interessante, mas quero o minimo de alteração possivel e tb dizem que isso é proibido.

realmente não faz diferença se o motor está ligado ou não, o motorista poderia até virar a chave para levantar vidros, ligar radio, regular farol etc, mas não iria soltar o freio de mão. isso só acontece em raras situações onde se abaixa o freio de mão e se poe o pe pra fora pra levar o carro alguns cm pra frente ou pra tras.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, wagner2029 disse:

Sim, vou colocar um buzzer adicional, apesar de gostar do barulho que o original faz.

Eu vi um esquema que liga o farol automaticamente somente depois que o motor começa a girar e desliga quando liga a luz alta, achei interessante, mas quero o minimo de alteração possivel e tb dizem que isso é proibido.

realmente não faz diferença se o motor está ligado ou não, o motorista poderia até virar a chave para levantar vidros, ligar radio, regular farol etc, mas não iria soltar o freio de mão. isso só acontece em raras situações onde se abaixa o freio de mão e se poe o pe pra fora pra levar o carro alguns cm pra frente ou pra tras.

 

Até porque é meio difícil encontrar num carro um fio que indique o motor está ligado.

(você pensou no alternador, mas ele só tem 2 fios: o que carrega a bateria e o da lâmpada do painel. Não devemos ligar nada neles, pois atrapalha o seu funcionamento).

Mas voltando ao circuito:

É recomendável fazer um circuito transistorizado para a porta E que você sugeriu. Não é bom ficar ligando um monte de relés nas luzinhas do painel, pois dependendo do carro elas ficam meio malucas).

Usaria um único relé para ligar ao buzzer, ou talver nenhum (se for algo montado junto vai direto nos transistores mesmo).

Mas primeiramente precisamos saber como as luzes são ligadas no painel do carro, pois algumas têm o positivo comum e outras tem o negativo comum.

Então precisamos ter os fios necessários todos a mão e saber como tudo funciona para desenvolver o tal circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@wagner2029 Uma sugestão simplista!

A intenção é alertar quando o farol esta apagado né? Um buzzer ou um LED junto não é o problema, é só "colher" a tensão em paralelo em um dos faróis do carro, e através de um foto acoplador, polarizar um transistor alimentado após a ignição ser girada na posição ligada...

Nessa situação, um LED fica aceso ou um buzzer acionado até que a chave do farol seja ligada....

O motorista é que decide se sai andando com o carro, com o buzzer incomodando e o LED aceso, ou liga a chave do farol e cessa os alertas!... 

Numa reportagem na TV, Foi mostrado que um motorista simplesmente colou um lembrete ao volante dizendo: "ACENDA OS FARÓIS"....

Não tente modificar as ligações dos painéis ou "pegar" amostras deles! Já vi carros pegarem fogo por modificações muito menores que essas que você sugere!!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@wagner2029 muito bacana sua ideia! Como minimalismo é minha filosofia, veja esta opção ainda mais simplista do que a do amigo @Bcpetronzio é:

 

[+12 depois da ignição]---[buzzer]--o-->|--[terminal da lâmpada farol baixo] ... (o "gnd")
                                    |
                                    |-->|--[terminal lâmpada do freio de mão]...(o "gnd")

É 1/2 que autoexplicativo e algo me diz que deu pra você entender mas vejamos...

sua porta "E". Ou seja só se ambos "terminal..."  for pra 12v que [buzzer] desliga

-->|-- = 1N4001

 

Fusíveis por gentileza

 

Sucessos!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz obrigado pelo comentário, ficou bem simples mesmo, exatamente o que eu procurava, vou montar e postar um video.

Mas esse circuito não vai disparar assim que eu virar a chave? eu queria que ele disparasse somente em caso de esquecimento, como baixar o freio de mao com o farol desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@wagner2029 de fato vai. Também cometi um erro (herrar é umano) ao fazer uma porta E com o freio de mão. De fato hás de colocar um inversor senão vai ficar apitando o tempo todo. Outra maneira considerando apenas o motor girando e farol baixo é o doidera abaixo:

 

[aliment pulsada da bobina]---||--o->|-o-[buzzer]---[+do farol baixo]
                                  |    | 
                                  _   ___
                                  ^   ___
                                  |    |
                                [gnd][gnd]

 

Considerações:

-buzzer baixo consumo - tipo um sonalarme

--||- = capacitor 1... 10uF PM. O maior 100...1000

[gnd] = chassi = [-] da bateria

 

Colocar o sinal invertido do freio de mão é simples mas não com texto. É que to sem papel e lápis agora. Pensa 1 pouco que consegue.

 

Mas é o que sempre digo (escrevo): na prática a teoria é outra

 

Again... fuse please

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Nesse caso acho que um relezinho seria mais fácil, eu tinha alguns aqui, por isso que comecei com a ideia de usar eles. 

Qual a potencia do fusível que eu devo usar?

Reles de estado solido são mais seguros do que os convencionais? 

Pena que não se acham mais aqueles chaveiros com botões coloridos e sons variados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1A tá bão.

Se desejar relé, coloque-o no lugar do buzzer.

 

Bem..., baseando no dado de entrada do título do tópico "circuito de aviso para farol apagado" se motor ligado , dei uma "evoluída"

[aliment pulsada da bobina]--[100R]->|-o-[+buzzer-]-->|--[+do farol baixo]
                                       |
                                      ___
                                      ___
                                       |
                                     [gnd]

Talvez um zener em paralelo com C pois a bobina pode causar pulsos + de 12V
A teoria: ao  dar partida, os pulsos da bobina vão carregar o C. Se farol desligado, a resistência da lâmpada vai forçar o [-] do buzzer (o [+] do farol) pro terra. Ao ligar o farol, vai ficar [+] com [+] no buzzer = calado.

 

O desafio de aplicar a entrada do freio de mão no sistema focando simplicidade e minimalismo continua.

 

Publique sua combinação elétrica de como ligar com relés. Também pode dar certo sim. Pense nos dados que tem como entrada e nos que queres na saída. Algo como um computador eletromecânico (este existiu mesmo).

 

abç

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao precisa se preocupar com o sinal do motor ligado, não vai ser preciso, vou usar somente o sinal do farol ligado e do freio de mao abaixado.

de qualquer forma o freio de mao só sera baixado se o motor estiver ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem pois não tive tempo de ler todo o tópico e alguém já pode ter dado essa ideia ou ela não ser coerente.

01 buzzer 12v com ocilador

01 relé 12v com 1 contato NA e 1 contato NF

 

Alimente a bobina do relé com os 12v vindo da chave do farol (colha essa tensão no painel de reles).

Ligue 12v pós-chave no contato comum do relé

Ligue o buzzer no contato NF

 

Resumindo: quando você liga a chave, alimenta o buzzer pelo 12v do pós chave e ele apita, quando você ligar o farol, consecutivamente alimenta a bobina do relé comutando o comum com o contato NA  e desligando o buzzer.

 

Eu li por cima algo sobre luzes do painel e do freio de mão, cuidado que em alguns carros adoram dar alerta de lâmpada queimada no painel quando se modifica a resistência do circuito.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

desculpem a demora, voltei a mexer com o circuito e resolvi inventar moda.

comprei um buzzer cigarra, ele apita com 12v. 

eu me baseei nessa calculadora:

http://www.ohmslawcalculator.com/555-astable-calculator

usei:

r1  22k

r2  1k

c 100uf 16v

no pino 5 botei dois capacitores em paralelo de 4,7uf 25v

Consegui fazer ele apitar, coloquei um resistor variavel e agora posso até configurar o apito.

WP_20160917_19_00_11_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...