Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Tiago Cavalcanti

Dois dual channels com tamanhos diferentes?

Recommended Posts

Eu tenho uma placa-mãe de ASUS, Z97M-PLUS/BR:

https://www.asus.com/br/Motherboards/Z97MPLUSBR/overview/

Que tem espaço para 4 slots, suporta memórias de 8 GB no máximo, totalizando 32 GB.

Mas eu usei esses 4 slots para 4 memórias iguais de 4 GB. Total de 16 GB.

Todas elas são: Ddr3 1600 Mhz - Kingston Hyperx Fury (HX316C10F/4):

http://www.kingston.com/datasheets/HX316C10F_4.pdf

Agora, é o seguinte,

eu quero trocar duas de 4 GB por duas de 8 GB, e deixar apenas duas de 4 GB.

Isso quer dizer que vou fazer um Dual Channel de 4 GB + 4 GB e outro Dual Channel de 8 GB + 8 GB; no total de 24 GB.

A única coisa que vai ser diferente nessas novas memórias de 8 GB é o tamanho, pois são da mesma marca, e muda apenas por causa do tamanho, o modelo: HX316C10F/8:

https://www.kingston.com/datasheets/HX316C10F_8.pdf

A parte importante é se há algum conflito, incompatiblidade, instabilidade do sistema, pelo fato das memórias não serem exatamente do mesmo tamanho.

Eu quero saber se funciona 100%, nenhuma perca de desempenho nesse esquema que sugeri com 24 GB.

Sei que misturar memórias de marcas, e conseuqüentemente, muitas vezes, freqüências, tensão, latências diferentes, é problema.

Mas no meu caso, vou diferenciar duas, em relação às demais, somente no tamanho em GB.

Me garanto com 100% de desempenho e compatibilidade assim com 24 GB?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a memória for compatível com o sistema não existe problema, em alguns casos as mais "lentas" vão ditar o conjunto. O que pode ocorrer também é a necessidade de configuração manual das mesmas, porque nem sempre tem perfil igual no SPD delas.

Quanto ao DC, ele pode funcionar de 2 formas, fazendo com que 2x4GB fiquem no A e 2x8GB no B, hipoteticamente estaria DC normal. Outros modos funcionam em DC, mas no modo híbrido apenas os 8GB iniciais teriam o DC garantido por causa do tamanho diferente das mesmas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@dwatashi Entendi,

então para o meu caso esta ótimo.

Você sabe me dizer, se no modo Dual Channel, as memórias funcionam assim:

O computador tem 4 GB Dual Channel (2+2).

Se o computador ligar, abrir o Windows e estiver usando apenas 1,5 GB.

O sistema divide esse 1,5 GB e as duas memórias já trabalham juntas?

Ou fica tudo com uma, até que ultrapasse os 2 GB, e só então a segunda começa a trabalhar?

Se não for assim no DC, e no Single Channel, é?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, ele divide as informações entre as memórias, por isto o ganho de performance e a necessidade das memórias serem de mesma capacidade.

Se for do outro meio é SC mesmo, agora este procedimento é transparente para o sistema operacional, ele está sendo realizado pela controladora de memória.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais