Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com fx-6300 não gera imagem: fonte nova?


Posts recomendados

Bom dia Senhores! 

 

Sou novo aqui o forum e estou com um problema. Comprei um kit asus m5a78l-m usb3.0 + processador amd fx 6300 + memoria hyperx de 8gb! Comprei uma fonte custo beneficio so pra realmente segurar a placa-mãe, onde o vendedor não foi prestativo ao me informar que talvez a fonte mymax 230W n suportaria! Comprei o kit montado e testado segundo o vendedor..So não sei se ele testou com a fonte que me vendeu, sem contar que a fonte não tem regulador de tensão, o que me gerou duvida na tensão correta pro equipamento.

 

instalei no gabinete, porém o mesmo não está gerando imagem! Coloquei a memoria em outro slot para testes, testei com placa de video onboard e offboard, e sem a placa offboard instalada, e o mesmo não está gerando video! Simplesmente não mostra nem o setup da bios. Acredito que seja a fonte que não está gerando a energia pra placa-mãe conseguir trabalhar ou estou enganado? Comprei no mercadolivre temnho 4 dias ainda pra classificar e mais 7 dias pra alegar arrependimento. o que vocês acham? :( 

 

A placa acende a luz verde, cooler trabalha, porém não ta gerando imagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@andersktboard Meu amigo, essa fonte é um produto bomba. Definitivamente você deverá trocá-la. Veja o teste: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-mymax-de-230-w/2876/12

 

O computador corre risco o tempo inteiro, independentemente da configuração... Ela pode ser o problema sim (tem boa chance de ser), mas pode ser que não seja. Uma coisa é certa: é necessário trocar imediatamente.

 

Você usa estabilizador? Não use, isso danifica computadores (e quaisquer outros equipamentos eletrônicos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Uso estabilizador sim amigo! Fraquinha demais ela, oscila muito como eu pude perceber no link dos testes. Estou levando para um amigo fazer os testes, memoria, verificar processador, fonte principal né.. Irei trocar, comprar uma de 500w pelo menos! Mais antes vou ver se é realmente problema na fonte mesmo, so pra ter certeza e comprar uma boa. Se n for, ai eu devolvo pro vendedor no mercado pago e  ja era.. desde do inicio foi um problema esse kit, atraso no envio, enfim! Obg pelo retorno. Posto o resultado dos testes, valeu!

 

Estabilizador danifica porque amigo? Não entendi. Dependendo da situação é necessário eu acredito. Evita queimar equipamentos não? Filtro de linha da conta? no caso a tensão do meu estado é 220v, logo deixo 220v na fonte é isso? O meu estabilizador entra as duas e so sai 115V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

Obg pelos esclarecimentos! infelizmente não pude levar ao meu amigo para testes.. Tenho ate quinta-feira para arrependimento da compra e tentarei ver qual o problema do meu kit! Estive hoje a noite em uma loja do shopping, onde já conheço o pessoal, o vendedor me falou que mesmo a fonte sendo de péssima qualidade, no mínimo teria gerado imagem (setup da bios), mesmo travando e desligando posteriormente por n da conta do recado, enfim! Vou tentar resolver daqui pro prazo de devolução, se não vou entregar o produto! 

 

Alguma dúvidas amigo! No caso eu usando filtro de linha, tem que esta aterrado a tomada não é isso? E quanto a tensão (220v) no meu estado, no caso da fonte ser bivolt (que é o meu caso, não possui chave seletora de tensão).. Ligo direto no filtro de linha e pronto? E se ela possui chave seletora, qual devo marcar de fato? E por ultimo, a tensão na chave seletora (o valor que aparece na chave é que se esta usando, ou o valor oculto na escolha da tensão é que corresponde)?

 

Muita perguntas, desde já agradeço brother!

 

Sempre utilizei estabilizador, que por sinal muuitos anos usando ele e sempre deu conta.. porém vendo o video, que por sinal muito bom, esclareceu muita coisa a respeito. Sempre com saída de 155v no estabilizador e o marcador mostrava 155v nas fontes, por isso me gerou a duvida.. porque uns dizem que a tensão que aparece é a que esta sendo usada, outros ja dizem que é o oposto.. me esclareça amigo hehehe valeu

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, andersktboard disse:

Obg pelos esclarecimentos! infelizmente não pude levar ao meu amigo para testes.. Tenho ate quinta-feira para arrependimento da compra e tentarei ver qual o problema do meu kit!

Agora que fui reparar e vi que o kit contém uma placa-mãe com chipset 760G. O chipset 760G é da época dos Phenom e foi adaptado aos FX, podendo causar problemas (sendo os mais comuns relacionados a perdas de performance). Tem placas piores que a que você escolheu e o processador tem TDP de "apenas" 95W, o que diminui a chance de problemas. Contudo, como você pode desistir, eu apontaria isso como um motivo sólido. Placa nativa para processador FX é com chipset 970 ou 990, o resto é gambiarra.

 

E qual é a frequência dessa memória aí?

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

Estive hoje a noite em uma loja do shopping, onde já conheço o pessoal, o vendedor me falou que mesmo a fonte sendo de péssima qualidade, no mínimo teria gerado imagem (setup da bios), mesmo travando e desligando posteriormente por n da conta do recado, enfim!

Não necessariamente... Você pegou um kit usado e com fonte de péssima qualidade. Será mesmo que o vendedor havia usado essa fonte ou simplesmente colocou no kit e ficou com outra melhor que ele tinha? Qual o tempo de uso? Como a fonte foi usada? Será que está funcionando direito? Por fim, será que esse "vendedor" da loja entende mesmo? :huh:

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

Vou tentar resolver daqui pro prazo de devolução, se não vou entregar o produto!

Quanto você está pagando nesse kit? Qual é o seu orçamento? Tem o problema da fonte e do chipset da placa-mãe. Quem sabe não poderia pegar algo melhor? ;)

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

Alguma dúvidas amigo! No caso eu usando filtro de linha, tem que esta aterrado a tomada não é isso?

Sua casa tem aterramento? De qualquer forma, o filtro (decente) já daria proteção.

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

E quanto a tensão (220v) no meu estado, no caso da fonte ser bivolt (que é o meu caso, não possui chave seletora de tensão).. Ligo direto no filtro de linha e pronto?

Sua fonte não tem chave seletora? Será que é "bivolt" mesmo?

 

A falta de chave seletora pode indicar ou que a fonte tem circuito PFC ativo (coisa que sua fonte não tem, já que é uma bomba barata) ou que só pode funcionar em determinado padrão de tensão. Poderia tirar foto da etiqueta dela?

 

Para fontes com PFC ativo sim, liga direto no filtro de linha e pronto. Fontes com PFC ativo trabalham com qualquer tensão dentro de aproximadamente 90V a 240V. Se a fonte não tiver PFC ativo (coisa que eu não vou te recomendar comprar), tem que ajustar a tensão pela chavinha.

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

E se ela possui chave seletora, qual devo marcar de fato? E por ultimo, a tensão na chave seletora (o valor que aparece na chave é que se esta usando, ou o valor oculto na escolha da tensão é que corresponde)?

O número que aparece é que vale. A que você vai comprar não vai ter isso, já que não vou te indicar porcarias. :P

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

Muita perguntas, desde já agradeço brother!

Sem problemas. Fico contente em ajudar. :thumbsup:

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

Sempre utilizei estabilizador, que por sinal muuitos anos usando ele e sempre deu conta.. porém vendo o video, que por sinal muito bom, esclareceu muita coisa a respeito.

Conheço um cara que fuma há 40 anos. Sempre deu conta também, ele está vivo. Isso não quer dizer que fumar faz bem.

 

Estabilizador -----> Lixo.

 

7 horas atrás, andersktboard disse:

Sempre com saída de 155v no estabilizador e o marcador mostrava 155v nas fontes, por isso me gerou a duvida.. porque uns dizem que a tensão que aparece é a que esta sendo usada, outros ja dizem que é o oposto.. me esclareça amigo hehehe valeu

Marcador? Como assim? 155V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

Boa tarde amigo, obrigado pelas respostas super rápidas! Realmente acho que vou entregar mesmo. Esclarecendo, o vendedor que eu falei ontem não tem nd haver com a compra, fui nessa loja no shopping pra saber quanto custava a fonte (220,00) de 500W, achei cara e n me lembro da marca, tinha uma corsair de 450w 190,00 reais. 

Vamos la:

Memória Hyperx 8gb DDR3 1600 CL10240

Em relação a fonte, eu comprei o kit e a fonte era outro anuncio do mesmo vendedor no mercado livre. Então ele me mandou no mesmo frete! e eu perguntei se aquela fonte daria conta do recado, afirmou que sim! Segundo ele o produto veio testado, so não sei se realmente ele testou com a mesma! mandei email perguntando, o ultimo que enviei para o vendedor, e como eu tinha abertto reclamação, nem  me respondeu se realmente havia testado com aquela fonte, e falou ra resolver pelo mercado livre e ate ironizei dizendo que ele n tinha o feito. a fonte não é real, deve ser nominal com certeza. 

O kit foi esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-774384124-kit-asus-m5a78l-mus3-hdmi-fx-6300-410ghz-6-cores-8gb-_JM

 

A fonte foi esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705598561-fonte-de-alimentaco-atx-200w-real-bivolt-2x-sata-2x-ide-_JM

 

Paguei pelo kit 1.068,90 + 53 da fonte

 

Peguei esse modelo de placa acreditando que seria melhor, pois eu ia pegar uma m5a78l-m lx/br

Pesquisei bastante antes de efetuar a compra dessa placa-mãe, e vi bons relatos a respeito, que daria pra rodar fx6300 com upgrade para fx 8320.

Peguei porque estava com um preço muito bom, orçamento apertado.


Estou levando amanha a tarde em outra loja do mesmo dono daqui fui ontem, pra vê o que ele me diz a respeito, testar fonte e os demais.


Tem possibilidade de manter a configuração com um precinho bom ainda? No caso trocar a placa-mãe e uma fonte boa. Sugestões?

Desde já agradeço brother :)

Segue as fotos:

 

No caso do estabilizador, foi so pra você entender como eu utilizava aqui em casa! A outra fonte que eu utilizava mostrava 115v, então saia 155v do estabilizador (teoricamente) e a fonte recebia 115v.

Estabilizador[1].jpg

fonte_etiqueta[1].jpg

Fonte_sem_regulador[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@andersktboard Sim, eu entendi que o vendedor que você consultou é outro e não tem a ver com o problema.

 

Lembra-se do que eu disse sobre sua fonte não ter PFC ativo? Pois é, essa bomba aí só funciona em 220V e você está ligando em outra bomba (o estabilizador) com saída de 110V. Sua fonte não é bivolt com chavinha e muito menos tem PFC ativo, como eu havia suspeitado.

 

A fonte de 500W que você viu provavelmente deve ser ruim. Fontes decentes de 500W costumam custar consideravelmente mais de R$220,00, esse preço está muito baixo para a fonte ser decente, ainda mais se tratando de loja física. E Corsair de 450W? Capaz de ser da linha antiga... E as alegações do vendedor? Cuidado com essa lojinha aí. Só para você ter ideia do preço de uma fonte de qualidade de 500W, clique aqui.

 

Sobre a placa-mãe é aquilo que eu disse: essa placa com esse processador não fica uma combinação tão crítica como seria com modelos de placas mais simples, como a M5A78L-M LX/BR que você citou. No entanto, continua sendo chipset 760G, ou seja, não é o ideal. E eu não colocaria algo além de um FX-6300 aí. Quando a pessoa compra a placa e não tem como desistir, costumo avaliar a situação. Como você pode se arrepender, não recomendo essas placas.

 

Outra coisa: os FX trabalham nativamente com memórias de 1866MHz. Você já perde algum desempenho por usar 1600MHz.

 

Era para a fonte dar conta se estiver funcionando bem? Sim, apesar de que ela pode destruir o computador com qualquer potência que seja puxada. Essa fonte não deveria ser usada para alimentar um LEDzinho sequer.

 

Se você vai devolver o kit e quer dicas para montar um computador novo, crie um tópico na área de "Recomendação de PCs para jogos e placas de vídeo", se a máquina for para jogos, ou na área de "Recomendação de desktops e servidores" caso contrário. Descreva o caso e diga o seu orçamento. Basta me chamar usando o mencionar @Foxwalt. É melhor separar os assuntos para manter o nosso Fórum organizado, espero que compreenda. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...