Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx-4300 + asus m5a78l-m/usb3: terá algum problema no desempenho?


Posts recomendados

Olá, olhando uns outros topicos vi que algumas placas mãe não suportam por completo alguns processadores, fiquei no receio de a minha escolha poder ter alguma "perda" de desempenho por causa da má escolha, então, alguma incompatibilidade entre 
 

http://www.kabum.com.br/produto/37889/placa-mãe-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-usb3-4xddr3-hdmi-dvi-vga-usb-3-0-boost-proc-140w-porta-serial-saida-spdif + http://www.kabum.com.br/produto/38559/processador-amd-fx-4300-black-edition-cache-8mb-3-8ghz-am3-fd4300wmhkbox?

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Igor Burgos disse:

Olá, olhando uns outros topicos vi que algumas placas mãe não suportam por completo alguns processadores, fiquei no receio de a minha escolha poder ter alguma "perda" de desempenho por causa da má escolha, então, alguma incompatibilidade entre 
 

http://www.kabum.com.br/produto/37889/placa-mãe-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-usb3-4xddr3-hdmi-dvi-vga-usb-3-0-boost-proc-140w-porta-serial-saida-spdif + http://www.kabum.com.br/produto/38559/processador-amd-fx-4300-black-edition-cache-8mb-3-8ghz-am3-fd4300wmhkbox?

Obrigado

Existem vários casos aqui no fórum de problemas de desempenho ao se utilizar processadores da linha FX com placas mãe antigas, com chipset 78. Recomendo você trocar por um I3 + mobo H81.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Igor Burgos Nenhuma placa com chipset 760G é o ideal, mas essa aí não é tão ruim. E esse processador é o mais simples da linha, com menor consumo.

 

Se você não tiver comprado ou ainda puder voltar atrás, o correto mesmo seria pegar uma placa-mãe com chipset 970 ou 990. Se não, acho que não vai te trazer problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Foxwalt disse:

Nenhuma placa com chipset 760G é o ideal, mas essa aí não é tão ruim.

 

@Foxwalt

 

O problema do uso de processadores FX com plataformas equipadas com o chipset 760G está no superaquecimento do módulo regulador de tensão ( VRM ) que alimenta o CPU. O uso prolongado em tarefas exigentes como nos games pode ocasionar temperaturas elevadas nos componentes do VRM e para não gerar dano a tensão enviada ao processador é reduzida, isso é refletido na queda de rendimento que é reclamada em vários posts no fórum, Esse modelo não é adequado, sequer possui um dissipador no VRM, se é para arriscar é melhor optar pela GA-78LMT-USB3. 

 

Conforme pode-se observar no seu layout essa placa possui um dissipador passivo colocado estrategicamente sobre o VRM para evitar esse tipo de problema com processadores FX, os mosfets também foram dimensionados para altas temperaturas.

 

 

GA-78LMT-USB3

furta8.png

 

 

Agora vamos observar a disposição do VRM da Asus M5A78L-M/USB3, reconhecidamente uma placa problemática para CPU's FX destinados a jogos.

 

 

Asus M5A78L-M/USB3

 

5cwyrr.jpg

VRM sem sistema de arrefecimento

 

Se vai apostar em uma plataforma com um chipset antigo não arrisque tanto, escolha uma com alguma proteção contra o problema já conhecido nessas placas, pegue a Gigabyte GA-78LMT-USB3 ou dê preferência por uma placa-mãe com chipset 970 como a GA-970A-DS3P que pode ser adquirida na Kabum por R$ 429,00

 

                                                              Chipset Indicado 970G

 

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0

 

                                                              Chipset Antigo 760g

 

http://www.kabum.com.br/produto/48426/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-matx-ga-78lmt-usb3-ddr3-hdmi-vga-usb-3-0-raid-ide

 

 

Observem que a diferença de preço é irrelevante e representa menos de R$ 100,00.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Dimitriusbueno Existem duas desconsiderações que você está fazendo. A primeira delas é que está levando em consideração que os VRMs das placas são dimensionados da mesma forma. Bem, não são. Se o projeto é ruim, não adianta colocar dissipadores porque vão acontecer problemas de alimentação de qualquer jeito. A segunda delas é que deve perceber que o processador apontado é um modelo de quatro núcleos com TDP de 95W, muito longe de forçar a placa como ocorreria com os modelos topo de linha.

 

Essa placa-mãe oferece suporte a processadores de 140W. Eu recomendaria para processadores FX? Não, e muito menos para os modelos mais avançados. Mas por aí dá para perceber que o circuito é mais robusto que o de placas de entrada como a M5A78L-M LX/BR e a GA-78LMT-S2, essas sim suportando processadores de somente 95W de TDP e com um número muito grande de problemas.

 

Então, repetindo: se o autor do tópico puder trocar, recomendo que o faça, como já disse. Se não puder, para o caso apontado, creio que não ocorrerão problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Foxwalt disse:

Existem duas desconsiderações que você está fazendo. A primeira delas é que está levando em consideração que os VRMs das placas são dimensionados da mesma forma. Bem, não são. Se o projeto é ruim, não adianta colocar dissipadores porque vão acontecer problemas de alimentação de qualquer jeito.

 

@Foxwalt

 

Não há desconsideração, o projeto não implica em falha de alimentação em sí, o problema é que o VRM superaqueci a tal ponto que a tensão é reduzida para não danificar os componentes, por isso uma placa com dissipador no VRM é a mais indicada, essa plataforma consegue manter a escalabilidade do CPU em condições limite sem tanto risco de queda de performance pelo superaquecimento do módulo regulador de tensão.

 

4 horas atrás, Foxwalt disse:

 A segunda delas é que deve perceber que o processador apontado é um modelo de quatro núcleos com TDP de 95W, muito longe de forçar a placa como ocorreria com os modelos topo de linha.

 

Isso não importa, você pode garantir que em um dia de verão de alta temperatura, rodando um game pesado por vários horas não haverá problema com um CPU FX que incorpora outras instruções da microarquitetura Pilidrive ?  É o tipo de condição que não se pode prever, o que ele pode adotar é a precaução de optar por uma plataforma que tenha um sistema de arrefecimento no VRM como a que eu indiquei. 

 

4 horas atrás, Foxwalt disse:

dá para perceber que o circuito é mais robusto que o de placas de entrada como a M5A78L-M LX/BR e a GA-78LMT-S2, essas sim suportando processadores de somente 95W de TDP e com um número muito grande de problemas.

 

Não dá para percerber isso NÃO! O projeto que ela adota é o de 4 fases +1, ora trata-se igualmente de uma placa de entrada. "Ah mas o TDP máximo dela é 140W" ...  Ela pode se comportar de um jeito com processador FX de 95W e de outro jeito com um Phenom II do mesmo TDP, por isso a relação estabelecida entre Chipset 760G e CPU's FX. Você bota um FX e o VRM ferve...

 

 

A placa que indiquei suporta processadores com TDP de até 125W e não 95W. GA-78LMT-USB3

 

17a4nc.png

 

Ao autor do tópico eu mantenho a indicação da Gigabyte GA-78LMT-USB3. Essa conta com sistema de arrefecimento no VRM que alimenta o processador e não costuma gerar problemas com CPU's FX de TDP's até maiores, todavia pense em adquirir uma plataforma com o chipset 970, evite problemas já que a diferença de preço é pequena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

Não há desconsideração, o projeto não implica em falha de alimentação em sí, o problema é que o VRM superaqueci a tal ponto que a tensão é reduzida para não danificar os componentes, por isso uma placa com dissipador no VRM é a mais indicada, essa plataforma consegue manter a escalabilidade do CPU em condições limite sem tanto risco de queda de performance pelo superaquecimento do módulo regulador de tensão.

Todo equipamento eletrônico aquece ao funcionar. Superaquece se estiver trabalhando fora dos limites aceitáveis. E se uma placa-mãe tiver VRMs e MOSFETs melhores e com maior capacidade? O resultado é menor chance de superaquecimento, portanto o projeto interfere no problema. Supondo uma placa com componentes fracos mesmo para processadores simples, colocar dissipador seria um paliativo para um problema de projeto. É claro que o dissipador é bom, mas isso não implica que ele é uma necessidade em todos os casos, que toda placa que tenha um é boa ou que sequer não vai ocorrer o mesmo problema (apesar de claramente poder reduzir as chances). É claro que também funciona como indicativo da placa ser melhor, pois a falta dele indica corte de custos.

 

4 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

Isso não importa, você pode garantir que em um dia de verão de alta temperatura, rodando um game pesado por vários horas não haverá problema com um CPU FX que incorpora outras instruções da microarquitetura Pilidrive ?  É o tipo de condição que não se pode prever, o que ele pode adotar é a precaução de optar por uma plataforma que tenha um sistema de arrefecimento no VRM como a que eu indiquei.

Não, não posso. Estou baseando na minha interpretação dos dados e em observação. Você pode garantir o contrário? Aliás, eu não poderia garantir que está livre de problemas para componente algum, já que tudo está sujeito a problemas.

 

O ex-moderador @PH Benchmarker, inclusive, mandou bem fazendo overclock pesado em um FX de oito núcleos usando uma dessas. Recomendável? Definitivamente não. Boa placa? Não mesmo. Eu recomendaria isso? Não. Ele recomendaria? Também não. Mas ser tão ruim a ponto de causar problema certo mesmo no processador FX mais simples, de entrada, com 95W de TDP? Não vi casos desse tipo. Tão ruim a ponto de ter que indicar troca imediata sem sequer ter percebido sinais de problemas? Não vejo isso como algo bacana.

 

4 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

Não dá para percerber isso NÃO! O projeto que ela adota é o de 4 fases +1, ora trata-se igualmente de uma placa de entrada. "Ah mas o TDP máximo dela é 140W" ...  Ela pode se comportar de um jeito com processador FX de 95W e de outro jeito com um Phenom II do mesmo TDP, por isso a relação estabelecida entre Chipset 760G e CPU's FX. Você bota um FX e o VRM ferve...

Sim, observar o projeto de fases é um dos fatores. E quais VRMs foram usados? Quais MOSFETs? Como isso está conectado ao circuito da placa-mãe? E por aí vai...

 

Citei placas (inferiores) de entrada com limite de TDP de 95W como exemplo. Se você não deseja analisar pelo lado dos FX, analise pelo lado dos Phenom. A placa que tem limite de 95W tem não só para os FX como para os Phenom também. Ultrapassar o limite de 95W, seja com um FX ou um Phenom, poderia fazer a placa fritar. Agora veja a M5A78L-M/USB3: suporta Phenoms (da época do chipset 760G) acima dos 95W, coisa que as mais básicas que ela não fazem. Se você não acha que o projeto desses componentes é mais robusto, o que permitiria isso?

 

E um FX-4300 jamais vai forçar a placa como faria um FX-8350, por exemplo. Comportar-se de forma diferente de um Phenom é realidade, mas não indica que um simples FX-4300 de "apenas" 95W vai fritar a placa-mãe só por ser um FX.

 

4 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

A placa que indiquei suporta processadores com TDP de até 125W e não 95W. GA-78LMT-USB3

Citei as mais básicas como exemplos isolados. Aquelas ali sim são velhas conhecidas nossas, e não por bons motivos. Não confundi a que você citou com a mais básica da Gigabyte que eu citei.

 

4 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

Ao autor do tópico eu mantenho a indicação da Gigabyte GA-78LMT-USB3. Essa conta com sistema de arrefecimento no VRM que alimenta o processador e não costuma gerar problemas com CPU's FX de TDP's até maiores, todavia pense em adquirir uma plataforma com o chipset 970, evite problemas já que a diferença de preço é pequena

Pelo que ele escreveu (ao menos dá a entender), infelizmente a placa já foi comprada. A que você indicou poderia ser menos pior? Poderia. Mas eu não recomendaria trocar uma 760G por outra, independentemente da outra ter dissipador ou não...

 

Apenas ressaltando novamente: estou levando em consideração que o autor do tópico já comprou a placa. Eu nunca recomendo placas 760G para processadores FX, seja qual deles for. Mas, considerando que a placa já foi comprada e que o autor já gastou o dinheiro dele nisso, não é tão ruim dadas as circunstâncias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Foxwalt disse:

 E se uma placa-mãe tiver VRMs e MOSFETs melhores e com maior capacidade?

 

 

A Gigabyte GA-78LMT-USB3 como todas as placas com o selo Ultra Durable conta com Mosfets de baixo RDS (ON) minimizando perdas de condução, capacitores certificados para operar em alta temperatura e boa performance em overclock.

 

 

44 minutos atrás, Foxwalt disse:

Supondo uma placa com componentes fracos mesmo para processadores simples, colocar dissipador seria um paliativo para um problema de projeto. É claro que o dissipador é bom, mas isso não implica que ele é uma necessidade em todos os casos,

 

 

Mas essa suposição sequer é cabível! Como você vai supor algo que não está sendo tratado? A placa-mãe é um modelo diferenciado e por isso foi corretamente indicada além do VRM contar com um dissipador que é um fator extremamente positivo a diferenciando das demais, você pode supor aquilo que faz parte do contexto da discussão, caso contrário vamos sair da "casinha".

 

44 minutos atrás, Foxwalt disse:

O ex-moderador @PH Benchmarker, inclusive, mandou bem fazendo overclock pesado em um FX de oito núcleos usando uma dessas

 

 

  Eu atendi a poucos dias um usuário da GA-78LMT-USB3 com um processador FX de 8 núcleos.

 

Eu não compreendo porque eu não posso recomendar uma placa com menos riscos para CPU's FX, um modelo com dissipador no módulo regulador de tensão e que tem relatos na web? O dissipador levando em consideração o histórico e o projeto da mobo é extremamente benéfico.

 

O mercado oferece 2 opções e uma delas incorporou em seu layout um dissipador onde há relatos de superaquecimento com o uso de processador FX, o projeto da placa oferece características que podem minimizar os riscos já conhecidos mas por vaidade joga-se tudo no lixo, dando a entender que o dissipador pode ser dispensável, por certo os engenheiros de hardware da Gigabyte o colocaram ali por acaso, foi puro achismo ... O melhor nesses casos é pegar uma sem. 

 

@Foxwalt

 

Não é a primeira vez que vejo esse tipo de embate, dou minha participação nesse tópico por encerrada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Dimitriusbueno Eu usei as expressões "supondo", "e se" e semelhantes para tentar explicar, do meu ponto de vista, porque você está errando nos pontos indicados. Você, contudo, não entendeu dessa forma.

 

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

A Gigabyte GA-78LMT-USB3 como todas as placas com o selo Ultra Durable conta com Mosfets de baixo RDS (ON) minimizando perdas de condução, capacitores certificados para operar em alta temperatura e boa performance em overclock.

 

Em nenhum momento critiquei a placa que você indicou. O que eu havia tentado dizer é que o uso de componentes melhores e com maior capacidade pode reduzir a necessidade do dissipador, já que não há superaquecimento de forma tão fácil. Com isso quero apontar apenas que você não pode julgar a placa da Asus (foco de discussão, não a Gigabyte) como algo tão horrível apenas pela falta do dissipador, já que desconhece os componentes usados e o projeto.

 

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

Mas essa suposição sequer é cabível! Como você vai supor algo que não está sendo tratado? A placa-mãe é um modelo diferenciado e por isso foi corretamente indicada além do VRM contar com um dissipador que é um fator extremamente positivo a diferenciando das demais, você pode supor aquilo que faz parte do contexto da discussão, caso contrário vamos sair da "casinha".

Nesse ponto eu quis apontar que a presença do dissipador nem sempre indica que uma placa (qualquer) é boa e que a falta dele é o "fim do Mundo", porque é isso que você deu a entender. Novamente, não critiquei a placa que você indicou e nem sequer procurei fazer qualquer análise dela.

 

Tentar indicar situações é de vital importância para demonstrar o ponto de vista. Contudo, depende da correta interpretação do outro.

 

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

Eu atendi a poucos dias um usuário da GA-78LMT-USB3 com um processador FX de 8 núcleos.

Certo, é possível. Placas com chipset 760G são escolhas ainda muito piores para processadores de oito núcleos. Mas já atendeu algum que teve problemas ao usar um FX-4300 nessa placa?

 

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

Eu não compreendo porque eu não posso recomendar uma placa com menos riscos para CPU's FX, um modelo com dissipador no módulo regulador de tensão e que tem relatos na web? O dissipador levando em consideração o histórico e o projeto da mobo é extremamente benéfico.

Em que momento eu disse que o dissipador não é benéfico nesse modelo? Eu jamais indiquei tal coisa.

 

Você pode recomendar a placa que quiser, assim como eu também posso. Não esqueça que o autor do tópico já comprou a placa, sua recomendação é trocar uma 760G por outra. Na minha opinião, trocar uma 760G por outra 760G não faz sentido, por melhor que a outra possa ser. Mais ainda, não vejo sentido em indicar a troca imediata da placa que nem sequer apresentou sinais de problema (e que não tem tendência a apresentar com o processador usado).

 

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

O mercado oferece 2 opções e uma delas incorporou em seu layout um dissipador onde há relatos de superaquecimento com o uso de processador FX, o projeto da placa oferece características que podem minimizar os riscos já conhecidos mas por vaidade joga-se tudo no lixo, dando a entender que o dissipador pode ser dispensável, por certo os engenheiros de hardware da Gigabyte o colocaram ali por acaso, foi puro achismo ... O melhor nesses casos é pegar uma sem. 

Em que momento eu disse que o dissipador nesse modelo é "por acaso", que é "dispensável"? Em que momento eu disse que é melhor "pegar uma sem"? E, mais ainda, em que momento eu afirmei que a Asus é melhor que a Gigabyte? Tentei dizer que a falta do dissipador não indica que a placa (da Asus, já comprada, único foco de discussão) é péssima para o uso com um processador tão básico. Essa é a pergunta do autor do tópico. Em nenhum momento comparei uma placa com outra, não é o objetivo aqui, até porque o autor do tópico já comprou a placa.

 

Acho que ninguém precisa baixar o nível a ponto de levar as coisas para o lado pessoal.

 

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

Não é a primeira vez que vejo esse tipo de embate, dou minha participação nesse tópico por encerrada!

Perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite, caros.

 

Vou falar como usuário de uma M5A78L-M/USB3 e como overclocker entusiasta.

 

Em 05/08/2016 às 10:58, Dimitriusbueno disse:

O problema do uso de processadores FX com plataformas equipadas com o chipset 760G está no superaquecimento do módulo regulador de tensão ( VRM ) que alimenta o CPU. O uso prolongado em tarefas exigentes como nos games pode ocasionar temperaturas elevadas nos componentes do VRM e para não gerar dano a tensão enviada ao processador é reduzida,

 

Beleza, concordo nesse ponto, entretanto, vamos avaliar essa parte considerando 2 pontos, lembrando que meu CPU (FX-8320E) tem o mesmo TDP do CPU do autor, que é de 95W, vamos lá:

 

1 - O tipo de refrigeração que ele usará refletirá diretamente sobre o VRM, pois se usar cooler box (que não é recomendado) e tiver uma refrigeração inadequada no gabinete então o ar quente dissipado pelo cooler irá recair sobre o VRM elevando sua temperatura.

 

2 - Se um FX-8320E não tem redução de clock em tarefas pesadas devido ao VRM, não será um FX-4300 que terá, a não ser que as condições de refrigeração estejam inadequadas como citei acima.

 

Em 05/08/2016 às 10:58, Dimitriusbueno disse:

Conforme pode-se observar no seu layout essa placa possui um dissipador passivo colocado estrategicamente sobre o VRM para evitar esse tipo de problema com processadores FX, os mosfets também foram dimensionados para altas temperaturas.

 

 

GA-78LMT-USB3

furta8.png

 

 

Vamos falar sobre isso agora. É legal e bom e bom ter um dissipador nos VRM? Sim é ótimo e altamente recomendável. Porém voltando ao que tange na refrigeração, se tiver dissipador nos VRMs e a refrigeração não estiver boa, vai dar pau do mesmo jeito.

 

Em 05/08/2016 às 12:07, Foxwalt disse:

Essa placa-mãe oferece suporte a processadores de 140W. Eu recomendaria para processadores FX? Não, e muito menos para os modelos mais avançados. Mas por aí dá para perceber que o circuito é mais robusto que o de placas de entrada como a M5A78L-M LX/BR e a GA-78LMT-S2,

 

Mais ou menos.... Olhando "por cima" os circuitos são semelhantes, suportar 140w pode dar um sinal de robustez, e diminui os riscos de problemas de desempenho ainda mais num FX-4300, mas não acho que seja tão robusto.

 

Em 05/08/2016 às 12:35, Dimitriusbueno disse:

Isso não importa, você pode garantir que em um dia de verão de alta temperatura, rodando um game pesado por vários horas não haverá problema com um CPU FX que incorpora outras instruções da microarquitetura Pilidrive ?  É o tipo de condição que não se pode prever, o que ele pode adotar é a precaução de optar por uma plataforma que tenha um sistema de arrefecimento no VRM como a que eu indiquei. 

 

Isso aí, e uma refrigeração adequada. Pode parecer redundante eu ter citado isso antes e estar repetindo aqui, porém em casos como esses refrigeração conta muito até porque se estiver ruim, não adianta muito ter dissipador.

 

Em 05/08/2016 às 12:35, Dimitriusbueno disse:

Ao autor do tópico eu mantenho a indicação da Gigabyte GA-78LMT-USB3. Essa conta com sistema de arrefecimento no VRM que alimenta o processador e não costuma gerar problemas com CPU's FX de TDP's até maiores,

 

Coloque um FX-8350 nela e o negócio fica estreito. A não ser que se use um water cooler.

 

Em 05/08/2016 às 17:52, Foxwalt disse:

O ex-moderador @PH Benchmarker, inclusive, mandou bem fazendo overclock pesado em um FX de oito núcleos usando uma dessas.

 

Essa placa mantem o CPU rodando a 4200MHz sem throttling rodando benchmarks como Cinebench R11.5 e R15, SuperPI, PIFast, 3DMark Physics CPU. A partir dos 4300/4400MHz começa a ocorrer o throttling.

 

E outra, 4200MHz é o turbo do FX-4300.

 

Ahh, não recomendo over numa placa dessas.

 

Em 05/08/2016 às 17:52, Foxwalt disse:

Pelo que ele escreveu (ao menos dá a entender), infelizmente a placa já foi comprada.

 

@Igor Burgos se já foi comprada, ou troca futuramente por uma com chipset 970/990FX ou deixa essa mesmo, trocar por outra do mesmo nível só por causa do dissipador é gastar a toa, só cuide da refrigeração em seu gabinete.

 

Em 05/08/2016 às 18:37, Dimitriusbueno disse:

A Gigabyte GA-78LMT-USB3 como todas as placas com o selo Ultra Durable conta com Mosfets de baixo RDS (ON) minimizando perdas de condução, capacitores certificados para operar em alta temperatura e boa performance em overclock.

 

Isso é um "plus", mas se a placa já foi comprada, trocar por essa por conta disso, na minha opinião também é gastar á toa.

 

Agora ao autor.

 

Se a placa foi comprada, digo que a escolha não foi muito boa, poderia ter esperado e investido em placa melhor, mas não é de todo ruim. Já deixei um FX-4300 rodando nessa placa (M5A78L-M/USB3) rodando a 4200MHz diários para um amigo, sem nenhum problema de desempenho, cuidando sempre da refrigeração. Então em stock não deverá ter problemas desde que cuide disso também.

 

Abraços. Qualquer coisa estamos aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, PH Benchmarker disse:

Isso é um "plus", mas se a placa já foi comprada, trocar por essa por conta disso, na minha opinião também é gastar á toa.

 

 

@PH Benchmarker

 

 

Boa noite, se você tiver tempo para ler cada parágrafo verá que em nenhum momento foi sugerido trocar uma placa com chipset 760G por outra tendo essa sido comprada, é uma distorção que apareceu como fator destoante do debate, algo inventado e jogado no meio do furor, a minha discussão foi baseada na escolha entre 2 modelos tendo feita uma observação clara no primeiro post.

 

Trecho do meu primeiro post

10eesdc.png

 

Inventaram a seguinte condição onde fui colocado como ator principal: ei Fulano compraste a placa com o chipset 760G? Pois desfaça e pegue essa outra com o mesmo chipset...

 

Eu disse isso, leia-se no decorrer do tópico:

 

Fulano, entre essas duas lhe indico essa por esses motivos: tem o motivo X, o Y e por fim o Z.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker , eu olhei o processador fx 6300 (que dizem ser um bom processador "de entrada") e troquei pela placa que foi citada pra mim, neste topico ou outro, não lembro exatamente.

Isso gerou um aumento de quase 200 reais no meu orçamento, acho que da pra encaixar, mas se fosse possivel usar essa placa: http://www.kabum.com.br/produto/37889?origem=3&gclid=CLKax8fdq84CFQQFkQodnuQGTQ com o 4300, isso permitiria a mim economizar uma grana, afinal ainda tenho que comprar um bom filtro de linha, um clamper ou um upsai, to tentando achar as combinações mais baratas.
Grande parte do que foi dito aqui eu não entendo, e não estou com muito tempo para procurar mais sobre isso, pode parecer preguiça minha, mas sinceramente não é.

acho que as configurações gerais do pc permitem upgrades futuros quando as condições financeiras estiverem melhores.
Pelo que vi as opiniões estão divididas.

Se isso muda algo, eu não vou fazer overclock, e não vou jogar nada de absurdamente extravagante. Minha refrigeração será um cooler de 8cm atrás e um de 12cm na lateral (meu gabinete não tem espaço para cooler dianteiro). Enfim, espero que essas informações ajudem a uma "decisão"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Igor Burgos disse:

@PH Benchmarker , eu olhei o processador fx 6300 (que dizem ser um bom processador "de entrada") e troquei pela placa que foi citada pra mim, neste topico ou outro, não lembro exatamente.

 

 

Boa noite, a placa já foi comprada? Eu recebi essa informação de um dos moderadores, não sei se a informação foi distorcida. Ela já foi comprada?

 

 

47 minutos atrás, Igor Burgos disse:

Isso gerou um aumento de quase 200 reais no meu orçamento, acho que da pra encaixar, mas se fosse possivel usar essa placa: http://www.kabum.com.br/produto/37889?origem=3&gclid=CLKax8fdq84CFQQFkQodnuQGTQ com o 4300, isso permitiria a mim economizar uma grana, afinal ainda tenho que comprar um bom filtro de linha, um clamper ou um upsai, to

 

Pode ser uma questão de realocação de recursos, o filtro de linha de qualidade pode ser adquirido mais tarde,  não estou dizendo que ele não é importante mas a placa adequada para esse CPU tem uma diferença de menos de 100,00 reais para o modelo M5A78L-M/USB3 da Asus, é uma diferença pequena e injustificável.

 

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0

 

 

47 minutos atrás, Igor Burgos disse:

acho que as configurações gerais do pc permitem upgrades futuros quando as condições financeiras estiverem melhores.

   

 

Se você tem o intuito de fazer upgrades porque não investir em uma plataforma que pode proporcionar esse salto sem surpresas amigo? Se você não quer abrir mão dos R$99,00 reais que são a diferença de uma placa para outra paciência...Se já comprou fique com ela.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno nada foi comprado ainda, a unica duvida que eu estou tendo realmente é em relação ao processador, o custo da placa é aceitavel, o os 90 reais do processador (4300 comparado ao 6300) é que me faz pensar um pouco

vi videos no canal da chipart, teclab e mais alguns, normalmente indicam o 6300, mas n sei se é por $$ ou por ser muito superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Igor Burgos disse:

a unica duvida que eu estou tendo realmente é em relação ao processador, o custo da placa é aceitavel, o os 90 reais do processador (4300 comparado ao 6300) é que me faz pensar um pouco

vi videos no canal da chipart, teclab e mais alguns, normalmente indicam o 6300, mas n sei se é por $$ ou por ser muito superior.

 

Olá amigo, o FX 6300 em jogos é superior ao FX 4300 mas a diferença na maioria dos casos não é tão grande, você vai ter ganhos sim! No entanto não é algo substancial em todos os games. Para exemplificar isso vou postar alguns testes do site AnandTech.

 

OBS: Quando maior for o número melhor

 

 

Skyrim

  51123.png

 

 

Diablo 3

51124.png

 

 

wow

51140.png

 

 

Dawn Of War II

51139.png

 

 

Dragon Age Origins

51138.png

 

 

Mesmo em jogos mais atuais a diferença é variável, eu não posso dizer que não vale a pena, isso é uma questão de percepção, ele tende a oferecer maior frame nos jogos mas não é um aumento enorme, em alguns jogos faz sim diferença como você pode ver.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PH Benchmarker Obrigado por esclarecer as coisas, você entende mais do assunto que qualquer um por aqui. :thumbsup:

 

9 horas atrás, PH Benchmarker disse:

Ok, eu disse isso pois desde o princípio estou tendo a impressão que a placa já foi comprada, mas só o autor pode dizer a respeito.

Pois é, essa foi a impressão que ele deu ao escrever daquele jeito. Ou seja, nada foi "jogado" na discussão, estava no texto.

 

A placa jamais teria sido boa escolha, mas não teria sido tão ruim também.

 

@Igor Burgos As opiniões sobre o que comprar não estão divididas, já que todos aqui pensam a mesma coisa. Estava levando em consideração que a placa-mãe da Asus já havia sido comprada, e ela foi o foco de discussão.

 

O correto para a linha FX é comprar uma com chipset 970/990 mesmo. E, como a diferença de preço entre o FX-4300 e o FX-6300 costuma ser bem pequena, optar pelo último geralmente é uma opção mais sábia.

 

Já pensou em uma configuração Intel? Não deixe de olhar para comparar. E qual seria o orçamento máximo? Quais componentes é necessário comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt eu estou trabalhando com no maximo 2100 reais.
pensei no chipset intel, pois eu ja tinha uma placa aqui, mas o socket é 1155 (a placa ficou na caixa dois anos, passou o tempo dela, uma h61m-s1 da gigabyte). então eu optei pelo amd.
Os processadores AMD são bem mais baratos, e acho que não vale a pena trocar um 4300 ou 6300 por um dual core ou um i3, se eu estiver enganado, corrija-me por favor!
A placa de video seria uma r7 360 da xfx (http://goo.gl/GKMsXh), pensei em pegar a r7 360 da asus (http://goo.gl/I7YHRS) caso diminuisse algum outro valor, a sapphire é fora da minha realidade, 700 temers é dinheiro demais pra quem tá catando emprego :/

 

duas memórias ram hyperfury x (acho que a cor não importa, mas sera aquela com o dissipador vermelho)

A fonte será uma xfx 500w
A placa-mãe creio que eu já tenha citado acima, caso não, segue o link: http://goo.gl/iss8BV
umas besteiras (mouse, teclado, mouse pad)
Um conversor DVI-VGA, pois a placa não dispõe desse conversor, e meu monitor é vga.
Um cooler 12cm com led, mas pensando em pegar um comum mesmo, pois esse "plus" é mais visual que funcional.

Já tenho HD e Gabinete.
estou praticamente montando ele do zero, porque o preço de um HD no valor final é bem "insignificante" (mas esses 240 reais a menos me permitiram melhorar o cpu e a mobo (espero estar falando certo xD))

 

Eu vi que essa configuração uma fonte de 430w+ segura, a xfx apresenta um bom custo-beneficio, a diferença dela pra corsair, por exemplo, é de 34 reais.
Também vi essa fonte (http://www.kabum.com.br/produto/79363/fonte-xfx-450w-80-plus-bronze-p1-450sgren-) mas por não ter nenhum review dela, fiquei na duvida de arriscar.

 

Não vou jogar nada muito pesado (wow, lol, essas coisas), mas meu irmão força um pouco mais o pc, e pelo que vi na net, essa configuração da uma segurada legal, e não vai ficar obsoleta tão rápido.

 

O pc inteiro deu 2011,41 via pac e 2094 pela entrega do site da kabum (entrega ninja), que afirma de 1 a 3 dias.

Além desse gasto, preciso comprar um bom filtro de linha, e os da clamper não são nada baratos, mas pelo menos não aumenta muito o preço parcelando no cartão.

Se essas configurações puderem ser otimizadas de alguma forma, aceito as sugestões de bom grado, caso já estejam boas, agradeço a ajuda de todos que me fizeram chegar nesse ponto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker caro colega, esclarecendo uma das solucoes que sao apontadas em especial na placa asus M5A78L-M/USB3, ou seja, que tem os vrm sem dissipadores de calor, seria seguro colocar ventoinhas direto neles sem adicionar dissipadores?? Pergunto isso porque existe uma discussão, nao sei se certa, de que nao se deve colocar ventoinhas jogando ar diretamente nos componentes (sem o dissipador), sob argumento de que aumentaria a umidade e consequentemente com o tempo, daria defeito (mesmo em cidades que nao tem problema com maresia/sal do litora). Seria indicado colocar ventoinhas diretos nos mosfets então? O uso de wd40 seria indicado para proteger a placa e seus componentes naquele local caso se utilize ventoinhas sem dissipadores? 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr - Já eu estou pensando em comprar dissipadores e colar em cima dos VRM (custam menos de 15 reais)

 

EDIT: Olhem o último post desse fórum gringo -> http://www.overclock.net/t/1202751/amd-fx-cpu-throttling-fixes-please-sticky/70

          Um dos usuários disse ter sentido melhoras após colocar dissipadores em cima dos MOSFETs e que dá pra colocar um cooler em cima deles para diminuir a quantidade de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker@Ítalo Bandeira  aproveitando as ideias que estão surgindo, de repente esse topico vira uma referencia para quem quer providenciar uma solução para os vrms dessa placa.

Eu tenho uma aqui (M5A78L-M/USB3),  junto com um fx6300 em um gabinete cubo que so aceita placas mAtx. Assim, nao tenho como arrumar uma melhor que caiba no gabinete.

Pensei em colocar dissipadores, porém nao achei dos modelos usados pelos gringos. Falei com um vendedor do ML e ele nao garantiu a durabilidade do adesivo para cola-los sem uma nocao de qtos graus Celsius os mosfets chegariam. Eu tbem nao tenho um termômetro infravermelho para medir.

Tbem nao achei termalpad adesivo. 

Dessa forma, fiquei preocupado em colocar dissipadores apenas com a fita dupla face e, ao invés de melhorar a trocar de calor, piorasse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...