Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor setup de memória ram possível


Posts recomendados

Olá pessoal!

Pra dar um contexto do que está acontecendo no meu PC, vou explicar os precedentes que levaram à minha dúvida sobre as RAMs.
Mais ou menos em 2012, eu passei por uma fase entusiasta do hardware. Montei o melhor computador que cabia no meu orçamento. O setup era:

-i7860
-MOBO Asus p7p55d e-pro
-3X2GB Kingston 1333mhz
- 1TB WD
-320GB WD
-ATI HD5850
-Corsair TX650.

OK, tudo lindo, tudo maravilhoso, até que em 2015, fui ao Paraguai e consegui um bom deal em uma GTX 970 G1 Gaming, por míseros mil reais.
Ao testar minha belezinha, percebi que sim, o FPS aumentou muito em jogos pesados, mas o stuttering enchia o saco, e isso nem sempre dependia da qualidade dos gráficos selecionados. No GTA V, por exemplo, eu tinha o mesmo lag com gráficos medianos ou tudo no ultra. Nesse caso específico, lembro que o jogo tinha problemas de gerenciamento de memória, mas como era uma versão crackeada, deixei de lado, um pouco desapontado, e deixei tudo quieto pois não tinha mais dinheiro pra investir em peças novas.

Esse ano eu levantei uma graninha, e logo uma vontade de tunar meu PC. Mas já estou por fora das novas tecnologias, quer dizer, mais ou menos por fora. 
Resolvi investir em memória RAM e um SSD. Isso pra não trocar MOBO e CPU, pois o processador de 2.8ghz está clockado em 3,4; e estou satisfeito com isso.

Comprei ontem mesmo, pelo Balão da Informática, uma Vengeance 8GB 1600mhz e um SSD AMD R3 120gb na Kabum.

Isso me levantou uma dúvida. Em outubro, eu comprarei outro pente de 8gb idêntico. Mas até lá, o que é melhor fazer?

1- Colocar o novo pente 8GB 1600mhz com as 3x2GB 1333mhz.
2- Usar somente o pente novo.

Entendo que o clock do pente novo trabalharia a 1333mhz, mas é melhor 14GB a 1333mhz ou 8GB a 1600mhz?

Agradeço desde já pela ajuda, e aceito sugestões do que pode ser feito para manter meu computador a todo vapor.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chipsets antigos(como o seu p55) tem grandes chances de gerar incompatibilidade com memórias de alta  densidade(single sided ou chips em um só lado), Sugiro que use memórias que tenham chips nos dois lados ou veja os modelos testados pelo fabricante (lista QVL).

 

post-618173-0-33373000-1447682362.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz
Eu li que as Vengeance tem suporte para toda linha de i7.

Tô tendo dificuldades em saber se será compatível ou não. Antes de você falar, nem tinha passado pela minha cabeça, simplesmente vi que a placa tinha supp para até 16GB em 1600mhz (com overclock).

E não tô conseguindo achar a info se essas memórias são single ou double sided.

adicionado 7 minutos depois

Achei uma página no NewEgg, da memória que comprei, onde o cara tem a mesma MOBO que eu e pergunta se a RAM é compatível com a placa. O adm responde que sim, mas não deixa muito claro.

Não consigo achar essa informação dos chips. Alguém pode ajudar?

adicionado 16 minutos depois

@ApoloBrz
Apolo, obrigado pela dica.
No QVL da minha placa, verifiquei que ela possui suporte para DIMMs ambos single ou double sided. E que eu posso tranquilamente utilizar 2 pentes a 1600mhz, desde que seja 1 DIMM por canal. 
Isso significa que cada canal suporta o máximo de 1 pente de 1600mhz, no caso, 2x8GB 1600mhz em dual channel é o maior potencial possível que posso atingir com essa MOBO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...