Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alex Borges da Silva

Conexão e transformação de energia entre uma porta usb e pilhas aaa

Recommended Posts

Estou realizando um projeto para uma matéria da universidade, e estou em um impasse, onde eu necessito criar um sistema que ao mesmo tempo que compacto seja eficaz para linkar e transmitir energia de -preferencialmente uma, mas caso impossível duas- pilhas AAA para um conector USB, isso será implementado em um sistema para um carregador de celulares. Existe um tópico que possui um questionamento similar ao meu, porém o sistema NÃO pode ser feito com fita isolante(vide como o outro) ele deve ter uma conexão PERMANENTE onde as pilhas possam ser trocadas, sendo que o outro era uma conexão não permanente, uma vez que quando as pilhas necessitassem de uma troca a fita isolante deveria ser trocada.

Exemplo da ideia com uma bateria de 9v:

Criando a conexão https://youtu.be/TExXyea5Jpc?t=64 (1:04)

Utilizando a conexão https://youtu.be/TExXyea5Jpc?t=171 (2:50)

Créditos do Vídeo - 

How to make a Portable USB cell-phone charger

Canal - Roman UrsuHack

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso que para 1xAAA não vale a pena por causa da baixa capacidade, elas tem em média 1000 mAh (Considerando Alcalina ou Recarregável), então você tem cerca de 1,5w, a maioria dos celulares precisa de no mínimo 500 mAh para iniciar a carga via USB.

Como a tensão é baixa, você deve ter uma baixa eficiência também.

Se ainda desejar seguir, procure por uma placa de Step-Up para aumentar a tensão, geralmente oferecem maior eficiência do que outras opções.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@dwatashi

19 horas atrás, dwatashi disse:

Penso que para 1xAAA não vale a pena por causa da baixa capacidade, elas tem em média 1000 mAh (Considerando Alcalina ou Recarregável), então você tem cerca de 1,5w, a maioria dos celulares precisa de no mínimo 500 mAh para iniciar a carga via USB.

Como a tensão é baixa, você deve ter uma baixa eficiência também.

Se ainda desejar seguir, procure por uma placa de Step-Up para aumentar a tensão, geralmente oferecem maior eficiência do que outras opções.

Obrigado pela colocação, no projeto, dependendo do tamanho do conversor q vou utilizar vou poder por mais de uma pilha dentro do carregado, criando um sistema, então realmente uma única pilha pode ser algo inapropriado, porém um setup de 2 ou 3 funcionaria, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais