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Flavia Dutra

Boletim 1.532 – 15/07/2016

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Boletim do Clube do Hardware | www.clubedohardware.com.br

Boletim 1.532 – 15/07/2016

Editado por Flavia Dutra

boletim@clubedohardware.com.br

Proibido Copiar ou Republicar - www.clubedohardware.com.br/pagina/legal

 

Índice

1. Estude no Instituto Nacional de Telecomunicações

2. Nova versão mais em conta do livro "Redes de Computadores", de Gabriel Torres

3. Artigos da semana

4. Estudo revela que 73% dos brasileiros usam smartphones para jogar

5. Empresa Magic Leap cria tecnologia de realidade virtual mista

6. Cientistas criam disco rígido com camada externa para torná-lo mais preciso

7. NBC Universal registra patente de tecnologia que rastreia e bloqueia pirataria

8. LG deve inserir as novas telas POLED em smartphones, automóveis e dispositivos vestíveis

 

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1. Estude no Instituto Nacional de Telecomunicações

 

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2. Nova versão mais em conta do livro "Redes de Computadores", de Gabriel Torres

 

Acabamos de lançar uma nova versão, mais em conta, do livro "Redes de Computadores", de Gabriel Torres. O conteúdo é o mesmo da 2ª edição (capa dourada), porém com tamanho físico reduzido para diminuição do preço final. Leitores do Clube do Hardware podem adquirir este livro por apenas R$ 99, usando o cupom "CDH45" (válido até 18/07/2016) na hora de efetuar a compra através do link abaixo:

 

http://loja.editoranovaterra.com.br/livro-redes-de

 

Para informações mais completas sobre esta nova edição, assista ao vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=JlbOaTADSDc

 

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3. Artigos da semana

 

Tabela comparativa dos chips GeForce da NVIDIA (desktop)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tabela-comparativa-dos-chips-geforce-da-nvidia-desktop/519

 

Rádio CdH – Programa 051

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/radio-cdh-programa-051/3250

 

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4. Estudo revela que 73% dos brasileiros usam smartphones para jogar

 

De acordo com o estudo “Global Mobile Gamer Study”, realizado pela consultoria TNS por solicitação do Facebook, 43% das pessoas maiores de 18 anos jogam em smartphones ou tablets.

 

A pesquisa mostra que 71% dos entrevistados em todo o mundo jogam em smartphones; 64% em computadores; 34% nos tablets; e 26% em consoles.

 

Além disso, 45% dos jogadores de smartphone jogam enquanto esperam algum tipo de atendimento; 44% durante o uso de transporte coletivo ou durante viagens; e 21% jogam no trabalho.

 

O estudo indica ainda que o horário preferido dessas pessoas para jogar é das 17 às 20 horas e que 90% delas compram jogos móveis para a família, como títulos educativos que podem ser utilizados por crianças.

 

No Brasil, 73% dos jogadores usam smartphones; 71% jogam nos computadores; 36% utilizam tablets; e 30%, consoles. Já 45% dos brasileiros afirmaram que jogam enquanto estão a caminho de algum lugar; 33% enquanto esperam algo; e 24% comentaram jogar no trabalho.

 

A pesquisa também descobriu que os jogos favoritos de 65% das brasileiras no celular são os de estratégia, seguidos pelos de ação, com 55% e os sociais, com 47%. O público masculino demonstrou preferência por jogos de ação, com 65%, de estratégia, com 51%, e esportes, com 51%.

 

O estudo da TNS foi feito em 12 países, incluindo o Brasil, no período de junho de 2015 a março de 2016.

 

Há previsão de que o setor de jogos eletrônicos mundial termine o ano de 2016 com rendimentos de US$ 100 bilhões, sendo US$ 1 bilhão referente ao mercado brasileiro.

 

Mais informações:

http://bit.ly/29C2ofl

 

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5. Empresa Magic Leap cria tecnologia de realidade virtual mista 

 

Segundo Rony Abovitz, presidente–executivo da Magic Leap, a empresa contratou mais de 600 trabalhadores para iniciar a produção dos primeiros produtos de realidade virtual mista. 

 

A realidade virtual mista é uma tecnologia que permite a integração de imagens geradas por computador com as do mundo real, em três dimensões.

 

Ainda conforme informações de Abovitz, a companhia está trabalhando com diversos desenvolvedores externos e abrirá seu laboratório em São Francisco, na Califórnia.

 

O presidente-executivo concluiu dizendo que os produtos serão lançados em breve, porém sem especificar uma data.

 

A Magic Leap recebeu investimento de mais de US$ 1,4 bilhão de empresas como Google e Alibaba.

 

Mais informações:

http://reut.rs/29C46xk

 

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6. Cientistas criam disco rígido com camada externa para torná-lo mais preciso

 

O professor Kheong Sann Chan e sua equipe de cientistas do Instituto A*Star, de Singapura, descobriram que a alteração do processamento de sinais e empilhamento de camadas magnéticas dos discos rígidos tradicionais torna-os mais confiáveis e aumentam sua capacidade.

 

Atualmente, os dados são gravados em trilhas minúsculas posicionadas em pratos magnéticos superpostos girando em alta velocidade. Cada vez que um dado é lido ou escrito, microcomponentes chamados raios-servo posicionam o leitor no centro da trilha, evitando perda durante a atividade. No entanto, esses microcomponentes ocupam espaço e aumentam a chance de erros. 

 

Diante disso, os cientistas criaram uma camada extra para o disco rígido, que contém todas as informações necessárias para que ele aja diretamente sobre os discos magnéticos que armazenam os dados. Com isso, a agulha pode ler ou escrever dados continuamente e de forma mais precisa. 

 

Até o momento, nenhum dispositivo com a novidade foi anunciado ou lançado.

 

A primeira documentação a respeito da descoberta foi publicada em setembro de 2015.

 

Mais informações:

http://bit.ly/29MqhyD

 

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7. NBC Universal registra patente de tecnologia que rastreia e bloqueia pirataria 

 

O USPTO (United States Patent and Trademark Office) aprovou patente da NBC Universal referente a uma tecnologia que identifica grupos de usuários compartilhando conteúdos, obtém dados deles para enviar às autoridades e até mesmo bloqueia downloads em qualquer rede P2P.

 

Segundo os autores da patente, a infraestrutura P2P em geral é positiva, mas essa pirataria via redes peer-to-peer implica em perdas na ordem dos bilhões de dólares.

 

Com a ideia da patente, produtoras de conteúdo rastreariam redes de programas conhecidos, como BitTorrent, Vuze e uTorrent, e denunciar os envolvidos na disseminação de filmes, séries e músicas. As operadoras de internet poderiam também identificar o download do conteúdo ilegal e bloquear o acesso do cliente, atitude legal nos Estados Unidos.

 

A patente foi registrada há cerca de oito anos, mas a aprovação é recente.

 

Mais informações:

http://bit.ly/29W2de7

 

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8. LG deve inserir as novas telas POLED em smartphones, automóveis e dispositivos vestíveis

 

Estimativas indicam que a LG Display deve inserir telas POLED, que utiliza o plástico como substrato, em smartphones dobráveis, telas usadas em automóveis e outros dispositivos vestíveis, na sua fábrica de Gumi, na Coreia do Sul.

 

Rumores apontam que a LG deve fornecer telas para os carros da Audi, aparelhos da Apple e fabricantes chinesas de computadores.

 

Além disso, há expectativa de que a produção comece ainda em 2016 e os primeiros produtos com tela POLED sejam comercializados no primeiro semestre do ano de 2017.

 

A LG investiu US$ 1,5 trilhão desde julho de 2015 em telas OLED e POLED.

 

Mais informações:

http://zd.net/29BZh7d

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