Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pulso de ondas quadradas para o 4017, como fazer de maneira fácil?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Estou tentando adaptar um circuito de sequencial (bastante batido na internet), trata-se do sequencial de 10 leds usando o 4017,

podemos ver que o projeto (imagem anexa) usa um 555 para gerar o tal do "pulso de entrada"...

neste circuito eu cortei tudo que tem relação com o 555 deixando apenas o 4017, os leds e a alimentação.

e tentei aplicar o fio positivo no pino 14 para ver se dava o tal pulso para fazer o sequencial ir andando...

mas não deu muito certo...

estudando um pouco, imagino que pode ter acontecido duas coisas:

ou o pulso está sofrente repique, ou esta não é uma onda quadrada...

 

As opções que eu vi para gerar a tal da onda quadrada usam o 555... mas será que não tem nada mais simples?

é que quero fazer um projeto usando vários 4017, e se for usar um 555 para cada um (não serão em cascata) dai vai ficar uma placa muito grande...

 

alguém tem alguma outra ideia além do 555 (algo mais simples que não use CIs?

obrigado a todos.

pulsos para o 4017.jpg

sequencial 4017.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Estou tentando adaptar um circuito de sequencial (bastante batido na internet), trata-se do sequencial de 10 leds usando o 4017,

podemos ver que o projeto (imagem anexa) usa um 555 para gerar o tal do "pulso de entrada"...

neste circuito eu cortei tudo que tem relação com o 555 deixando apenas o 4017, os leds e a alimentação.

e tentei aplicar o fio positivo no pino 14 para ver se dava o tal pulso para fazer o sequencial ir andando...

mas não deu muito certo...

estudando um pouco, imagino que pode ter acontecido duas coisas:

ou o pulso está sofrente repique, ou esta não é uma onda quadrada...

 

As opções que eu vi para gerar a tal da onda quadrada usam o 555... mas será que não tem nada mais simples?

é que quero fazer um projeto usando vários 4017, e se for usar um 555 para cada um (não serão em cascata) dai vai ficar uma placa muito grande...

 

alguém tem alguma outra ideia além do 555 (algo mais simples que não use CIs?

obrigado a todos.

 

 

Use o 40106 para fazer 6 osciladores independentes com um só CI

40106-hex-oscillator-schematic.png?w=500

 

Para aplicar um pulso de +Vcc no pino 14 do 4017, para agir como clock, há que colocar um resistor desse pino a massa e algumas vezes é necessário que se faça o "debouncing" da entrada senão ele corre várias contagens (pelo repique do fio ao fazer contato)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, sou iniciante, seu esquema parece bastante complexo.

(moro em uma cidade longe dos grandes centros) cada componente que desejo tenho que esperar no mínimo 10 dias para chegar através do merc. livre, ou quando tenho oportunidade de viajar para a cidade mais próxima...

por isso tenho que usar os componentes que tenho aqui... ( no momento tenho os 4017)

eu achei um esquema na internet (foto anexa) seria mais ou menos isso que você propõe?

 

o que é esse "debouncing" e como evita-lo?

 

(a imagem que anexei agora é exatamente o que estou querendo "um pushbutton para controlar o andamento dos LEDs, mas como ainda não montei não sei se funcionará)

obrigado.

4017 Sequencer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dê uma olhada ai:

http://www.labbookpages.co.uk/electronics/debounce.html

 

O Bouncing ou repicar de uma chave faz com que uma entrada de clock em um contador possa "sentir" como se fossem vários pulsos ao se pressionar uma chave.

Quando se aplica esse clock a uma entrada de um microcontrolador basta ler o status dessa chave dentro de um loop até sentir uma variação consistente para validar como um pulso de clock. 

Quando se tem o clock aplicado a algum hardware sem chance de checar o estado da chave a solução para o "debouncing" passa pelo uso de resistores diodos e capacitores na tentativa de integrar e bem ler essa entrada..

Se pesquisares por "repicar da chave", por "debouncing" ou por "bouncing" vais ter inúmeras sugestões de como fazer essa função de "limpar" a informação da chave...

 

Em sua próxima encomenda inclua um par de 4093 e/ou 40106 na encomenda pois eles são extremamente úteis e tem entradas do tipo schmitt trigger permitindo desde de deboucing e osciladores muito simples, com dois componentes além da porta em sí. Esse não pode faltar..

http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-cd40106-p-960.html

http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-cd4093-hcf4093bey-p-621.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pelas dicas pessoal, vou tentar realizar as orientações...

 

só mais uma dúvida... como vocês sabem, este sequencial de 10 leds com o 4017 é bem batido, e nas versões apresentadas eu tenho visto umas que colocam um resistor para cada led, e outras que tem apenas um resistor para os 10 leds (já que vão todos no negativo comum) qual é o correto? ou tanto faz?

em outros posts tenho visto o pessoal dizendo que esta forma está errada, e que o resistor deve ir no positivo do led...

isso faz algum sentido? muda alguma coisa?

obrigado novamente pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

O contador avança um pulso positivo que deverá fazer acender um led. Esse led terá de ter um caminho para o comum ou terra da fonte e esse terra deve ter um resistor limitador. Ter um resistor para cada led é meio burro. Coloque um só resistor na união de todos os leds e que vai a massa. De qualquer modo o CI somente irá colocar em +Vcc um só pino de saída por vez...

Desde o ponto de vista dos resistores do led:

Isso é meio burro:

LED-Sequencer-using-4017.jpg

 

Desde o ponto de vista dos resistores do led:

Isso pode e deve ser usado:

Screenshot_5.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais uma vez obrigado pelas orientações pessoal.

adicionado 11 minutos depois
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Se quer que um botão acione o 4017, nesse último esquema que você postou troque o resistor de 10k por 1k e coloque um capacitor de 4,7uF em paralelo com ele e alimente com 5 ou 6V.

 

acabei de montar no protoboard, e funcionou perfeitamente...

obrigado pessoal. podem trancar o tópico se desejarem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...