Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gustavo Picado

Problema em "desparticionar" o hd

Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

Sei que o assunto pode ser um pouco batido, mas fiz buscas no fórum e não encontrei nenhuma solução para o meu caso específico. Estou tendo esse problema desde o começo do ano e nunca consigo arrumar.

 

Estou com dois discos: o C: e o D:.

O C: tem 29,8 GB e o D: tem 297 GB. O SO foi instalado no C:, e ele está sempre com pouquíssimo espaço. Algumas vezes cheguei a ter apenas alguns KBytes nele só, e aí não consigo muitas vezes nem abrir imagens, instalar alguns programas e outros problemas. Faço sempre limpezas excluindo tudo o que dá para excluir mas ele sempre volta a lotar. Meu objetivo é unir esses dois volumes em um só.

 

Pelo método clássico de ir no gerenciamento de disco e clicar em excluir volume (tentei excluir o D: para tentar aumentar o C:, já que nele que estava o SO) não dá certo, porque o botão não é clicável, como mostra a imagem do gerenciamento de disco.

 

Gostaria de saber, por favor, como proceder para conseguir unir as duas unidades de volume em uma só, porque isso vem me causando problemas há um bom tempo.

 

Muito obrigado a todos que ajudarem, e se precisarem de maiores explicações sobre o problema por favor perguntem.

 

 

 

imagem2.png

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendaria você mudar a letra do HD e desativa -lo tenta entrar em mode de segurança ou retire o HD coloque em outra máquina, e formate o volume, no entanto depois de tudo isso devolva para sua máquina e ative o volume novamente no Gerenciamento.!

  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Gustavo Picado.

 

Antes de mais nada, faça backup de seus arquivos, caso qualquer procedimento dê errado você não perderá seus arquivos.

 

Você já tentou diminuir o tamanho da particão D: e aumentar C:? Outra opção seria formatar usando o live CD do Ubuntu, use-o somente para fazer a partição. Há outros programas de gerenciamento que você pode encontrar na internet, talvez um deles possa resolver seu problema.

 

Depois poste aí o que você fez.

 

Abraço.

Editado por LuftVanship_WD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Picado

 

Isso é muito fácil de fazer usando o Gparted do Linux ou o Parted Magic. Neste mês eu exclui e redimensionei as partições em meu HD sem perder nada do C ( fiz isso umas duas vezes ).

 

O Parted Magic você baixa a ISO dele e a instala em um CD. Depois é só dar o boot por ele. Nele vem o Gparted que é o particionador do Linux gratuito.

 

Você também encontra o Gparted em várias distros Linux como Ubuntu, Mint, Kubuntu etc e pode usar elas como simples live-DVD sem instalar no disco ( apenas carrega o sistema no boot na memória ).

.

Editado por Henrique - RJ
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que se apresenta o sistema possui arquivos vinculados entre as duas partições.....

 

Editado por Manjaro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que responderam!

 

Uma pergunta geral: não tem problema o D: ter arquivos de paginação na hora de desparticionar?

 

Respondendo o xaviersouza, eu gostaria de não mexer em nenhuma parte física do PC. Não tenho prática com isso, e pra piorar é um notebook... Será que há outro jeito mais simples?

 

Respondendo o LuftVanship_WD: então, consegui reduzir volume do D:, porém não consegui usar a memória não alocada resultante para expandir o C:. Li que para expandir um volume a memória não alocada deve estar ao lado do volume, e como mostra no print, os volumes C: e D: não estão nem na mesma "linha" para alguma coisa poder ficar do lado da outra... Não sei se expliquei bem, mas pelo que entendi isso que me impediu de expandir o C:. Se tiver outro jeito de fazer isso, considero uma solução!

 

Ao Henrique - RJ: eu tenho o Windows instalado. Será que consigo usar esse Parted Magic mesmo meu SO sendo Windows?

Se sim, você poderia me explicar melhor, ou após baixar a ISO e rodando no Daemon Tools já fica tudo bem intuitivo?

 

Ao Manjaro: não entendi muito bem o que você quis dizer... Mas isso é alguma espécie de impedimento ao que pretendo fazer?

 

 

Mais uma vez, agradeço a todos que estão ajudando!

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Picado

 

O GParted pode ser usado para partições do Windows também mas parece que essas partições têm alguma ligação umas com as outras como quis dizer o @Manjaro e nesse caso fica arriscado modificar alguma sem prejudicar a outra.

 

Precisaria saber que sistemas exatamente estão instalados em cada uma dessas partições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá  Gustavo Picado.

 

Interessante que o seu HD apareça desta forma. Como é um HD apenas, as partições deveriam estar na mesma linha. Mas no gerenciador de disco é como se você tivesse dois HDs separados. 

 

Como D: tem arquivos de paginação, talvez esta seja a causa de não se poder deletá-la.

 

Se as idéias dos colegas não derem certo, acho que o melhor seria fazer um "Low Level Format" e reinstalar tudo, pois aparentemente o SO está usando as duas partições de forma que é difícil de reunir as mesmas novamente.

 

Depois poste aqui o que você fez.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso está confuso.

 

Parece que são dois HDs sendo que um é de apenas 30 GB e desse tamanho só os antigos IDE ou então é um SATA de maior capacidade mas possui partição de outro sistema como o Linux que o Windows não enxerga e outra possibilidade é que tenha uma área de proteção muito grande ( HPA ) precisando ser desfeita.

 

Outro absurdo é que tem quase 300 GB de memória em disco ou swap o que é um grande desperdício de espaço no HD zero.

 

O melhor é salvar os arquivos pessoais, excluir todas as partições e reinstalar o sistema no disco zero que irá recriar duas partições, uma de inicialização e a outra de sistema.

 

O HD um pode ficar para guardar arquivos mas antes talvez tenha que desfazer o HPA ( host protect area ) ou então excluir as partições Linux se for o caso com o GParted ( o disco 1 ficará apenas com uma partição em NTFS para guardar arquivos ).

 

É pra ver como rende trabalho esse caso.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×