Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apostilas de c e c++


Posts recomendados

Olá boa noite,

 

Venho pedir ajuda de vocês, pois, estou com uma apostila que se chama Bíblia do Programador C/C++, do Jamsa, e assim é uma apostila ótima não tenho do que reclamar, mas, alguns exemplos de programas não funcionam devido a falta de algumas bibliotecas uso o Ubuntu 16.04 LTS, alguns exemplos de programas funcionam mais outros não funcionam devido a falta dessas malditas bibliotecas que são: conio.h e windows.h. Obs: a biblioteca conio.h se chama gconio.h no ubuntu mais mesmo assim não funciona.

 

tenho outra apostila também que se chama C Completo e Total, essa apostila é boa pra quem está aprendendo a programar em C?

 

tenho também as apostilas: Como Programar em C deitel, Programando em C Marcos Laureano, e Linguagem C luiz damas

 

qual dessas apostilas é boa para um iniciante como eu?

 

obrigado pela ajuda, desculpem se não procurei essa pergunta aqui no fórum.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom é que eu estou lendo a apostila Biblia do Programador C/C++ do Jamsa, e estou seguindo todos os exemplos dos programas que são feitos lá, e lá ele coloca em um dos exemplos o conio.h mas no linux não funciona então busquei no /usr/include e nesse diretorio consta o gconio.h e então mudei de conio.h para gconio.h mas mesmo assim não funciona, lembrando que são programas exemplos que só é para mostrar o que ele explica,caso alguem tenho essa apostila a parte que estou lendo é: Pág. 78: 123 Repetindo um ou mais comandos usando um laço while.

 

ainda estou estudando linguagem C e quando eu parei nessa parte da apostila e o programa exemplo não funcionou entrei em desespero achando que o meu sistema não tinha todas as bibliotecas instaladas

 

o programa exemplo é assim

 

#include <stdio.h>

#include <ctype.h>

#include <conio.h>

 

void main(void)

{

        char letra;   // Letra digitada pelo usuário

       

        printf("Quer continuar? (S/N);

 

        letra = getch();   // Lê a letra

        letra = toupper(letra);  // Converte a letra para maiúscula

 

        while ((letra != 'S') && (letra != 'N'))

           {

                  putch(7);   // Soa o alto-falante

                  letra = getch();  // Lê a letra

                  letra = toupper(letra);  // Converte a letra para maiúscula

            }

 

     printf("\nSua resposta foi %c\n", letra);

}

 

isso que o programa exemplo da apostila mostra, e eu digitei tudo isso e no final deu erro no arquivo conio.h, como estou aprendendo a linguagem C achei que eu tivesse errado em alguma parte então redigitei mais dava o mesmo erro, então eu vasculhei os arquivos do meu linux e constei que esse arquivo não vem no ubuntu

 

Desculpem se estou sendo meio chato nisso.

 

Que tipo de bibliotecas eu posso usar nos meus programas no linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não essas bibliotecas.. nem se estiver no windows. você deveria usar bibliotecas que façam parte do C padrão, assim você evita esses tipos de problema.
A biblioteca conio.h é de propriedade de Borland, ela não é padrão, e por isso não funciona em Linux, e nunca funcionará. Igualmente windows.h faz parte de sistemas operativos windows, não vai funcionar em Linux. porém sempre existe uma alternativa, por exemplo getch você pode usar getchar que é padrão, vai funcionar tanto em win como em linux, a função putch também não é padrão, use putchar no seu lugar.

Para chamar a system você pode usar stdio.h, tipo system("pause");,
Esqueça de usar funçoes idiotas como gotoxy, color, etc, só servem para fazer um programa mais bonito em cmd. porém quem quer programar em cmd para sempre hoje em dia? O importante nu programa é você lograr que a entrada e a saída de dados sejam correta, que sejam mais bonitas ou mais feias é irrelevante, agora que seja funcional sim importa. A ideia é você dominar o C padrão para posteriormente você partir para o uso de alguma interface, por isso não acho essas coisas importantes. Isso sim... se tiver a oportunidade de provar sempre é bom, para saber como funcionam.

Sempre que uma biblioteca não funcionar faça o seguinte... abra google e escreva tipo "alternativa ao getch em linux linguagem C". Com isso deveria bastar para que google lhe de uma lista de fóruns e paginas com milhares de conselhos de pessoas que já passaram por isso, é muito mais produtivo que esperar a resposta em um fórum.

Sorte:rezando:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro... que nesse livro inclua coisas não padrão não quer dizer que o livro seja ruim, somente você terá que saber que em linux certas funções não funcionam, igualmente acontece com windows, certas coisas de linux no andam em win. O único que pode acontecer é que você ganhe mais experiência já que você saberá distinguir o que sim e o que não funciona em cada lado.

Eu não sou o mais recomendado para lhe indicar material de estudo pois eu aprendi a programar com livros em español, se souber español posso lhe indicar alguns materiais com os que aprendi, por outro lado se não souber acho que o melhor lugar seria usar o google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e outra dúvida que tenho.

 

Sei que cedo ou tarde vou ter que aprender também linguagem assembly para os meus programas que irei desenvolver, eu tenho interesse na área de sistema operacional não quero criar um, mas sim quero me juntar a uma comunidade de determinada distro linux para ajudar no desenvolvimento, tanto no código-fonte quanto nos programas. Aonde encontro apostilas boas para iniciantes em linguagem assembly??? quero me aprofundar mais e mais na área de programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...