Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nello Bianchi

Inversor rf para ponte h

Recommended Posts

Primeiramente,Bom dia a todos!

Acesso esse fórum a muitos e muitos anos. porém so fui me registrar agora, por conta da seguinte duvida.

Atualmente como Hobbies, tenho comprado alguns carrinhos de controle , e modificado (baterias, motor , aumentando um pouco a tensão etc..)

porém esbarrei em uma situação.

- Comprei um carrinho que nativamente era de 12v. Coloquei nele uma placa de 27mhz, 4canais , 7.2v. porém o mesmo não desenvolve muita velocidade. Gostaria de conseguir chegar com 12v no motor de tração. porém não posso passar essa tensão pelo circuito. Por conta de fritá-lo certo?

Estava pensando em usar uma ponte H de relay`s , ou seja: A placa aciona os relay´s e os relay´s acionam o motor.

Gostaria de saber como fazer um circuito , que quando :

sem DC = relays desligados

+ / - = relay 1 acionado

- / + = Relay 2 acionado

Não sei se seria possivel, porém aguardo a ajuda de vocês.

(segue em anexo uma imagem q achei de um tropico aqui do forum mesmo , n sei se serve. Mais acredito que seja algo similar.

imageproxy.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o circuito está correto. 

Deve alimentar os contatos do relé com a bateria de 12V e o receptor com 7V agora. 

Pode usar 2 baterias ou um regulador de tensão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigo , prefiro 2 baterias. Agora , se eu montar o circuito conforme a foto acima, e o D7 e D8 ter a alimentação em 7.2V , ira funcionar numa boa?

Eu so n entendi direito a ligação do BC584 e do 1n400x

O BC584 tem 3 pernas correto?

ja o 1n400x e um transistor de 2 pernas.

Não entendi direito a polaridade, e onde ligar exatamente esses 2 componentes

Mesmo assim ja agradeço e muita a ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Nello Bianchi disse:

Então amigo , prefiro 2 baterias. Agora , se eu montar o circuito conforme a foto acima, e o D7 e D8 ter a alimentação em 7.2V , ira funcionar numa boa?

Sim, eu também concordo em usar duas baterias, pois as vezes o motor ligado junto ao rádio controle causa interferências.

Vai depender dos relés usados, se usar reles de 12V (os mais comuns) vai ter que ligar junto com a bateria do motor.

1 hora atrás, Nello Bianchi disse:

Eu so n entendi direito a ligação do BC584 e do 1n400x

O BC584 tem 3 pernas correto?

ja o 1n400x e um transistor de 2 pernas.

Não entendi direito a polaridade, e onde ligar exatamente esses 2 componentes

Alguns relés vem com uma marcação identificando os pinos, outros não e podem ser identificados com testes em multímetro. Mas todos eles seguem um padrão.

Os mais comuns são esses:

ax1.jpg

Esse desenho mostra a disposição dos pinos:

rele00.gif

A expressão "1N400x", não existe. Ela só significa que você pode usar diodos do tipo 1N4001, 1N4002, 1N4004 e etc. Sendo o mais comum o 1N4007, mas qualquer um dos outros servem. Este componente serve para proteção para o transistor BC548.

O transistor as vezes nem precisa, já que a sua placa tem o driver direto para o motor. Pode ligar o relé direto lá.

Algumas modificações na placa tem de ser feitas as vezes, pois tem que desativar o circuito original que inverte a rotação do motor em 7,2V.

Tire algumas fotos de sua placa que eu mostro onde deve ligar os relés.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ja tiver os 12V disponíveis, penso que mais vale a pena manter os drivers (caso estes façam a função de ponte h). Apenas reduza pra 7.2 pra alimentar seu receptor

Além das fotos publique esquemas para evitar uso excessivo de chutes =´s ao supramencionado

Editado por Isadora Ferraz
complementos

Compartilhar este post

Link para o post

Bom a ideia e a seguinte, 

estou usando uma placa retirada de um carrinho quebrado , a mesma trabalha em 7.2v, (atualmente com 8.4v)

pretendo usar 2 relays para isolar a alimentação do motor, sendo assim podendo alimentar ele com outra fonte de energia, e fazer a inversão de rotação. 

O problema e que se ligo 2 relays na placa (usei relays de 5v e estava alimentando a placa com 5v) os relays acionam desordenada mente. A ideia e que quando eu inverter a polaridade nos relas ele acione um relay ou se eu inverter novamente ele acione o outro.

Gostaria de manter o circuito original, so fazer essa alteração, na saida do circuito para o motor de tração.

Esse FDS vou desmontar o carrinho novamente pois o mesmo e bem grande e da um bom trabalho, quando estiver de folga em casa desmonto e posto para vocês verem.

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, Nello Bianchi disse:

O problema e que se ligo 2 relays na placa (usei relays de 5v e estava alimentando a placa com 5v) os relays acionam desordenada mente. A ideia e que quando eu inverter a polaridade nos relas ele acione um relay ou se eu inverter novamente ele acione o outro.

Gostaria de manter o circuito original, so fazer essa alteração, na saida do circuito para o motor de tração.

Isso acontece porque está ligando o relé no circuito original que já inverte o motor, a placa tenta "inverter" os relés, mas como isso não existe vira bagunça.

Por isso tem que desativar o circuito original quando for ligar os relés.

O ideal seria alimentar o driver com 12V mesmo, interrompendo a placa e ligando a bateria nela. Assim não vai precisar dos relés, pois de todo jeito vai precisar mexer na placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Aeee achei exatamente o que eu queria fazer.

Segue o video que eu achei no youtube. E exatamente isso .

Vou tentar fazer isso ja que minha placa funciona com 5v mesmo , vou usar os relays de 5v.

quando testar aviso a vocês!

Obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais