Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AmarildoJr

RESOLVIDO Fx6300 - degradação por temperatura

Recommended Posts

Quanto tempo é "raspado" da vida util de um processador com temperaturas muito altas? Digo, é sabido que quanto mais quente um processador trabalha, menor é a vida útil dele, então gostaria de saber o tempo mínimo que o meu deva durar, e se temperaturas muito altas podem danificar a placa-mãe também.

Eu faço trabalhos em 3D, e renderizar é o que usa mais CPU. Alguns renders são rápidos, coisa de 20 minutos. Outros podem facilmente demorar de 8 a 14 horas, e as vezes são vários renders pra fazer um vídeo. No momento, com 8ºC de temperatura ambiente (fora de casa), o processador chega até 65ºC com 100% de uso.

Tenho que compilar meu Kernel 2x por semana, 30 minutos por vez. A temperatura nesse caso pode chegar até a 79/80ºC com facilidade, com a mesma temperatura ambiente.

Então o uso dele é grande e ele esquenta bastante.

Outra coisa. Há sintomas visíveis na degradação, como perda de desempenho? Ou ele simplesmente "morre" mais cedo?
Qual dano pode ocorrer na placa-mãe (sendo realista)?

Citação

fam15h_power-pci-00c4
Adapter: PCI adapter
power1:       94.46 W  (crit =  94.99 W)

k10temp-pci-00c3
Adapter: PCI adapter
temp1:        +65.5°C  (high = +70.0°C)
                       (crit = +80.0°C, hyst = +77.0°C)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há tempos atrás quando usava mais intensamente o linux e compilava kernels também, havia a possibilidade de fixar o clock a fim de evitar o aumento de temperatura (eu fazia isso em um k8)

http://products.amd.com/en-us/search/CPU/AMD-FX-Series/AMD-FX-6-Core-Black-Edition/FX-6300/136

O máximo que esse processador suporta é 70 graus acima disso é diminuição do seu tempo de vida.

Me lembrei do nome do pacote :eek:

https://wiki.archlinux.org/index.php/CPU_frequency_scaling_(Português)

https://wiki.debian.org/HowTo/CpuFrequencyScaling

Nos casos que você sabe que vai passar de 60 graus você pode alterar o "governor" e colocar um clock menor.

Espero que ajude.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Hqxriven Tinha até me esquecido disso pois meu processador antigo trabalhava sempre na frequência máxima hehehehe. Uma pena que vai demorar mais pra compilar. Ou baixo a frequência, ou baixo o número de núcleos usados pra compilar.

Mas no caso do Blender, não tenho escolha. Eu já não estou usando a GPU pra renderizar pois ainda não há uma implementação do OpenCL (que funcione) pros drivers OpenSource, então já perco muito tempo renderizando (com a GPU leva metade do tempo do que o processador). Se eu baixar a frequência vou perder mais tempo ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra possibilidade é caso você use um cooler box, comprar um que abaixe bastante a temperatura pra não ter que se preocupar tanto com isso.

Eu geralmente deixava o meu clock no ondemand e quando ia compilar baixava o clock para não ter que me preocupar com aquecimento (naquela máquina não dava nem pra trocar hd).

Compartilhar este post

Link para o post

Use o AMD Overdrive para ver as temperaturas, pois todos os programas de análise não recebem suporte da AMD e indicam temperaturas erradas por uma boa margem. Ou então você precisa aprender a fazer a conversão do "bug da AMD". 

Recomendo levar isso a sério, pois se você usa a CPU em carga dessa forma, a temperatura se torna um fator de risco. No AMD Overdrive tem um limite que vai ficando vermelho. Se passar do limite, tome precauções.

Como você faz operações pesadas, o recomendado é comprar um CPU cooler. Não tem por que capar a CPU. Se a grana estiver curta, vai juntando um pouco aqui, um pouco ali, e até dezembro você compra um cooler melhor para poder trabalhar direito, porque se está assim com 8ºC de temperatura ambiente, com bug da AMD e tudo, no verão a chapa vai esquentar.

Os chips da AMD são mais sensíveis à temperatura, mas de forma geral a tensão (para os overclockers) é muito mais perigosa. Uma tensão exagerada pode comprometer o chip em questão de dias. Já vi site de review 'gastar' o chip em 48h e ter que baixar o clock.

Temperatura já é menos perigoso. A CPU vai fazer o throttling, o micro desliga, etc. É só manter no limite do AMD Overdrive, de preferência com uma margem.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa 1.26v, com 4.1 GHz estáveis.

Não posso usar o AMDOverDrive pois ainda seguro firme na minha política de não usar software proprietário. Se fosse usar o OverDrive eu já pularia para o Catalyst/FGLRX, cortando a necessidade de cooler para o processador pois poderia renderizar pela GPU.

Sem falar que esse programa marca a temperatura errada. Em Idle ele dizia estar a 65 graus, o que é ridículo hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Hqxriven disse:

Já tem AMD Overdrive pra linux :eek:

Nem vi imagens na net, bem tudo é possível.

Não sabia. Está usando Linux @AmarildoJr ? (muita gente usa o dual boot)

5 minutos atrás, AmarildoJr disse:

@Contiusa 1.26v, com 4.1 GHz estáveis.

Não posso usar o AMDOverDrive pois ainda seguro firme na minha política de não usar software proprietário. Se fosse usar o OverDrive eu já pularia para o Catalyst/FGLRX, cortando a necessidade de cooler para o processador pois poderia renderizar pela GPU.

Alguma coisa você precisa fazer, pois a diferença apontada pelos programas de análise costuma ser grande, na casa dos 10ºC. É a diferença entre cozinhar ou não a sua CPU em banho-maria.

Tem AIDA64 para Linux? 

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Contiusa disse:

Está usando Linux @AmarildoJr ? (muita gente usa o dual boot)

Sim, só Linux.

agora, Contiusa disse:

Alguma coisa você precisa fazer, pois a diferença apontada pelos programas de análise costuma ser grande, na casa dos 10ºC. É a diferença entre cozinhar ou não a sua CPU em banho-maria.

Tem AIDA64 para Linux? 

Não sei. Mas também é proprietário :P Eu uso o lm-sensors mesmo, que sempre deu o mesmo resultado que o AIDA64 no Windows, que o HWINFO, etc. Todos concordam, menos o OVerDrive hehehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
agora, AmarildoJr disse:

Não sei. Mas também é proprietário :P Eu uso o lm-sensors mesmo, que sempre deu o mesmo resultado que o AIDA64 no Windows, que o HWINFO, etc. Todos concordam, menos o OVerDrive hehehehehehe

Então, você precisa usar o AMD Overdrive e o AIDA64 pelo menos uma vez para descobrir a diferença. Depois você faz a conversão sempre de cabeça e pode deletar esses programas.

Baixe o AMD Overdrive e o AIDA64 (use o free trial).

Vá no AIDA64 em placa-mãe / CPUID e anote o valor do tCTLMax.

Esse tCTLMax é o limite mostrado no AMD Overdrive para a sua CPU. Esse valor não é fixo. Varia de placa-mãe, então você precisa do AIDA64 para encontrá-lo. 

Sabendo esse valor, que é o limite do AMD Overdrive, é simples.

Vamos dizer, hipoteticamente, que o seu tCTLMax é 80ºC. você vê lá e o AMD Overdrive indica (por exemplo) 15ºC até o limite, a CPU está a 65ºC, correto?

Sabendo disso, abra o programa que você usa para ver a temperatura e veja a diferença de um para o outro. Se você sabe que a sua CPU está a 65ºC e o programa indica 75ºC ou 55ºC, você sabe que ela está 10ºC descalibrada para cima ou para baixo. Essa "descalibração" é constante. Então a partir daí você sabe que o programa indica uma temperatura X acima ou abaixo.

Aí você pode deletar o AMD Overdrive e o AIDA64 e nunca mais usá-los. Pode até dar a sorte de a sua placa-mãe estar com a conversão correta, mas, em geral, todo mundo que tem FX da AMD está lendo errado a temperatura nos programas de análise.

adicionado 11 minutos depois

EDIT: o HWmonitor tem um dos valores TMPIN que indica a temperatura correta da CPU. Na minha placa-mãe é o TMPIN1, mas pode variar de fabricante. Eu sei que o meu tCTLMax é 80ºC e, comparando o AMD Overdrive com o HWmonitor e o TMPIN1, eu sei que o valor está correto. 

Esse TMPIN do HWmonitor foi uma dica de um representante da AMD. Se você comparar os programas e encontrar o TMPIN certo, você pode comparar com os sensores de outros programas para descobrir qual está indicando a temperatura certa.

Como nota, os programas de análise indicam a temperatura do meu FX-6300 10ºC abaixo do real.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, resolvi usar o driver proprietário já que estou desempregado e não posso comprar um cooler :( Pelo menos agora a CPU fica a 26 graus enquanto renderiza, e a GPU não passa dos 55. Se eu aumentar a velocidade de rotação dos fans ela abaixa para 40ºC.

Screenshot_20160810_021804.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa e @AmarildoJr amigos, o Speedfan marca a mesma temperatura que o TMPIN do HWmonitor. Eu uso ele em um fx6300.

@Contiusa então a "Margem Térmica" amostrada no Amd Overdrive seria o qto falta para atingir a temperatura maxima do tCTLMax da cpu??

@AmarildoJr amigo, espero que as coisas melhorem, pois o ideal para voce que tem um uso pesado é trocar o cooler mesmo. O colega Contiusa fez um otimo trabalho, recente, sobre cpu cooler. E eu cheguei a comentar com ele que alguns cooler da marca DeepCool tem um otimo desempenho (por um preco bom).

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, drcyberjr disse:

amigos, o Speedfan marca a mesma temperatura que o TMPIN do HWmonitor. Eu uso ele em um fx6300.

Eu instalei o Speedfan e ele apresenta as temperaturas dos meus três TMPINs, só que você precisa descobrir qual valor é o da CPU, porque no meu FX eles são próximos, e um deles é igual ao valor errado do HWmonitor. Então só mesmo descobrindo o tCTLMax da sua placa-mãe e fazendo a conversão com o AMD Overdrive para descobrir qual é o valor correto. O meu TMPIN da CPU é o #1, o segundo valor do Speedfan de cima para baixo. Entende a bagunça? Eu imaginaria que seria o primeiro.

1 hora atrás, drcyberjr disse:

então a "Margem Térmica" amostrada no Amd Overdrive seria o qto falta para atingir a temperatura maxima do tCTLMax da cpu??

Teoricamente sim, mas esse tCTLMax é a margem do sensor da placa-mãe, que varia de fabricante. Todo usuário precisa fazer a conversão para descobrir o valor correto. Por isso, quando a pessoa fala "não passa de 55ºC", ela não quer dizer nada. Ela podia dizer "não passa de 85ºC" que seria a mesma coisa, pois pode ser 45, 55, 65, 75... Se for para cima, ela estará cozinhando a CPU dela sem saber.

Como nota, a minha CPU em repouso não muda muito dela em carga no OCCT. Variação de 5ºC... Ontem eu troquei dois fans que estavam no molex da fonte e coloquei nos conectores da placa-mãe. Por algum motivo o valor package, que antes indicava sempre abaixo da temperatura ambiente (uma impossibilidade), agora fica na casa dos 33ºC. Se eu começar o teste de estresse do OCCT ela vai para 39-40ºC.

Ou seja, a AMD e o setor de suporte dela é muito comédia.

Compartilhar este post

Link para o post
28 minutos atrás, drcyberjr disse:

amigo, espero que as coisas melhorem, pois o ideal para voce que tem um uso pesado é trocar o cooler mesmo

Agora não importa mais ;) Já instalei o driver proprietário e consigo renderizar com a GPU. Mas obrigado mesmo assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais