Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU 1070 não é reconhecida pela motherboard


Posts recomendados

Bom dia amigos, francamente não sei mais o que fazer.

Comprei uma Gigabyte GeForce GTX 1070 G1 Gaming, chegou, pluguei no meu pc no slot pci express 3.0 e não da video, na verdade a placa apita como se não tivesse nenhuma gpu instalada.

Meu pc é um Core I5 2500k, cooler venom, 16gb(12gb corsair e 4gb kingston) e a mobo é uma ASUS P8Z77V-LX, fonte Corsair TX650.

a gpu antiga era uma gtx 760 e funcionava numa boa sem problemas.

Testei a 1070 em outros computadores e funcionou numa boa sem nenhum problema ou intermitência.
O mais engraçado é que quando ponho a 1070 no slot pci express preto de baixo, ela reconhece normal e funciona normalmente sem nenhum tipo de problema ou intermitência, até joguei ontem por 1 hora sem nenhum tipo de problema.

Outro problema que apareceu de repente foi que não consigo mais fazer overclock no CPU, os multiplicadores simplesmente sumiram, em relação as memórias, a placa-mãe reconhece os 4 pentes, descreve todas as informações na BIOS mas só lê 8GB, o windows é a mesma coisa, só fica disponível 8GB e o AIDA64 identifica os 4 pentes encaixados.

Já testei um pente de memória de cada vez slot por slot e todos funcionaram sozinhos normalmente, já resetei a CMOS, já tirei a bateria e deixei por toda a tarde pra depois tentar novamente, já retirei o processador troquei pasta térmica, soprei toda a placa com jato forte de ar, já verifiquei os pinos do socket e não estão empenados ou sujos, já testei numa outra fonte da corsair TX950W e nada, o mesmo problema de não reconhecer a GPU no PCI Express 3.0 e não reconhecer os 16gb de memória, já fiz o update da BIOS da placa-mãe e nada, já testei uns 20 tipos de BIOS diferente e nao reconhece os 16GB de memória nem a GTX1070 no slot azul.

Uma observação: Antes a GTX 760 funcionava a PCI Express 2.0 X4, a 1070 mesmo no outro slot funciona da mesma maneira, PCI Express 2.0 x4, dados do GPU test.

Francamente não sei mais o que fazer, estou prestes a comprar uma placa 1150 e um Core I5 4570s pra poder usar e encostar nessa do 2500k. Não existe solução na internet em lugar algum. se alguém puder ajudar me avise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tiago Magnavita disse:

Comprei uma Gigabyte GeForce GTX 1070 G1 Gaming, chegou, pluguei no meu pc no slot pci express 3.0 e não da video, na verdade a placa apita como se não tivesse nenhuma gpu instalada.

Testei a 1070 em outros computadores e funcionou numa boa sem nenhum problema ou intermitência.
O mais engraçado é que quando ponho a 1070 no slot pci express preto de baixo, ela reconhece normal e funciona normalmente sem nenhum tipo de problema ou intermitência, até joguei ontem por 1 hora sem nenhum tipo de problema.

 

A mobo é uma ASUS P8Z77V-LX

 

Olá, você deve fazer uma atualização de bios na placa-mãe, esse é o procedimento básico que deve ser aplicado em um caso como o seu. Se você já atualizou desconsidere, se não o fez entre no site da Asus e baixe a última versão disponível para a sua placa-mãe, o último release é o 2501.

 

Entre no link abaixo, escolha o sistema operacional, por fim clique em Bios, baixe o arquivo mais recente.

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/P8Z77V_LX/HelpDesk_Download/

2nva1d0.png

 

 

OBS: Certifique-se que essa página corresponde ao modelo exato da sua placa-mãe, se você não souber como atualizar peça ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já atualizei a BIOS pra versão referida acima, não resolveu nenhum problema. o multiplicador para overclock sumiu as memorias so le 8GB mas reconhece 16GB e a GPU so é detectada no segundo slot PCI EXPRESS.

 

Não sei mais o que fazer.

 

Acho que vou comprar outra placa-mãe e um Core I5 4570s e usar no lugar do meu 2500k mesmo perdendo desempenho. nao acho em lugar nenhum placa igual a minha ou parecida pra vender hoje em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sugiro que você abra um ticket de atendimento no site da Asus relatando o problema simplificadamente, a Asus costuma prestar um bom suporte e algumas questões podem ser repassadas aos engenheiros da fabricante.

 

Em relação ao reconhecimento da capacidade real das memórias, você experimentou clicar no botão Mem OK localizado na placa-mãe? Aquele botão aciona parâmetros anti falhas com certas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, apertando aquele botao ela faz overclock automatico totalmente instavel as vezes inicia em 4.2ghz as vezes em 3.3 as vezes em 3.7, as memorias as vezes ligam com 1372mhz as vezes com 1333mhz as vezes 1444 mhz...é totalmente imprevisível. só serve pra ligar o pc mesmo nao ajuda em nada atualmente. Se eu setar o clock as mems em 1600 o pc nem liga mais.

 

Pelo visto não tem solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço humildemente que algum moderador fixe este tópico numa parte visível do fórum pois pode ajudar quem esta passando por este problema em Placas Mãe ASUS da série P8xxxx.

 

Depois de muito sondar e pesquisar na internet, levar a diversos técnicos e não ter solução finalmente consegui resolver sem a ajuda de ninguém exceto do incrível CodeRush, um técnico e programador fantástico do HardForum.

 

Toda BIOS tem um mecanismo ME que significa (Intel Management Engine) ele coordena a maioria das funções da motherboard e as vezes por algum motivo não conhecido ele se corrompe e torna a maioria dos componentes disfuncional,(Multiplicador para overclock sumir, não reconhecer memórias com clock acima de 1333, não reconhecer toda a ram instalada entre outros erros graves).

 

Os comandos que constam no site que descreverei abaixo demonstram passo a passo como apagar este trecho, reinstala-lo, em seguia fazer um backup completo da BIOS com o Novo ME instalado, em seguida é apagada completamente a BIOS e todo sem deixar nenhum vestígio(Passo extremamente perigoso e deve ser feito com cautela e de preferência com um no-break), após a formatação da BIOS é feita a reinstalação da mesma do zero com o novo ME instalado, isto pode fazer sumir o endereço MAC da placa-mãe, pode alterar o S/N registrado na ASUS devendo ser editado posteriormente caso seja necessário fazer RMA conforme O programador demonstra em seu site.

 

Após todo o procedimento provavelmente a BIOS volte ao normal e tudo volte a funcionar normalmente.

 

AVISO: DEVE SER TER UM CUIDADO ESPECIAL e verificar se a região da BIOS está trancada se estiver deve-se adotar um meio de destravá-la conforme o CodeRush descreve como faze-lo no site, se não for desbloqueada, não será possível restaurar ou reinstalar a BIOS e dara uma dor de cabeça danada, portanto cuidado!

 

Pessoal tenham cuidado com o procedimento pois pode fazer sua MOBO virar lixo e só poder ser ressuscitada por técnicos especializados neste tipo de reparo na qual é utilizado hardware específico.

 

segue link com as instruções de como resolvi meu problema e que com conhecimento e cuidado vocês resolverão o de vocês também.

 

*Créditos ao Coderush

 

https://hardforum.com/threads/tools-to-flash-and-recover-bios-on-asus-p8xxx-boards-fd44editor-ftk.1726429/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...