Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nosledarn

Ssd (windows) + raid 5 (programas) + backup

Recommended Posts

Boa tarde!!

Amigos, passei pelo problema de perder um HD de 500gb cheio de dados importantes (fotos, documentos e etc).. Minha esposa ficou uma “arara”, pior de tudo que eu tive bastante culpa, pois tinha 4 HD’s de 500gb + 1 HD de 1Tb e um SSD de 128gb para o sistema. Sempre fui muito bagunçado com meus arquivos, então tirando o SSD q é apenas para sistema e programas os outros HD’s tem de tudo e NUNCA fiz backup!! O máximo que fazia era monitorar a saúde dos HD’s pelo programa HD Sentinel.

Então para agora (depois de quase perder a mulher), resolvi organizar melhor meus arquivos.

Pensei em fazer o seguinte:

1) Continuar utilizando o SSD somente para o Windows e programas

2) Utilizar os 3 HD’s restantes de 500gb em RAID 5, nele colocar as pastas pessoais do windows (Imagens, Vídeos, Documentos e Músicas).

3) Utilizar o HD de 1Tb para backup e demais “lixo”, com o backup do Windows 10 ativado.

Pensei no RAID 5 com os 3HD’s de 500gb porque assim teria uma performance melhorada no acesso desses arquivos e ainda um pouco de segurança sem perder tanto espaço (ficaria com 1tb) e aliado a isso teria o HD de 1tb como backup.

Queria saber se minha ideia é válida, ou utilizar de outra forma esse conjunto de HDs??

Hoje tenho uma placa Gigabyte h87m-d3h com um I5 4440, seria melhor fazer RAID pelo Hardware ou por software?

Espero ajuda dos amigos!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá nosledarn.

Acho sua ideia muito boa.

RAID 5 vai te dar segurança com mais espaço que uma RAID 1, e tendo um HD para backup fica perfeito. 

Só lembrando algumas coisas, RAID 5 usa paridade, e caso aconteça algo no setor em que se está usando para a paridade, é bem possível que vocÊ perca alguns dados. Para isso ter o outro HD de backup é ótimo. Quanto ao HD de backup, use-o somente para isso e nada mais.

Entre software de RAID e hardware, hardware é melhor. 

Outras opções de backup, seria gravar DVDs, Blu-ray ou pendrivers, como também armazenar arquivos em nuvem.

Eu aqui estou querendo adquirir um NAS para backup, e também acessar meus documentos de qualquer aparelho em qualquer lugar via internet, e adquirir um gravador de blu-ray para gravar fotos e vídeos da família. Se eu tivesse 4 HDs provavelmente iria optar por RAID 10.

Depois poste aqui como ficou sua configuração.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, LuftVanship_WD disse:

Olá nosledarn.

Acho sua ideia muito boa.

RAID 5 vai te dar segurança com mais espaço que uma RAID 1, e tendo um HD para backup fica perfeito. 

Só lembrando algumas coisas, RAID 5 usa paridade, e caso aconteça algo no setor em que se está usando para a paridade, é bem possível que vocÊ perca alguns dados. Para isso ter o outro HD de backup é ótimo. Quanto ao HD de backup, use-o somente para isso e nada mais.

Entre software de RAID e hardware, hardware é melhor. 

Outras opções de backup, seria gravar DVDs, Blu-ray ou pendrivers, como também armazenar arquivos em nuvem.

Eu aqui estou querendo adquirir um NAS para backup, e também acessar meus documentos de qualquer aparelho em qualquer lugar via internet, e adquirir um gravador de blu-ray para gravar fotos e vídeos da família. Se eu tivesse 4 HDs provavelmente iria optar por RAID 10.

Depois poste aqui como ficou sua configuração.

Abraço.

Olá LuftVanship_WD,

Amigo agradeço a resposta, quando comprei os 4 hds era justamente pensando em fazer um RAID 10.. mas o tempo foi passando e acabei perdendo 1. Hoje nossos arquivos estão cada dia mais gigantes, para as fotos vou deixar o google photos subindo as fotos para a nuvem.

Também vou pensar em adquirir um gravador blu-ray, para gravar em DVD teria que ser um tubo por vez!! rsrsrsrsrs

Agora uma dúvida!!! Você falou que era para deixar o hd somente para backup, por ele ser de 1tb eu poderia particionar ele em 2 de 500gb e usar uma partição para o backup e outra para o "lixo" tipo os downloads, e outras coisas sem importância?? Ou deixo ele todo só para o backup mesmo?

Mais uma vez agradeço a ajuda

grande abraço!!

adicionado 5 minutos depois
6 horas atrás, Hqxriven disse:

Opa Hqxriven,

Já estou com o windows 10 a algum tempo, acredito que não foi por causa da mudança. Logo quando começou a ser oferecido o upgrade do windows 8 para o 10 eu fiz o processo, aproximadamente 1 ano.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá nosledarn.

A questão do backup é que quanto menos se usa o HD de backup menores são as chances de algo dar errado, tipo 'bad blocks" etc. Usando o HD para outras coisas além de backup, o HD já não é mais um backup (cópia de segurança), e sim uma cópia dos arquivos. Backup é quando se tem na verdade uma cópia da cópia para realmente estar prevenido contra erros.

No momento, enquanto sonho com o NAS, eu uso 2 HDs externos como backup, gravo neles exatamente a mesma coisa e só uso para isso, além de ter arquivos do trabalho em nuvem, e fotos videos em DVDs e pendrives também. 

Se você tem mais de uma cópia de seus arquivos, aí acho que não teria problema em particionar o disco. Só lembre de manter todos os backups atualizados.

Depois poste aí o que fez.

Abraço.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais