Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como construir um hallmeter


Advaldo
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Estou querendo construir um HALLMETER para instalar na minha moto. Vários sites que que pesquisei mostra formas diferentes de montagens e a documentação não fica muito clara pra mim.

Alguém teria algum esquema de montagem com um LM3914 e todos os componentes e valores?

Se alguém tiver o projeto feito no proteus, ou que possa fazer para me disponibilizar, ficaria muitíssimo agradecido. 

 

Advaldo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um Hallmeter é na verdade um voltímetro que mede de zero a um volt, vindos da sonda lambda, que com isso mostra a razão de ar/combustível da mistura.

 

No caso dele esse voltímetro que em vez de valores mostra o acendimento de leds tal fosse um VU meter..

Como é feito com o LM3914, cuja relação entre cada led é derivada de igual valor de resistores, de 1k, vai mostrar a tensão de modo linear.

Veja os múltiplos resistores de 1k internamente ao CI LM3914.

LM3914diagrama.jpg

 

Acho que procurastes mal ai na internet que está cheia de exemplos disso dai, basta procurar de modo mais adequado, como por exemplo colocando no Tio Google a string de busca:  Hallmeter com LM3914

 

Resultado dá nisso dai: https://www.google.com.br/?client=firefox-b#q=Hallmeter+com+LM3914&gfe_rd=cr

 

Ou se quiseres simplesmente Hallmeter que retorna isso dai: https://www.google.com.br/?client=firefox-b#q=hallmeter&gfe_rd=cr

 

Mesmo que eu quisesse escrever sobre esse assunto jamais conseguiria tamanha literatura. Porque não tentas resolver as dúvidas que porventura tenhas sobre o entendimento de algum a parte em especial.. Sinceramente acho que todo o teu drama se resume a falta de pesquisa.. Ou falta de vontade de ler..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2016 às 10:16, faller disse:

Sinceramente acho que todo o teu drama se resume a falta de pesquisa.. Ou falta de vontade de ler..

Caraca velho, não sei o que ganha, se é a minha burrice ou a sua estupidez. Eu não consigo dar uma resposta dessa nem pro meu pior inimigo. Ninguém tem o direito de saber tudo, esse não é meu forte, se fosse não perguntaria em um forum, resolveria eu mesmo.

Eu já montei essa bagaça numa protoboard, mas não consigo fazer funcionar, é essa a minha falha e desconhecimento, mesmo seguindo a infinidade de material encontrado na net, não consegui fazer funcionar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Se seu conhecimento consegue lhe mostrar que a falha está em sua montagem (eu também acho que é) já terias ganho muito tempo se fotografasses essa tua montagem, de vários ângulos e de modo claro e a colocasses como subsídio a resolução do problema.

Caso contrário é só chover no molhado. Precisaríamos adivinhar aonde possas ter errado e sem nenhuma dica..

 

E sim tens todo o direito de errar, de não saber, de desconhecer.. Ninguém nasceu sabendo, só que alguns objetivam ajudam a ajudar, outros querem que, em um passe de mágica, sua deficiência se resolva.

 

E agora satisfaça um desconhecimento de minha parte... Como raios querias que alguém pudesse te ajudar sendo que essa tua montagem está com problema, errada, fajuta sem que desses alguma pista tal como perguntasses:

- Como são ligadas as ilhas do protoboard, quem é ligado com quem???

 

Se não colaborares não vai ter maneira de, em um texto, te ajudar...

Aliás, pensando melhor, tem sim. O segredo em uma montagem em um protoboard é interligares os componentes corretos de valores adequados e com adequada orientação de tal modo que perfaça a função eletrônica prevista no esquemático. Ai não vai ter erro, vai funcionar numa boa.. Viu como é fácil...  Barbada....

O que estás fazendo diferente disso dai????

Se descobrires é só corrigir, não tem erro..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, boas notícias...

Por que não funcionou antes? Comprei outro lm3914.

O esquema que resolvi seguir foi o desse site:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=88&t=65803&sid=16bc585ff0f8d1235682f49fb362ae42
A alteração que fiz foi trocar o capacitor de 2,2uF por um de 1000uF.

Testei na moto e tudo certo.

Agora é confeccionar a placa e montar tudo.

 

hallmeter.avi

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...