Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd reallocated sector count


bielbk

Posts recomendados

Olá pessoal,
Bom, eu ganhei um HD da Seagate de 500Gb, só que quando botei no meu computador o SMART acusou ele como BAD, ai fui procurar saber o que era isso...então achei um tópico aqui falando sobre erros de HDs, ai resolvi usar o mesmo programa(HD Tune) que indicaram ao dono do outro tópico...
Depois de te realizado os testes, meu HD deu o seguinte erro "Reallocated Sector Count", fui procurar e vi que isso é ruim, porém achei algo estranho, o numero de "Current" e "Worst" tá em 2, e quando realizei o "Error Scan" não foi identificado erro algum, mas como não entendo nada sobre HD, resolvi por os resultados dos testes realizados aqui, e ver se de fato meu HD tem ou não tem mais jeito...
PS: Meu HD passa e recebe arquivos normalmente, não trava nem nada, a unica coisa que achei estranho é que quando eu vou usar ele(Accesar pastas dele), eu escuto ele fazer barulho(rodar) mais rápido por uns 2 sec mais ou menos, apenas isso...

 

Segue as imagens abaixo:

HD de 500Gb - Health

Spoiler

LL0CCnM.png


HD de 500Gb - Error Scan

Spoiler

94rvXoM.png


Também irei postar a imagens de outros 2 HDs que tenho aqui, porém esses não representam erros, mas tem um com uma linha amarela, e como não entendo nada disso, irei postar também para vocês verem se tem algo de errado ou se tá tudo okay ^^

 

HD de 160Gb - Health

Spoiler

5e0xLae.png


HD de 320Gb - Health

Spoiler

KJ6nUUJ.png


Desde de já agradeço a todo aquele que se interessar a esclarecer essas dúvidas, Obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o Seatools e dependendo do diagnóstico dele já prepare o rma, se até o windows está reclamando boa coisa não há.

 

http://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/pdf/SeaTools-for-windows-pt-br.pdf

 

http://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bielbk.

 

É bom usar mais de uma ferramente de diagnóstico, pois diferentes ferramentas tem diferentes parâmentros de cálculo, fazendo assim os resultados variarem de um programa para outro.

 

Antes de mais nada, faça backup de seus arquivos importantes, não somente deste diasco como também dos outros.

Use o comando "chkdsk" para ver se ameniza a contage dos setores realocados. Vá no prompt de comando digite "chkdsk X: /f /r" onde X: é a letra da unidade a ser verificada.

 

Quanto aos erros:

 

Erro 05 - "Reallocated Sectors Count". (Contagem de setores realocados), é quando o disco rígido encontra um erro de leitura/gravação/verificação em um setor, então o setor é marcado como "realocado" e é transferido para uma área de reserva. Este processo também é conhecido como o remapeamento, e os setores realocados são chamados "remaps". 

O valor bruto representa normalmente uma contagem dos setores ruins que foram encontrados e remapeados. Assim, quanto maior o valor do atributo, mais setores a unidade teve de realocar. 

 

Isso permite que uma unidade com setores ruins possa continuar a operar; no entanto, uma unidade que teve realocações tem mais probabilidade de falhar em um futuro próximo.

 

Como a contagem de setores realocados aumenta, a velocidade de leitura/gravação tem tendência a ficar pior, porque a cabeça da unidade é forçada a procurar a área reservada sempre que um remapeamento é acessado.

 

Erro C7 - "UltraDMA CRC Error Count" (Contagem de erros UltraDMA CRC)

A contagem de erros na transmissão de dados através do cabo de interface, conforme determinado pelo ICRC (Interface Cyclic Redundancy Check).

 

Como você diz que o HD faz barulho, isso é um indício de erro mecânico, sugiro trocar este HD o quanto antes. Caso esteja na garantia peça substituição via RMA.

 

Erro C4 "Reallocation Event Count" (Contagem de operações de remapeamento). O valor bruto deste atributo mostra a contagem total de tentativas de transferência de dados de setores realocados para uma área livre. Tanto tentativas bem sucedidas como as mal sucedidas são contadas. Pode ser indicação de falha iminente do HD. Monitore este HD com mais frequência.

 

Espero que isso ajude.

 

Depois poste aqui o que você fez.

 

Abraço.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven

Obrigado pela indicação do programa, porém eu baixei e tentei rodar o Seatools aqui mas não deu certo, o programa simplesmente não abre, ele sempre parava na parte de Varredura dos USB (Mesmo não contendo nenhum USB conectado no computador), acho que isso acontece por que uso o Windows 10, e no site do Seatools diz que a compatibilidade do programa vai até Windows 8.

Spoiler

R2Gi2nB.png

 

@LuftVanship_WD

Obrigado pela resposta bem informativa.

 

Eu tentei usar o Seatools indicado pelo amigo "Hqxriven" mas não rodou, tentei usar também o "CrystalDiskInfo" e esse nem chegou a executar, teria outro programa a qual eu poderia está usando?

 

Sobre o comando "chkdsk", eu usei ele e postarei o resultado abaixo em imagem:

Spoiler

hPOjpzx.png

 

Como pode observar a imagem ali diz "0 KB em setores defeituosos" e pelo que entendi segundo sua explicação, o problema desse HD de 500Gb seria nos setores correto? Se é no setores o Windows não deveria acusar algo neles?

 

Já sobre o barulho do HD, não é de fato um barulho "estranho" é tipo como se ele tivesse sido ligado naquele momento que tentei acessar seus arquivos, como se ele tivesse se auto desligado ou algo do tipo, e eu ao tentar acessar seus arquivos ele ligasse novamente ou trabalhasse com mais força, sei lá xD

E ele não está na garantia, esse HD eu ganhei, ele estava dentro de um gabinete velho que me deram :)

 

E sobre os outros HDs, eu irei ficar observando, mas até então está tudo okay com ele certo? (Me refiro ao HD de 320GB e o de 160Gb)

 

E sobre o erro do HD, saberia informar o que significa os números das colunas Current, Worst, Threshold e Dara? (Referente ao HD de 500Gb da imagem do HD Tune)

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Windows não ajuda, use o DOS. (não precisa ter o DOS instalado, geralmente vem uma imagem do freedos embutida)

 

http://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsDOS223ALL.ISO

 

http://www.seagate.com/files/staticfiles/support/downloads/seatools/seatools-dos-guide.pdf

 

http://knowledge.seagate.com/articles/ja/FAQ/201271ja?language=pt-br

 

http://www.sevenforums.com/tutorials/313457-seatools-dos-windows-how-use.html

 

Veja todos principalmente o último explicando como gravar um pen bootável. Até a próxima!

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bielbk.

 

0 setores defeituosos corresponde ao "error scan" que já havia aparecido limpo, nenhum bloco vermelho. A ideia como mencionei acima, era usar mais de um metodo de verificação no HD, e o "chkdsk" poderia tentar corrigir alguns erros apresentados nos parâmetros do S.M.A.R.T. Teste novamente com o HD Tune para ver se os valores continuam os mesmos.

 

Quanto ao barulho, se não é tipo um estalo ou arranhando, provavelmente não tem defeito mecânico.

 

Os outros HDs estão passando do "ok" para "atenção", faça testes e backup com mais frequência para evitar susto.

 

A interpretação dos valores dos atributos do S.M.A.R.T. pode variar um pouco dependento do programa, como já falei, não há um padrão para eles, para piorar, é difícil de achar explicação em Português.

 

Current: Também pode ser chamada de "Value" ou valor pode variar de 0 a 255, os valores 254 e 255 são de uso interno e não são visiveis ao usuário. Os valores nem sempre aparece desta maneira, esse valor pode aparecer em escalas de 100 até 0 ou 200 ate 0. Um atributo com valor 253 normalmente significa que o mesmo ainda não foi usado. Quanto maior o valor melhor a condição do disco, salvo atributos referentes a temperatura (BE) e (C2), e os atributos (01) até (07) que são excessões.

 

Worst: É o valor mais baixo gravado no teste.

 

Threshold: É o valor mínimo permitido pelo fabricante para que o HD não seja considerado falho. 

 

Data: Também chamada de "Raw Value", é usado pelo fabricante, não tem muito uso para os usuários.

 

Espero que isso seja útil.

 

Depois poste aqui o que você fez.

 

Abraço.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...