Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na inicialização :(


Posts recomendados

Boa noite amigos!
 Atualmente, meu computador está com um problema bem chato, que é em sua inicialização. Isso aconteceu a uns 6/7 meses atrás, quando ele realmente não ligou mais de forma alguma, eu tinha que tentar liga-lo por quase 1 hora pra conseguir, e chegou em um momento que o mesmo não ligou. Deixei de lado por 7 meses.
 No começo deste mês, relatei o problema para um amigo que cursa Engenharia da computação que sempre me ajudou com esse tipo de problema, ele retirou alguns cabos, tentou ligar sem a memória e conseguiu fazer Bipar freneticamente, logo constatou que eu tinha uma memoria com defeito. Troquei esta memoria por outra, e o computador ligou normalmente. Utilizei por alguns dias, e pra minha surpresa, eu estava usando e a tela ficou completamente preta! O computador havia pelo meu ver reiniciado, mas depois disso ele não ligou mais! No outro dia o rapaz veio aqui e tentou novamente constatar o problema, tirou alguns cabos, testou ligar sem alguns componentes, mexeu, tentou varias vezes e conseguiu fazer ligar, até o clear na BIOS foi feito. Acabei por formatar o computador assim que consegui inicia-lo nesse mesmo dia. O computador ficou normal por uns 3 dias. Quando eu estava usando e ele novamente me deu uma tela preta e não ligou mais desde então. Tentei todos os procedimentos que meu amigo fez, retirei a bateria da BIOS, retirei ligações USB, testei sem a memoria pra ver se bipava sem parar, e em 90% das minhas tentativas não bipava sem parar.
 Não sei mais como proceder, gostaria muito que me ajudassem a diagnosticar esse problema. Preciso muito do computador para trabalhar, e estou ficando sem recursos :\
 Minhas especificações:
 4GB RAM DDR3 1333MHz
 placa-mãe: GA-H97M-GAMING 3
 PLACA DE VIDEO: INTEGRADA
 HD: 1TB 7200 RPM
 PROCESSADOR: i5 4440
 FONTE: Corsair CX 600

 Tanto o processador quanto a placa-mãe tem menos de um ano!

 Agradeço a cada pessoa que tentar me auxiliar, de coração!
 Abraços, e estou no aguardo aqui.

Espero que tenha postado no lugar correto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven

17 horas atrás, Hqxriven disse:

Teste essa fonte com um multímetro.

 

Na hora da tela preta, o monitor apagava e a máquina fica ligada ou a máquina ficava desligada por completo?

 

Quando você liga a máquina há sinal de vídeo no monitor?

 

Obrigado pela resposta amigo!

Quando ele deu a tela preta, tudo ficou preto na tela (obviamente), e é como se o computador tivesse desligado, e iniciado de novo na mesma hora. Por quê eu vejo que o led do Cooler frontal se acende!

Mas a imagem não volta, ele não beepa, nem nada!

Nesse exato momento, eu estava testando alguns componentes, e tentando ligar.

Estava tudo da mesma forma, tirei a bateria da BIOS por uns 10 segundos e a coloquei novamente, quando tentei ligar, ele beepou e inicou NORMALMENTE.

Mas isso já aconteceu de outras vezes como já citei, não é sempre que ele liga, é uma vez em 100.

Estou te respondendo por ele agora, gostaria de alguma orientação do que devo fazer agora, por quê seguindo da ideia de que já sei o problema, posso trabalhar em cima disso, pra conseguir dinheiro para mandar reparar =\

Agradeço de coração mesmo, estou no aguardo aqui!

 

@Edit

 

Eu percebo que quando coloco o cabo HDMI no computador, o monitor ele meio que recebe essa mensagem, não sei explicar direito. Mas quando tento ligar ele fica sem sinal, não dando vídeo, e não beepando como já citei aqui.. =[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven

17 horas atrás, Hqxriven disse:

Teste essa fonte com um multímetro.

 

Na hora da tela preta, o monitor apagava e a máquina fica ligada ou a máquina ficava desligada por completo?

 

Quando você liga a máquina há sinal de vídeo no monitor?

 

Obrigado pela resposta amigo!

Quando ele deu a tela preta, tudo ficou preto na tela (obviamente), e é como se o computador tivesse desligado, e iniciado de novo na mesma hora. Por quê eu vejo que o led do Cooler frontal se acende!

Mas a imagem não volta, ele não beepa, nem nada!

Nesse exato momento, eu estava testando alguns componentes, e tentando ligar.

Estava tudo da mesma forma, tirei a bateria da BIOS por uns 10 segundos e a coloquei novamente, quando tentei ligar, ele beepou e inicou NORMALMENTE.

Mas isso já aconteceu de outras vezes como já citei, não é sempre que ele liga, é uma vez em 100.

Estou te respondendo por ele agora, gostaria de alguma orientação do que devo fazer agora, por quê seguindo da ideia de que já sei o problema, posso trabalhar em cima disso, pra conseguir dinheiro para mandar reparar =\

Agradeço de coração mesmo, estou no aguardo aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte pode ter se avariado em alguma queda de energia, estar até com capacitores estufados e por isso você está tendo essas dificuldades. Fontes com problemas podem ter um comportamento totalmente randômico.

 

Por isso indiquei o multímetro.

 

Se você usa estabilizador pode ter outro elemento que piora a situação e até pode estragar a fonte. Outro ponto importante que também ocorre quando não dá vídeo é quando tem algum mosfet em curto e isso só com o multímetro pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven @Hqxriven

16 minutos atrás, Hqxriven disse:

Sua fonte pode ter se avariado em alguma queda de energia, estar até com capacitores estufados e por isso você está tendo essas dificuldades. Fontes com problemas podem ter um comportamento totalmente

 

Por isso indiquei o multímetro.

 

Se você usa estabilizador pode ter outro elemento que piora a situação e até pode estragar a fonte. Outro ponto importante que também ocorre quando não dá vídeo é quando tem algum mosfet em curto e isso só com o multímetro pra ver.

 

Então o certo seria eu testar essa Fonte com o multímetro?

Eu uso um estabilizador bem antigo já, aqueles da Microsol com botão vermelho, não sei se conhece. Mas ele nunca foi um problema. Esse mosfet seria na fonte?

Então pelo que vejo o problema é na fonte mesmo?

Agradeço novamente!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven Estou vendo esse vídeo. Realmente nunca tinha pensado nisso, o certo então é não usar nada? Sem estabilizador?

O quanto antes vou fazer o teste que você me propôs com o multímetro pra checar se a fonte está danificada.

Se caso estiver, tem reparo? Ou teria que comprar uma nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparo tem, o detalhe é que a mão de obra pode sair caro. Vai depender do local.

 

Eu tentaria a garantia depois de usar um multímetro nela.

 

Sobre o que usar precisa apenas de um bom filtro de linha (a marca Clamper fazia alguns bons, agora nem sei, faz tempo que não compro) com proteção contra surto de tensão e só.

 

A sua fonte desde que tenha PFC, já tem um "estabilizador" embutido

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven Depois do teste vou procurar saber quando ficaria o reparo da fonte, se esse realmente for o problema.

Fiquei bastante curioso sobre não usar o estabilizador mesmo. A minha fonte é uma CX600 Corsair, não faço a minima noção das especificações dela, por isso não sei quanto ao "PFC".

Quanto custaria um filtro de linha desses razoavelmente bom? Ví alguns em uma loja de eletronicos aqui onde moro, e são como réguas extensoras, coisa de 40/60 Reais. É isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven Acabei de ver o modelo da minha fonte, ela tem 600W Real, e aparentemente tem PFC Ativo.

Se eu adquirir um "filtro de linha" bom, poderia ligar normalmente a fonte nele, sem esse estabilizador porco?

Se sim, vou tentar fazer o teste do multímetro, se estiver ok, faço a troca do estabilizador pelo Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...