Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gpt e mbr com windows 10 e 7.


daviddatal

Posts recomendados

Comprei um notebook Lenovo G40-80 que veio com Windows 10 home, o HD está formatado como GPT.

Minhas dúvidas são:

 

1) Um HD já tendo o windows 10 instalado, posso instalar o windows 7 em outra partição ou tenho que instalar o widows 7 primeiro e depois o windows 10?

2) O windows 7 funciona em GPT? Se sim, como instalar o windows 7 em GPT, visto que na tela de partição o sistema diz que não é possível instalar ?

3) Posso configurar pelo diskpart uma partição para GPT e outra para MBR ou todo o HD deve obrigatoriamente estar apenas como GPT ou MBR?

4) O Windows 10 funciona em MBR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim so funciona ou Gpt ou MBR nao tem como misturar no mesmo hd apenas em hd separados pode usar mbr e gpt windows 7 E TODOS os posteriores funcionam em mbr e gpt pra instalacao. na hora do boot o win ja reconhece se ta via UEFI ou BIOS e ja cria a particao adequada, qual duvida tem mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.

Então as perguntas 2, 3 e 4 foram respondidas.

 

No caso faltou responder a pergunta 1, posso instalar o windows 7 em um HD que já tem o windows 10, de forma a ter dual boot? Ou tenho que primeiro tirar o windows 10, instalar o windows 7  e depois instalar o windows 10?

 

Se é possível instalar o windows 7 em gpt, porque quando inseri o DVD dele no notebook (que já tem o windows 10 em gpt) o sistema disse que não posso instalar o windows 7 em nenhuma das partições do HD?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai beleza? Cai aqui no seu Post de paraquedas, estava pesquisando como instalar o Win 10 no meu HD que está em gpt, o engraçado é q é o mesmo Win, só ia atualizar com instalação limpa, mas.... Retirar gpt pra depois instalar.

 

Vamos a sua questão, acredito que pela data já tenha sanado sua dúvida, mas caso outras pessoas tenham, fica a dica.

 

Se você tem win 10 e vai instalar o Win 7 e não consegue, o HD está em gpt, logo dual boot não será possível, as versões recentes do Linux, não sou capaz de instruir, aliás qq versão, só uso Linux em modo virtual por boot para bacukp em caso do sistema falhar. Mas acredito que as novas versões talvez aceitem a instalação em gpt. Dê uma pesquisada.

 

O correto é você instalar primeiro Win 7 depois Win 10, vai evitar muito trabalho. Relato de experiência breve aqui, meu note, já formatei para retirar o gpt e instale o Win 10, fui atualizar agora, gpt de novo, ou seja, se o sistema reconhece o UEFI ele formata em gpt e bloqueia o HD, por assim dizer.

 

Então use o HD em MBR. E Win 7 ou xp só MBR. Win 8 e 10 configuram o HD automaticamente para gpt desde que o sistema seja UEFI.

 

Desculpe o textinho, mas acredito ter ajudado.

 

Abraços a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows 7 pode ser instalado em discos no formato GPT:

- Tem que ser Windows 7 SP1 64 bits (x64)

- Preparar um pendrive de instalação com o programa Rufus, selecionando a opção 'Partição GPT para UEFI'

- Na hora do boot selecionar o pendrive no modo UEFI

Mais detalhes neste TUTORIAL na Opção 02.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se trata de gambiarra, a imagem ISO do Windows 7 não vem preparada para dar boot no modo GPT/UEFI.

Já as imagens ISO dos Windows 8 e 10 já vem preparadas para o modo GPT/UEFI e você pode gravá-las em DVD e dar boot no modo GPT/UEFI, porque elas tem a seguinte pasta /boot/efi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho a melhor forma usar o programa Rufus.

Para preparar manualmente um pendrive para boot no modo GPT/UEFI veja este tópico abaixo, procure o subtítulo '- Como criar um instalador bootável do Windows 7 no drive USB para a placa-mãe com UEFI pelo formato GPT de instalação'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando o programa Ruffus, ao selecionar a opção: "Partição GPT para UEFI", o programa mostra esta mensagem:

"Quando se usa UEFI como tipo de destino, só são suportadas imagens ISO bootáveis tipo EFI. Selecione uma imagem ISO bootável do tipo EFI ou altere o tipo de destino para BIOS."

 

O que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retire o pendrive e inicie o computador para testar se o setor de inicialização está funcionando.

Na mensagem de erro a palavra missing significa não encontrado ou corrupt significa que corrompeu.

Os dois métodos foram usados por várias pessoas aqui do fórum com sucesso, o que eu posso sugerir é que revise todos os passos e siga rigorosamente os mesmos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja problema no arquivo ISO que tenho aqui... é uma iso com várias versões do Windows 7 (32 e 64 bits) de 4.29 GB. Quem sabe não tem algum arquivo corrompido nesta iso...

Bom, pelo menos na instalação normal, tanto pelo cd quanto pelo pendrive ela funciona, já com esse método do EFI deu esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou baixando a ISO original do Windows 7, espero que com ela não tenha problemas.

Tenho 2 perguntas:


1) Neste caso, o programa Rufus seria dispensável caso eu utilize o diskpart e acrescente o arquivo bootx64.efi na pasta /boot/efi para o Windows 7?

2) Com a adição do arquivo .efi aos originais do Windows 7 e criando uma nova iso, posso usá-la no programa Yumi para reunir num só pendrive vários Sistemas? Ou essa configuração do windows 7 com EFI não vai funcionar no Yumi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o Rufus ou o método manual, isso é questão pessoal, eu considero o Rufus mais fácil.

Nunca usei o Yumi, mas creio que sim, independente da maneira que crie uma ISO tem programas como Yumi que pode reunir várias Isos num só pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu baixei a ISO original do Windows 7 64 bits, fiz todos os procedimentos no diskpart para o pendrive, copiei os arquivos da iso para dentro do pendrive e adicionei o arquivo bootx64.efi etc.

 

O sistema deu boot pelo pendrive, mas não passa dessa tela abaixo:

 

 

starting windows.png

 

Onde está o problema?

Aqui estou usando um i5 5200U, tenho 8GB de RAM... não seria problema de hardware lento, mas sim alguma config no VirtualBox ou na própria ISO. O que acham?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...