Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ofioneu

Omo medir a corrente do emissor (tip 41c), com multimetro?

Recommended Posts

Seria a corrente que passa entre a junção Emissor e Coletor?

Ou a Corrente Base-Emissor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ofioneu ,

 

Tá complicado entender o que você quer, meu amigo.

 

Para medir o ganho de um transistor, o seu multímetro deve ter o soquete para isso, aí basta você colocar e medir. Ainda assim é um ganho aproximado apenas, principalmente em se tratando de transistores de maior potência que um simples BC5xx da vida, pois o multímetro colocará uma corrente bem pequena na base, sendo que nosso do dia a dia a corrente de base de um TIP41 será bem maior.

 

 

Agora, se o que você quer é medir em um circuito já funcionando, então tem de medir primeiro a corrente que chega na base do transistor, depois a corrente que saí do emissor do transistor, e o ganho será aproximado pela divisão da corrente do emissor pela corrente da base. Ao valor obtido, subtraia 1, e pronto, tem o ganho.  Lembre-se que para isso é necessário interromper o circuito, retirar uma perna de cada vez do transistor , e colocar o multímetro em série com essa perna, na escala correta de corrente para a amplitude de cada uma.

 

Se for apenas medir a corrente do emissor, basta dessoldar a perna do emissor, e colocar o multímetro em série com ela, entre essa perna e o ponto original, e coloque uma escala de corrente apropriada.

 

Espero ter ajudado !

 

Paulo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corrente de emissor, definida por iE = iB + iC, pode ser medida conectando-se um amperímetro entre o terminal emissor do transistor e o ponto comum do circuito (terra de referência, normalmente o terminal negativo da alimentação do circuito).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×