Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamento no-break e/ou estabilizador para rede de laboratório de info


Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Seria mais um pedido de dicas e/ou sugestões. Trabalho em uma instituição de ensino, e temos laboratórios de informática, porém, a rede elétrica está mais instável do que de costume e temos sofrido baixas ou trocado as peças (fontes, fusíveis, capacitores e placas) com maior frequência do que de costume, pensando nisso, estamos estudando fazer a troca de estabilizadores comuns, para estabilizadores de rede ou no-breaks com maior capacidade, e disponibilizar um por laboratório, para estabilizar a rede do laboratório, sendo um aparelho por lab, em teoria. Os laboratórios consistem em salas de informática com 36 e 50+ computadores. Preciso de sugestões ou recomendações de marcas e/ou modelos de estabilizadores e/ou no-breaks que possam atender essa demanda, para fazer um levantamento mais detalhado.

Agradeço desde já as indicações, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acredito q para esse tipo de demanda em especifico, você deveria procurar algum desses fabricantes de nobreak e entrar em contato com eles para que possam lhe orientar na melhor opcao possivel

 

visto que uma rede entre 36 a 50 computadores, convenhamos, é preciso algo muito maior do que os que sao disponibilizados nas lojas costumeiramente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@BraulioMarques Seja bem-vindo ao Fórum. :)

 

Primeiramente, estabilizador não ajuda, só atrapalha:

O que pode estar causando defeitos nos computadores pode ser justamente os malditos estabilizadores que estão sendo usados.

 

Em segundo lugar, um nobreak de verdade, com onda senoidal, desses que não danificam computadores, vai te custar mais de R$1.000,00 por unidade. Se não estiver disposto a fazer esse investimento, esqueça essa história de comprar nobreak. E estabilizador JAMAIS.

 

Se quer proteger os equipamentos contra surtos, compre bons filtros de linha. Vai poder ligar vários computadores por filtro. Recomendo Clamper.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu acredito q para esse tipo de demanda em especifico, você deveria procurar algum desses fabricantes de nobreak e entrar em contato com eles para que possam lhe orientar na melhor opcao possivel

 

visto que uma rede entre 36 a 50 computadores, convenhamos, é preciso algo muito maior do que os que sao disponibilizados nas lojas costumeiramente

Pois é rodrigo, fiz isso, entrei em contato, porém, a burocracia atrapalha um pouco e eles passaram o meu contato para um vendedor que entrará em contato comigo, mas como tenho pressa de fazer um primeiro levantamento, mesmo que não seja o oficial, pois trabalho em uma instituição pública, então existem todos os trâmites, descrição, levantamento de preços, média do menor preço, oferta em pregão e licitação, etc... resolvi perguntar aqui, pois não tenho muita certeza quanto ao equipamento apropriado, mas de toda forma, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Obrigado!

 

Pois é, estou ciente desses fatos, li artigos sobre, justamente pesquisando a problemática do assunto e também por isso, quero substituir essa aparelhagem defasada ou que não traz benefício algum, por isso pensei em no-breaks profissionais para grande demanda, pois são muitas máquinas por laboratório, porém, não tenho conhecimento a respeito desse tipo de aparelho. Mas analisando as respostas, até o momento, acredito que a alternativa mais viável, e com maior probabilidade de sucesso na resolução do problema, ao menos temporariamente, seria o filtro de linha, mas ainda assim, tenho que fazer o levantamento dos no-breaks, mas agradeço a sugestão, vou pesquisar sobre os filtros Clamper.

Obrigado, abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BraulioMarques Minha sugestão como Engenheiro Eletricista, que já trabalhou com projetos envolvendo salas técnicas de cpd e automação:
 

1-Como já mencionado, pare de usar estes estabilizadores!

 

2-Contrate um engenheiro para avaliar a instalação da escola. Pode estar havendo queda de tensão e transitórios. Aparelhos de ar-condicionado podem causar isto se a instalação não foi dimensionada para tal. Este engenheiro também pode sugerir a instalação de protetores contra surtos nos quadros de distribuição da escola e nas linhas de telefonia/internet. Estes dispositivos serão úteis para vocês aí no RS que têm grande incidência de temporais a cada frente fria e vão evitar muita dor de cabeça com queimas de fontes e roteadores/switches. Mas, para que eles funcionem direito, o aterramento da escola também deve estar em ordem. Estes protetores de tomada/filtros de linha que vendem por aí são só paliativos, inadequados para um ambiente profissional.

 

3-Este engenheiro irá dimensionar um nobreak central, ou um para cada sala, que irá levar em conta se você tem impressoras laser ou não nos laboratórios. Usar nobreak individual para cada computador é burrice, pois além de gastar mais, você vai ter uma perda de eficiência muito grande e um enorme gasto com manutenção de baterias. Marcas que indico são APC/Schneider e CM Comandos.

 

Em todos os meus projetos, não tive nenhuma queima. São salas que ficam ligadas 24hs por dia, em ambientes corporativos.

 

Como você depende de processo licitatório, minha sugestão é cumprir o item 1 primeiro. Depois, chamar um eletricista para instalar protetores contra surto/DPS nos quadros de distribuição da escola e entradas de telefonia/rede e instalar algumas barras de aterramento.

Após isso, contratar uma empresa de engenharia para avaliar a instalação da escola e dimensionar o(s) nobreak(s). Só depois destes passos, comprar o(s) nobreak(s).

 

Boa sorte.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...