Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fanilator

Indagação sobre h100i e sentido de circulação!

Recommended Posts

Bom dia,

Possuo um H100i, funcionando da seguinte maneira (Ilustração em Anexo)

Sentido de Refrigeração.png

Anteriormente o Fan da traseira estava soprando para fora, só que ontem eu inverti para soprar dentro pois eu vi uma matéria que os dissipadores à agua, deixam de refrigerar os componentes que ficam ao lado do Processador (Não me lembro o nome agora) e quando li isso, abri a tampa do meu gabinete, e senti que eles realmente estavam muito quentes, tanto os dissipadores, quanto os componentes. (Desliguei o PC antes). Então inverti o Fan na traseira para puxar o ar frio de fora e soprar em cima dos componentes um pouco.

Pela lógica da propagação do ar quente, não está certo, eu deveria ter colocado puxando o ar de dentro do Gabinete, ou o fan traseiro soprando o quente para fora,  até pensei em colocar outro fan de 230 x 30mm que veio no gabinete na parte de baixo do Radiador, mas ao meu ver, não tem espaço.

Quais dicas vocês podem me dar?

Outra dúvida, a bomba do H100i, ela está ligada a um conector de Chan_Fan, anteriormente estava no CPU_Fan, e quando fiz a mudança (Pois li em um tópico que o correto era no Chan_Fan, pois a tensão era constante, já no Cpu_Fan ela é variável, e a bomba se comporta melhor com velocidade estável.) a temperatura baixou uns 10 graus, atualmente está:

44º Graus, no core 0# e d7 graus no core 2#

Configurações:

Asus Rampage III Formula
Core I7 975 3.033GHz
HD (4)
Gabinete Haf 932 AMD Edition
H100I
Memorias Ram 12GB (Triple Channel)
Placa de Video R7 360 2GB

Agradeço à todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega, seu diagrama não está muito claro, mas se a frente é no lado direito tem dois erros fundamentais: o fluxo sempre é na mesma direção no sentido paralelo ao chão e sempre de baixo para cima( sempre tirando ar do gabinete).

A explicação é simples: a frente do gabinete normalmente tem o ar mais frio e o ar quente sempre sobe.

Quanto ao radiador de watercooler deveria estar fazendo o mesmo: tirando o ar para fora.

Então a única ventoinha que está certa é a frontal na minha opinião.

adicionado 1 minuto depois

Do jeito que está criou um turbilhão lá dentro.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX Você presumiu certo, o lado direto é a parte de frente do gabinete, ele esta puxando o ar de fora,

Funcionaria dessa forma?

Frente do Gabinete soprando para dentro, atrás do gabinete soprando para dentro e radiador soprando para fora?

Compartilhar este post

Link para o post

O certo é a ventoinha na parte de trás tirar o ar. O radiador jogar para fora está certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não tem pouco frio entrando? Sendo que, a ventoinha da frente fica na frente dos HD's, praticamente refrigerando eles? Olha esse tópico por favor, ali mostra como é meu Gabinete!

Compartilhar este post

Link para o post

@Fanilator

O fan traseiro é exaustor, joga ar pra fora.. Os fans do H100, também devem jogar ar pra fora.. Frente, chão e lateral, jogam ar pra dentro, quando o gabinete permite isso.. Se as fans do WC estão jogando ar pra dentro, você está criando uma estufa no gabinete..

O ar frio vai entrar no seu gabinete, com ou sem fans.. Ao tirar ar de dentro, diminui a pressão dentro do gabinete.. Isso é compensado pela pressão do ar do ambiente, que força o ar a entrar no seu case.. Falta de ar, não terá..

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, então o ar vai entrar por causa da baixa pressão criada pelo conjunto de fans correto? Então desligando para inverter tudo ^^

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

É por isso que o FAN dianteiro é grandão:(230/140)*2=2,69. Pode por 3 FAN de 14cm tirando ar

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX@RS FariaGente eu tava pensando no seguinte, inverter a fonte e o radiador, ou seja, o radiador iria para baixo do gabinete aproveitando todo o ar frio, enquanto a fonte iria para o topo do gabinete, o que acham dessa mudança?

Compartilhar este post

Link para o post
21 horas atrás, Fanilator disse:

Gente eu tava pensando no seguinte, inverter a fonte e o radiador, ou seja, o radiador iria para baixo do gabinete aproveitando todo o ar frio, enquanto a fonte iria para o topo do gabinete, o que acham dessa mudança?

Sem lógica.. E nem teria como fazer isso..

f1_013015.jpg

A fonte é um circuito de ar independente do resto do PC.. De resto, siga a natureza.. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais