Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ga-78lmt-usb3 esquentando muito (tmpin1 e tmpin2)


Posts recomendados

Boa noite. Procurei um bocado na internet mas não achei o mesmo problema, se for repetido eu apago.

 

Bem, tenho uma GA-78LMT-USB3 Rev6.0 (http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5195) e utilizando o CPUID HWMonitor ela tem esquentado pra caramba, esses dia após um jogo (indie, gráficos medianos) ela tinha chegado a incríveis 95ºC.

 

Eu até animaria em trocar a pasta térmica mas além de não ter certeza de onde fica esses TMPIN1 e TMPIN2 na placa-mãe, não sei se seria só isso mesmo. Ah deve ter mais ou menos 1 ano e meio que comprei essa placa.

 

Processador: AMD FX-4300 (é 95W, a mobo suporta 125W); 

VGA: Radeon R7 200 series variando na casa dos 30ºC navegando na Internet e registrei 60ºC em jogo;

Memória: Tenho 1 pente de memória RAM DDR3 de 4GB (acho que a frequência é 1333mhz mas a mobo diz suportar até 1600mhz);

HD: É um HD de notebook na ibagem dá pra ver que também está na casa dos 37ºC;

Gabinete: Deixo sempre sem a tampa lateral pra não abafar, e ainda tirei 1 das tampas dos slot de DVDRW que tem na frente da CPU pra ficar mais um buraco pra entrar ar;

Fonte: É uma daquelas bem pesadas da Seven Team (400W reais eu acho, posso confirmar depois) porém ela é antiga, tem durado um bom tempo.

 

O que pode ser ? existe a possibilidade do programa estar medindo errado? grato.

hwmonitor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Subitsuki De uma entrada no setup da bios e verifique se as

temperaturas batem com a do HWMonitor, se estiverem iguais

ou próximas o programa está lendo corretamente, se bem que

esses programas não leem corretamente as temperaturas dos

AMD.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Ítalo o processador parece OK o problema é a placa-mãe que tá esquentando (segundo o HWmonitor). Hmm na BIOS tem apenas 2 temperaturas: CPU e System. Suponho que CPU seja o processador, então estava normal (~60ºC) já o System tava na casa dos 40ºC. Comparando com o HWmonitor a temperatura do processador bate, enquanto essa "System" bateu com a temperatura TMPIN0 da figura acima.

 

Resolvi testar outros programas aqui pra ver se está batendo com o HWmonitor. Engraçado que um (Speccy) dava a temperatura do mesmo jeito da BIOS ou seja só uma temperatura (a do TMPIN0) pra placa-mãe enquanto outro (HWiNFO) dava incríveis 6 temperaturas pra placa-mãe. As temperaturas que ambos mediam batiam entre si.

 

Mas e ai, devo considerar apenas a primeira temperatura (que está OK e é a que está na BIOS) ou devo me preocupar com essas outras temperaturas atingindo 80ºC quando roda algo pesado ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Nossa essa dúvida é antiga heim.

Gente achei em dois sites(forum) em inglês 1º: https://linustechtips.com/main/topic/678696-what-is-tmpin-2-in-hwmonitor/
TMPIN0 soquete do processador - vulgo CPU ou em Português UCP (Unidade Central de Processamento) TMPIN2 é da placa-mãe
2º https://forums.tomshardware.com/threads/what-is-tmpin-1-in-hwmonitor-for-my-motherboard.2024453/: 
O TMPIN s são geralmente o soquetes processador, a temperatura da placa-mãe e o Northbridge Temperatura. 

Às vezes, eles são listados em ordens diferentes isso depende da placas-mãe.

Você pode identificar qual é qual. A temp. da Placa geralmente é o frio, o soquete da CPU é geralmente similar ao temperatura do núcleo do seu processador mais frio e o Northbridge geralmente fica muito quente quando o sistema está sob carga.

Foi difícil achar essas informações, mesmo não dizendo exatamente qual é qual acho que já ajuda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...