Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar rede doméstica com um modem e dois roteadores (no modo wan)


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Eu possuo uma rede com um modem e um roteador funcionando, no entanto, necessitei adicionar um novo roteador, e nele preciso utilizar a rede cabeada e a rede wireless, como o mesmo só possui uma entrada WAN e uma saída LAN, sou obrigado a configurar a WAN nele como sendo a entrada do outro roteador. Ou seja, a ideia é a seguinte:

Modelo.png

 

Ou seja, a configuração atual do modem ao roteador já funciona hoje:

Informações Router 01:

IP: 192.168.0.1

Mascara: 255.255.255.0

DHCP Ativado: 192.168.0.2 -> 192.168.0.100

 

Até ai tudo bem, adicionei as seguintes configurações no roteador 02:

WAN

IP Estático: 192.168.0.101

Mascara: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.0.1

 

LAN

IP: 192.168.2.1

Mascara: 255.255.255.0

DNS Manual: 192.168.0.1

DHCP Manual: 192.168.2.1 -> 192.168.2.50

 

Enfim, a rede wireless do Roteador 02 funcionou, porém a rede cabeada não. Percebi que quando eu verifico o IP da rede wireless quando conectado no roteador 02 ele fica com as seguintes informações:

CONFIG_WIFI_Router_2.PNG

 

Da pra perceber que ela fica com as configurações da rede pertencente ao Roteador 01, mas até então não vejo problema, já que está funcionando. Imagino que a LAN fique disponível apenas a rede cabeada do Roteador 02.

 

Enfim, alguem pode me ajudar, devo estar esquecendo de algum detalhe. Pode ser aquela questão do cabo a ser utilizado? Utilizei o cabo que veio com o modem para testar.

 

Obrigado, desde já. 

 

 

 

 

 

WAN_Router_2.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @alissomrex,

 

Seguem os modelos:

Modem: Telsec - TS-9000

Router 01: D-LINK - DIR-615

Router 02: Intelbras - WRN150

 

Seguem as informações da Operadora:

Op.: OI

Velocidade: 1Mb

 

Lembrando que a internet sempre funcionou, sem a existência desse segundo Roteador, ou seja, no local onde ficará este roteador já existe um cabo, no entanto, surgiu a necessidade de ter um ponto wireless neste mesmo local, só que há uma máquina que necessita de um ponto de rede cabeada. Talvez se o roteador tivesse mais uma porta LAN, seria apenas conectar os dois na LAN e compartilhar a conexão, deixando o Roteador 01 gerenciar os IPs via DHCP. Penso eu que o problema é decorrente da consiguração da porta WAN no segundo roteador. Eu até coloquei como IP Estático no segundo roteador na porta WAN com esse objetivo, mas não adiantou.

 

Enfim, aguardo sugestões.. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcioot conheço o Telsec - TS-9000. 

Faz o seguinte: 

1- Ambos roteadores D-LINK - DIR-615, e  Intelbras - WRN150, você vai 

desabilitar o DHCP.

2- Liga o Dlink no modem pela porta LAN, e depois 

liga o Intelbras - WRN150, na porta LAN do dlink. 

Nada de configuração de IP estático. Somente sem DHCP (desabilite). E dai não terás problemas com a internet, seja por fio, ou sem fio, em ambos roteadores. 

3- Mude somente o ultimo numero de IP de cada roteador. 

192.168.1.2/ 192.168.1.3 Se o IP for com final .0.1 você fará o mesmo. 

Assim não terá conflito de IP, e poderá acessar cada um deles conectados. 

4- Se o roteador bugar e não permitir o acesso pelo novo IP após a alteração, então coloque 102 em 1, e 103 no outro. 

Infelizmente alguns roteadores tem este bug, de não aceitar qualquer alteração de IP.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex

Fiquei com uma dúvida no item 2, neste caso, o Intelbras possui apenas uma porta WAN e uma LAN, na porta WAN eu irei conectar um cabo que está saindo da porta LAN do Dlink e a na LAN eu conectarei o computador. Neste caso, como devo deixar a porta WAN desse segundo roteador configurada, IP Dinâmico? 

 

Possivelmente só conseguirei realizar os testes no final de semana, mas já quero antecipar qualquer eventual dúvida que possa surgir. ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é @alissomrex

 

Mas ai que ta o problema...rsrs

 

Esse segundo roteador possui apenas uma porta WAN e uma LAN, ou seja, só tem duas portas, conforme o desenho que anexei. Porém, preciso utilizar um PC cabeado nesse roteador 02, ou seja, nessa porta LAN.

Não tenho saída nesse caso, sou obrigado a utilizar a porta WAN dele como entrada e a LAN como saída, sendo entrada do roteador dlink e saída para um PC Desktop respectivamente.

 

É possível? Caso positivo, a configuração que você mencionou anteriormente ainda é valida? :mellow:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcioot neste caso, configure o roteador DLINK, como Dinamic (dynamic) com o cabo plugado na porta WAN.

E o que tem só uma porta LAN como AP sem DHCP, 

como já te citei antes. 

1- Com apenas uma parta LAN, ele vai se torna praticamente inútil. Então ponha ele como ultimo, afim de ampliar o sinal wifi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo nessa saga @alissomrex ... rsrs

 

Tentei fazer o que você mencionou, já refiz toda configuração da rede, resetei o Dlink e o Intelbras e nada.

 

O máximo que cheguei foi deixar tudo funcionando, exceto a rede cabeada pelo Intelbras. Até mesmo o Wifi dele funcionou, por isso, penso que estou errando na configuração dele. Essa questão da WAN x LAN dele, porque, quando conecto via cabo para tentar configurá-lo, o computador não consegue adquirir configuração de IP válida. E quando conecto o mesmo computador via wifi no mesmo roteador, ele adquire o IP referente a rede do Dlink, como se na rede wifi fosse apenas um AP mesmo. 

 

Já na cabeada ele cria uma nova subrede. 

 

Eu fiz como você mencionou, peguei um cabo saindo do roteador 01 (Dlink) e conectei na porta WAN do roteador 02 (Intelbras), coloquei IP Dinamico, e conectei um cabo da porta LAN até meu notebook. Aqui eu tentei algumas configurações, tentei colocar um alguns IPs. Mas nada.

 

Nesse momento estou acessando a rede através do WIFI do roteador 01 (Dlink), e consigo acessar através do navegador a configuração do modem através do (http://192.168.1.1/login.htm) e acesso o roteador Dlink através do (http://192.168.0.1/login_auth.asp). 

 

Tens mais alguma dica? 

 

Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, vamos la...

 

Primeiro sobre a rede wireless você disse:  

 

Em 15/08/2016 às 22:35, marcioot disse:

Enfim, a rede wireless do Roteador 02 funcionou, porém a rede cabeada não. Percebi que quando eu verifico o IP da rede wireless quando conectado no roteador 02 ele fica com as seguintes informações:

CONFIG_WIFI_Router_2.PNG

 

 

Se você colocou o mesmo SSID nos dois roteadores, provavelmente você esta conectado no roteador1, pensando que esta no 2. Pois o cabo do router 2 esta entrando pela WAN (criou outra rede), o DHCP esta desabilitado, nao tem como ele gerar pra você um IP pra se conectar e como esta na wan, o DHCP do R1 nao reconhece sua maquina como entrante. Verifica se o fato de ter colocado o mesmo SSID wireless não esta criando essa ilusão.

 

Opção 1: Você não pode inverter os roteadores? ou seu d-link tem 4 portas, se você nao estiver usando as outras 3 LANs, uma opção é colocar o intelbras como roteador1 (o que recebe do Modem) e o D-link como roteador2, em modo bridge. Ai você conecta LAN (intelbras) x LAN (d-link) e configura modo AP.

 

Opção 2: Ativar o DHCP do roteador2. A forma que você configurou esta correta, porém a única porta LAN do intelbras nao esta funcionando porque o PC nao recebe IP. Faz um teste simples pra confirmarmos: No pc que nao esta "pegando rede", conecta o cabo nele x lan intelbras e seta um ip manual dentro do range definido la em cima, pode ser essa configuração:

 

IP manual: 192.168.2.30

Gateway 192.168.2.1

Mascara: 255.255.255.0

DNS: 8.8.8.8

DNS 2: 8.8.4.4

 

Um abraço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @alissomrex @Jonas Barbosa.

Tentei os últimos procedimentos repassados, mas, desisti. 

 

Acabei tentando configurar esse roteador 02 diretamente no modem e ele também não funcionou. Eu devo estar fazendo algo errado, ou o modem está com problema. Enfim, resumindo, vou trocar ele por um que contenha mais portas LAN pra ver se facilita pro meu lado. rsrs

 

De qualquer forma, obrigado pelas dicas!

 

Podem considerar resolvido este tópico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...