Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posicionamento do watercooler faz diferença?


Posts recomendados

Então pessoal, a pergunta do tópico em questão já é exatamente o que gostaria de saber. Atualmente comprei um Watercooler, um Corsair H80i, e sem ter feito uma prévia pesquisa, quase não consegui instalar no meu gabinete pois a carenagem da placa-mãe(Sabertooth Z97 Mark1) fez com que não coubesse nos lugares padrões(em cima e na parte de trás), em que geralmente vejo em imagens de computadores. Segue a imagem:

 

IMG_20160730_233452324.jpg

 

Alguns amigos me falaram que a escolha do local foi péssima, pois disseram que faz com que a bomba do WC "trabalhe dobrado" pelo fato do posicionamento,

Atualmente eu rodo um Overclock básico, pré-setado pela BIOS, e nos testes de stress pelo CPU-Z, meu i7 4790k chega a marcar 67º, o que pelo meu limitado conhecimento dos OC's me parece ser um pouco alto.

 

Então, será que o posicionamento do WC interfere no modo que ele trabalha? Ou é só lenda mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darkones no seu caso não tem muita saída, pois se você só pode instalar aí, fazer o quê? Talvez no exautor de trás a bomba trabalhasse menos, mas os water coolers de dois fans costumam ser instlados em cima, o que é a mesma coisa do que colocar em baixo, então não sei por que estão dizendo que a bomba está trabalhando em dobro. Esquece essa história. Acho que mesmo de lado ou em cima ou embaixo não daria diferença no fluxo.

 

O  único problema é que, instalado dessa forma, as bolhas vão subir para a bomba e podem danificar as peças com o tempo ou fazer barulhos esquisitos. Tem que ficar ligado nisso. O ideal é manter o radiador acima das mangueiras exatamente para evitar que as bolhas subam para a bomba.

 

Não teria como colocar na frente? Assim você colocar o radiador em pé, com as mangueiras para baixo.

 

Sobre as temperaturas, overclock automático aumenta muito o Vcore, então pode não estar relacionado. Está fazendo de quanto? 4.4Ghz? Qual a temperatura ambiente da sua casa?

 

Esse gabinete qual é? Tem certeza que é por causa da placa-mãe? Às vezes é o gabinete mesmo, que é muito estreito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Meu gabinete é um Aerocool BX-500 Evil Edition, ele é bem bacana e espaçoso, porém nessa área das fans ele tem um espaço um pouco limitado, e essa chapa que eu circulei aqui a baixo, é o que atrapalha colocar, mas como aparentemente faz parte da estrutura do gabinete, nem mexi.BX-500-EVIL-BE_3.jpg

 

Quanto as temperaturas, a temperatura ambiente deve ser uns 25~29º e jogando um BF4 aqui está assim:.

Process.png

 

tem.png

 

Esse lance das bolhas eu não sabia, eu quero que dure um pouco mais.. Hehehe! O que eu achei que pode ser uma solução para isso é um adaptador de baia pra fan que achei na internet, dai posso colocar na frente, tem espaço suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darkones então, 1.325v de Vcore é muita coisa. E você está fazendo overclock de 4.6Ghz. O Vcore não está crítico, mas tome cuidado para não passar de 1.35v. Tem quem use a 1.40v ou até 1.45v, mas aí é uma loteria e você pode perder a CPU com o tempo.

 

Melhor aprender a fazer um overclock manual. Talvez dê para rodar com um Vcore de 1.25v. As temperaturas vão cair. Mas 67ºC não é tanto assim para um over de 4.6Ghz com 1.325v de vcore. Só fique ligado, pois o vcore pode variar.

 

Quanto ao gabinete, tente fazer um mod e colocar o radiador em pé com as mangueiras para baixo. Sobre gabinetes e water coolers, a menos que você compre um gabinete entusiasta, na faixa dos 600 para cima, o melhor e comprar os water coolers simples de 120, como o H60, Seidon 120, Maelstrom. Esses gabinetes mid tower intermediários tem várias limitrações. Raro encontrar um gabinete de 300-400 reais com boa compatibilidade para air coolers e water coolers mais topo de linha.

 

Sobre a temperatura, veja se dá para fazer o teste de CPU do OCCT como está abaixo. Veja a temperatura que chega.

OCCT2.jpg

adicionado 0 minutos depois

Use o Real Temp ou o HWmonitor para ver as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P é, então a chapa esquentou. 

 

A instalação foi feita conforme o manual? Está com os dois fans em linha? Às vezes você coloca um de frente para o outro. As duas etiquetas dos fans precisam estar na mesma direção.

 

O seu Vcore está alto a 1.325v. Pode ser isso. Mas quanto está fazendo de temperatura ambiente nos testes?

 

Cada CPU varia de uma para outra, mas eu testei um H45 e um H60 e eles ficariam na faixa de 85ºC com temperatura ambiente de 30ºC e overclock de 4.6GHz e Vcore de 1.332v (parecido com o seu). Eu imagino que com o H80 você deveria estar na casa dos 80ºC.

 

O backplate estava com folga na hora da instalação? Se você tiver pasta térmica sobrando (para reaplicar) e paciência, retire o bloco e veja se o backplate tem alguma folga deste jeito:

 

 

Esse filme foi feito com o meu H60.

 

Outra coisa é a pasta térmica. Colocou qual quantidade? Foi a gota?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fans do radiador estão certas, essas eu olhei direitinho, porém eu acho que tinha essa folga sim, até achei que eram os parafusos de cima pro encaixe do bloco que estavam errados, mas vou conferir novamente, a pasta térmica utilizada é a que veio no bloco mesmo, eu tenho uma TG-5 da Thermaltake, e tipo, caso tenha essa folga, qual foi a solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Darkones disse:

As fans do radiador estão certas, essas eu olhei direitinho, porém eu acho que tinha essa folga sim, até achei que eram os parafusos de cima pro encaixe do bloco que estavam errados, mas vou conferir novamente, a pasta térmica utilizada é a que veio no bloco mesmo, eu tenho uma TG-5 da Thermaltake, e tipo, caso tenha essa folga, qual foi a solução?

 

Você teria que colocar arruelas de plástico atrás para diminuir a folga, como no vídeo.

 

 

A expessura da arruela vai depender da sua folga. Uma maneira de saber se está bem fixo é ver como a pasta espalha. Procure nesse teste que eu fiz com o H60 a diferença da pasta espalhada antes e depois de colocar a arruela:

 

Ela precisa espalhar e formar a marca quadrada no bloco. Cuidado para não colocar uma arruela muito grossa e forçar o soquete / CPU. Aí fica a seu próprio risco. Se a folga existir mesmo e a pasta não espalhar direito e você ficar com medo de colocar a arruela, faça o RMA e peça para trocar por um modelo que não tenha essa folga.

 

A diferença de temperatura é grande com e sem a arruela. De 5ºC a mais de 10ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, olha eu aqui novamente, mal a demora.

Então, eu ontem dei uma olhada na blackplate do watercooler, e a folga só aparece quando o bloco não está parafusado, a pasta térmica está espalhando perfeitamente, eu limpei, coloquei e parafusei, refiz o novamente pra vê como estava colocando só a gota. Pedi a um amigo meu comprar as arroelas, pois aqui eu não achei.
 

Então até lá, acabei diminuindo o OC para 10% invés de 15%, ficando a 4.4Mhz e a temperatura está estável em 74º por mais de 5 minutos.. Por enquanto fazendo os OC automáticos, pretendo ler um pouco mais sobre tudo para fazer manual de modo que fique tudo em perfeita ordem.


Obrigado ai pelas dicas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...