Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zalman cnps9900 nt -- modificação / substituição do fan


Posts recomendados

Então, pessoal, eu fiz uma modificação no meu Zalman CNPS9900 NT com um Akasa Viper de 140mm. As pessoas em geral acham que esse cooler não dá para trocar o fan, mas, na verdade, é bem fácil se você tiver algum jeito com ferramentas.

 

Arrume um fan de 120 ou de 140mm. Apesar de o fan stock ser de 120, os fans de 140 encaixam perfeitamente. Na verdade, os fans de 140 parecem ter sido feitos para o Zalman 9900, pois eles têm a medida exata do radiador.

 

Corte o fan da moldura. Eu usei uma faca aquecida na boca do fogão para cortar as hastes da moldura e do fan em si. Use uma cartolina entre a haste e as lâminas do fan, pois a faca vai dar um tranco depois de cortar a haste e ela pode resvalar e marcar as lâminas do fan.

 

2851226

 

2851227

 

 

Eu lixei as junções depois de remover as hastes. Eu poderia ter feito um trabalho melhor acabado, mas eu só estava experimentando. O fan stock está em perfeitas condições e eu voltei a usá-lo.  Eu só queria ver como seria fazer uma modificação com outro fan.

 

2851228

 

 

Abaixo esta o resultado do Viper sem a moldura:

 

2851229

 

 

Agora remova o fan stock. Ele vem montado em um apoio / estande de metal e você pode desparafusá-lo.

 

2851230

 

 

Então troque pelo fan novo. Repare na foto abaixo que há dois pares de furos para escolher. No caso do Viper eu precisei usar os furos de baixo, mas foi na medida certa.

 

2851231

 

 

Mas antes de trocar o fan você precisa alinhar o fan novo e marcar o lugar dos furos com uma caneta. Dá para desparafusar o estande de metal, mas o meu estava muito apertado e eu fiquei com medo de espanar o parafuso. Depois de fazer as marcas, eu fiz furos no fan com um prego aquecido na boca do fogão (seguro com alicate). Depois eu preparei os furos com uma broca manual para que ficasse na medida para os parafusos, como mostrado abaixo:

 

2851232

 

 

O cabo do fan pode ficar no meio, ou então trançado entre os heatpipes:

 

2851233

 

 

E abaixo está o resultado final. Combina com o meu sistema, que tem VGA e fonte com detalhes amarelos, mas eu talvez usasse um fan preto:

 

2851234

 

2851235

 

2851236

 

 

Não houve melhora de temperatura em relação ao fan stock com o meu i7-3770K em stock, mas o Viper tem rotação mais baixa em load, de 1300, comparado aos 1500 do fan stock. Em overclock o Viper chega ao máximo de 1600rpm e o fan stock de 2000rpm. Mas eu acho o fan stock ligeiramente mais silencioso do que o Viper. Talvez com um SP120 HP PWM (2350rpm) daria para ganhar uns 2ºC em overclock. Mas é uma boa alternativa poder trocar de fans e usar diferentes modelos e cores, com led, sem led, etc. Eu tenho dois 9900 NT, um deles com mais de seis anos, mas ele tem o mesmo desempenho do mais novo, que deve ter uns dois anos. Ou seja, eles não degradam com o tempo. Então dá para ficar trocando de fan e usar esse cooler por vários anos.

 

O CNPS9900 NT é um cooler excelente. Compacto, um dos mais baixos do mercado, com 152mm, então ele caberia em praticamente todo gabinete, não cobre nenhum slot de memória, tem um design futurista e não pesa muito no soquete. E ele tem um desempenho de 0,7ºC a 2,5ºC mais quente do que o NH-U14S em stock até 4.6GHz de overclock. O que é impressionante para um cooler que é bem mais compacto e que tem apenas três heatpipes entrelaçados.

 

Mas é preciso pegar o jeito da instalação, porque se a base do cooler não encaixar perfeitamente na presilha (que tenda a deslizar e subir na base todas as vezes) você terá uma grande perda de desempenho e o cooler vai apresentar temperaturas ruins.

 

Abaixo vocês podem ver que a base tem um encaixe determinado:

 

2851237

 

2851238

 

 

Mas o problema é: com as molas da presilha e tudo, sempre que você começa a apertar os parafusos, a moldura desliza e tenta subir na base do cooler, como mostrado abaixo:

 

2851239

 

 

A tendência é de a moldura deslizar em todas as instalações, e se você não estiver montando o cooler fora do gabinete, pode se tornar difícil identificar o desalinhamento e o cooler será apertado errado. Para evitar isso, após começar a apertar dois parafusos em diagonal, você precisa conferir novamente se a base está perfeitamente encaixada na moldura / presilha. Se estiver no lugar, pode apertar os outros parafusos que ela não vai sair mais.

 

Mas, se não estou enganado, a nova versão do NT tem um sistema de fixação novo, menos complicado, mas que, de acordo com o próprio suporte da Zalman, não é tão firme como o sistema antigo e pode apresentar temperaturas mais altas. Então, se vocês encontrarem um CNPS9900 NT do modelo antigo que estiver esquecido em uma prateleira de loja e com um preço legal, considerem a compra, pois é um cooler compacto, mas que tem desempenho de cachorro grande. Muito silencioso também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 daria para colocar três, mas o primeiro teria que ser slim e só daria para usar dois slots de memória. Ou então um de 120 na frente com memórias baixas. Mas teria que fazer um sanduíche com as abraçadeiras de plástico. Não ficaria um conjunto muito bonito. Mas eu não vejo muito ganho em push pull. Seria melhor comprar um Noctua 140 de 2000rpm ou o SP120 da Corsair. 

 

Tem também um modelo da Zalman de três fans, eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

@Charles Decker cara, eu acho que ele falou isso só por falar. Do que o pessoal tem comprado, parece igual ao NT. Eu fiquei até curioso de comprar para testar, mas desisti porque não acho que vai fazer diferença. Quando eu testei o H75, achei que ia ter folga também, porque não prende tão firme, mas a temperatura é a mesma com as arruelas. Eu acho que ele falou isso só para eu comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...