Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

555 como divisor de frequência


Posts recomendados

Olá, membros.

Estou querendo fazer um divisor de frequência com um 555, onde a frequência de entrada é 244,14 Hz (4,096ms), e na saída a metade dessa frequência (8,192ms). Estou inicialmente simulando no multisim com a constante de tempo com R=3.3k e C=2.2uF, gerando a frequência desejada. Mas a forma de onda de saída está estranha, em que a borda sobe rapidamente após a descida, não esperando o próximo disparo. Alguém sabe o motivo? Em anexo está o circuito e a imagem do osciloscópio (em cima a saída do 555 e embaixo a onda de disparo na entrada).

Obrigado desde já.

circuito 555 divisor de frequência.png

osciloscópio no 555.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o 555 a forma de onda é essa mesmo, não tem milagre.

O temporizador desliga a saída antes do próximo pulso do clock, se quiser pode diminuir um pouco o valor do resistor.

Na imagem a carga do capacitor, é mostrada no gráfico laranja.

Consegui um "espaço maior no zero", simulando com um resistor de 2.7Kohm.

Se for montar na prática pode colocar até menos, no caso do Multisim 2.2Kohm deu erro (não entendi porque).

imagem4.PNG

imagem3.PNG

 

No seu caso eu utilizaria um contador CMOS ou um Flip Flop, tem vários por aí como 4013, 4029, 4017, 4022, 4029, 4518, 4520 e por aí vai. Com todos eles é possível fazer um divisor de frequência muito mais prático e preciso. Como esse:

 

imagem6.PNGimagem5.PNG

 

E aproveitando o tópico...

Certa vez precisei criar um circuito ao contrário desse aí, um "Multiplicador de Frequência". Pois eu precisava obter 2Hz precisos a partir de um maquinário de relógio (desses de parede), onde o ponteiro "anda" na frequência de 1 Hz.

Adaptando esse circuito aí, consegui fazer o tal "Multiplicador":

imagem.GIF

 

Com um formato de onda meio estranho, mas suficiente para excitar o Clock dos contadores CMOS:

imagem2.GIF

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...