Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa fonte aguenta esse pc? e a memória qual escolher?


Posts recomendados

 Eu tenho uma OCZ ATX 500W ModXStream Pro 500MXS e meu lance obviamente e levá-lo aos limites (dentr do sensato) para rodar (n) jogos no ápice da perfeição. Todos os filtros no ULTRA, por exemplo. Até o fim do ano estarei totalizando exatos R$2400 pra um up maroto na minha máquina, porém tenho algumas dúvidas que envolvem o próprio orçamento e o famigerado GARGALO. Eis as especs que pretendo ter:

 

ASUS Z170I-PRO GAMING

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-asus-z170i-pro-gaming-ddr4-chipset-z170-lga-1151-box

 

INTEL CORE I5-6600K SKYLAKE 3.5GHZ

http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-6600k-skylake-3-5ghz-cache-6mb-lga-1151-bx80662i56600k-box

 

Nisso me sobrariam em tese R$351,93, sem levar em conta que até lá os preços podem não mais os mesmo (e com certeza não MESMO).

 

E se a fonte der mesmo conta do recado, pensei em pegar uma memória. Porém não me decidi se é melhor pegar um pente Hyperx Kingston Savage 8GB 2800Mhz e inteirar a grana pra pegar mais um no próximo mês ou pegar dois HyperX Kingston Savage 8GB 2400Mhz de uma vez. Na verdade não sei se há muito diferencial de uma pra outra!

 

Mas voltando ao assunto principal minha fonte seria capaz de suportar tudo isso, e ainda correr esses jogos a digamos 60FPS + ULTRA + 4096 x 2160. Sem gargalo nem nada. Lembrando que a minha placa de vídeo é um Mid (R9 270 2GB de VRAM GDDR5). Não sei mas fora a fonte o que me dá mais insegurança é esse placa, tô sentindo cheiro de gargalo no ar, e ja cansei disso chega de PC com sttutering, ficar esperando Patchs, hotfix, reduzir filtros, resolução. Então pensem e respondam com carinho estou depositando toda as minhas esperanças (e dinheiro) em vocês, por que fora o pessoal da GV, são os únicos em quem confio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Jose Vieira Junior

 

Sua placa de vídeo é bem mediana.. O maior problema do seu PC, será ela..

 

A fonte tem um projeto antigo, mas aguenta seu PC.. Não precisaria trocar ela hoje, apesar das limitações dela.. Essa placa-mãe é Mini-ITX.. Tá montando um PC compacto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem vai dar gargalo no seu PC é sua placa de vídeo. Está sonhando super alto em Ultra 4K 60 FPS, nem GTX 1080 consegue isso. É engano seu também pensar que o consumo de energia sobe conforme a configuração que você usa, o consumo de energia máximo do seu PC vai ser um só a partir do momento que todo seu hardware está sendo usado ao máximo (o quem nem sempre vai acontecer), nenhum PC hoje em dia vai chegar perto de usar 500W.

 

Voltando ao assunto de upgrade, essas peças que escolheu estão exageradas, você pode ficar com um Core i5 6500 e uma placa-mãe B150 ou H170, e memórias 2133Mhz, já que é o máximo que os Skylake suportam (sem OC). O Core i5 não vai te dar gargalo de jeito nenhum no seu PC, o que você realmente deveria investir que é a placa de vídeo você está deixando de lado. A partir do ano que vem ela vai estar no nível de uma placa low-mid-end.

 

Qual sua configuração atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Valdo Vansley disse:

Isso não é um pc, isso é uma nave.

 Nem... O dos meus sonhos ficaria na faixa do R$4800 pelas minhas contas, talvez se eu começar a juntar agora, eu compro um no meu aniversário de 62 :D

adicionado 2 minutos depois
9 minutos atrás, RS Faria disse:

@Geovane Jose Vieira Junior

 

Sua placa de vídeo é bem mediana.. O maior problema do seu PC, será ela..

 

A fonte tem um projeto antigo, mas aguenta seu PC.. Não precisaria trocar ela hoje, apesar das limitações dela.. Essa placa-mãe é Mini-ITX.. Tá montando um PC compacto?

 Pode se dizer que sim meu micro tem uma case media, sobrava até espaço mas depois que eu coloquei essa fonte vieram seus cabos e agora sobra pouquíssimo espaço pro ar circular. Tenho muito receio quanto a este tipo de coisa. Sempre atento a esses detalhes. Faço mal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Quem vai dar gargalo no seu PC é sua placa de vídeo. Está sonhando super alto em Ultra 4K 60 FPS, nem GTX 1080 consegue isso. É engano seu também pensar que o consumo de energia sobe conforme a configuração que você usa, o consumo de energia máximo do seu PC vai ser um só a partir do momento que todo seu hardware está sendo usado ao máximo (o quem nem sempre vai acontecer), nenhum PC hoje em dia vai chegar perto de usar 500W.

 

Voltando ao assunto de upgrade, essas peças que escolheu estão exageradas, você pode ficar com um Core i5 6500 e uma placa-mãe B150 ou H170, e memórias 2133Mhz, já que é o máximo que os Skylake suportam (sem OC). O Core i5 não vai te dar gargalo de jeito nenhum no seu PC, o que você realmente deveria investir que é a placa de vídeo você está deixando de lado. A partir do ano que vem ela vai estar no nível de uma placa low-mid-end.

 

Qual sua configuração atual?

 Quanto o processador e a memória eu não escolhi assim pra ostentar e tal, é mais pelo fato desse mercado fod* que desenvolve num ritmo absurdo, hj eles são tops mas quem sabe talvez no primeiro semestre d ano que vem eles irão ser low-mid-end como a minha placa que foi coprada no começo do ano passado. Quanto ao fato do 4k só comentei por alto, nem teno monitor pra isso :), o que quero é montar um Pc bom (barato dentro do razoável) que rode os lançamentos pelo menos pelos próximos 5 anos (impossível montar esse baby monster) por exemplo. Sem chateamento, sem dor de cabeça. Meu PC é esse:

 

ProcessadorIntel Core i3-550 3.2 GHz

CoolerPadrão

Placa de vídeoRadeon AMD R9 270 2GB DDR5 OC

Placa-mãeIntel DH55PJ

MemóriaKingston Data Traveler 4GB 1333Mhz

HDsSAMSUNG HD502HJ, Western Digital 5000AAKX-003CA0

SSDsPendente

GabineteBRAZIL PC

FonteOCZ ATX 500W ModXStream Pro 500MXS

TecladoMultilaser Multimedia

HeadsetMultilaser M0164

MonitorDuex

Sistema OperacionalWindows 10 Profissional x64

BrowserMaxthon Cloud

AntivírusEu mesmo, minha atenção e consciência

 

 Obviamente eu quero que cada componente faça valer cada centavo do meu dinheiro, vocês melhor do que ninguém sabem como o mercado nacional é mercenário. Sabe se Deus quando poderei fazer outro Upgrade. Mais uma vez valeu a atenção de todos vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Jose Vieira Junior Acabei de ver sua configuração, a maioria dos seus problemas atualmente é causa da pouca memória RAM (stuttering) e seu i3 também causa gargalo em jogos mais novos, mas redução de resolução e gráfico não melhora isso, só um processador melhor, mas você acabou exagerando demais na escolha das peças. Com R$2.400 dá pra pegar um bom kit de processador, memória e placa-mãe como eu recomendei no primeiro post, o que sobrar você economiza para pegar uma placa de vídeo melhor.

 

EDIT: Core i5 são processadores high-end,nada high-end dura de um ano para o outro, são 4 anos no mínimo. ;) Sua placa de vídeo foi comprada como mid-end mas já nos últimos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Geovane Jose Vieira Junior Acabei de ver sua configuração, a maioria dos seus problemas atualmente é causa da pouca memória RAM (stuttering) e seu i3 também causa gargalo em jogos mais novos, mas redução de resolução e gráfico não melhora isso, só um processador melhor, mas você acabou exagerando demais na escolha das peças. Com R$2.400 dá pra pegar um bom kit de processador, memória e placa-mãe como eu recomendei no primeiro post, o que sobrar você economiza para pegar uma placa de vídeo melhor.

OK Guy conto com você, se fosse você quais peças você compraria. Tipo qual MOBO, quais memórias, qual placa e etc. Lembrando que viso gameplays correndo entre 45/60 FPS e a 1080p (seria excelente). Alguns títulos que eu estou de olho, Rise of Tomb Raider, The Evil Within, The Witcher 3, Scalebound, No Man's Sky e Quantum Break. Se achar melhor pode até exceder os R$2400 desde que seja um PC que você montaria pra você sem nenhum arrependimento posterior.

 Mas e AMD, seria o caso de se pensar em um FX 8350 e uma GPU GeForce ou vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Jose Vieira Junior A mesma que eu te falei acima:

 

Core i5 6500: http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-6500-skylake-3-2ghz-cache-6mb-lga-1151-bx80662i56500-box

Placa-mãe H170: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-msi-h170a-pc-mate-ddr4-chipset-h170-socket-1151-box

8Gb DDR4 2400Mhz (estão o mesmo preço das 2133Mhz, porém com latência menor): http://www.pichau.com.br/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2x4-2400mhz-ddr4-black-cmk8gx4m2a2400c14-box

 

Com essas peças e sua placa atual você ainda será capaz de rodar jogos no médio/alto 1080p com boa taxa de FPS, só ajustar certinho as configurações.

 

Não pegue FX-8350, é inferior aos Core i5 em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Geovane Jose Vieira Junior A mesma que eu te falei acima:

 

Core i5 6500: http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-6500-skylake-3-2ghz-cache-6mb-lga-1151-bx80662i56500-box

Placa-mãe H170: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-msi-h170a-pc-mate-ddr4-chipset-h170-socket-1151-box

8Gb DDR4 2400Mhz (estão o mesmo preço das 2133Mhz, porém com latência menor): http://www.pichau.com.br/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2x4-2400mhz-ddr4-black-cmk8gx4m2a2400c14-box

 

Com essas peças e sua placa atual você ainda será capaz de rodar jogos no médio/alto 1080p com boa taxa de FPS, só ajustar certinho as configurações.

 

Não pegue FX-8350, é inferior aos Core i5 em jogos.

E quanto a placa qual você me recomendaria? Estou pensando muito em mudar para a turma Nvidia

 

E esse processador eu reparei que da versão bloqueada para as versões "K" da vida á muito pouca diferença em questão preço. Por que você mudou?! (Não é uma critica é uma dúvida mesmo)

 

Me desculpe viajei agora, faz muita diferença o preço, de 1069,90 despencou para quase 890.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Jose Vieira Junior Eu te recomendaria futuramente uma RX 470 quando chegar ao Brasil, deve chegar na faixa de R$1.000 mais ou menos, ou pode pagar um pouco mais na RX 480 de 8Gb (R$1.400) com desempenho um pouco maior e mais memória, ou a concorrente NVIDIA GTX 1060 de 6Gb (R$1.500) desempenho um pouco maior no DirectX 11 mas inferior no DirectX 12 e Vulkan, e também com menos memória. Se a RX 470 realmente chegar na faixa de R$1.000 será a mais custo/benefício. 

EDIT: A concorrente da RX 470 vai ser uma outra versão da GTX 1060 com 3Gb, mas eu considero 3Gb pouco para a atualidade, e ela ainda não foi lançada nem no exterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Geovane Jose Vieira Junior Eu te recomendaria futuramente uma RX 470 quando chegar ao Brasil, deve chegar na faixa de R$1.000 mais ou menos, ou pode pagar um pouco mais na RX 480 de 8Gb (R$1.400) com desempenho um pouco maior e mais memória, ou a concorrente NVIDIA GTX 1060 de 6Gb (R$1.500) desempenho um pouco maior no DirectX 11 mas inferior no DirectX 12 e Vulkan, e também com menos memória. Se a RX 470 realmente chegar na faixa de R$1.000 será a mais custo/benefício. 

EDIT: A concorrente da RX 470 vai ser uma outra versão da GTX 1060 com 3Gb, mas eu considero 3Gb pouco para a atualidade, e ela ainda não foi lançada nem no exterior.

 Cara valeu mesmo essa troca de ideias ta sendo muito esclarecedora, eu tava até chateado pensando que não ia trocar de gpu e agora já vi uma luzinha no fim do túnel. Valeu mesmo.

 Eu não acho que essa de 8GB me seduziu, mas não tem uma lance de que VRAM não é o mais importante que o que conta mesmo são os bits?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Jose Vieira Junior Esse negócio de bits não existe mais (de quanto mais bits melhor, a R9 Fury X tem 4096 bits e nem por isso é melhor que uma gtx 1080 que tem 256bits) e a vram vai fazer diferença em 4k por exemplo ou em jogos que consomem bastante vram também (doom por exemplo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Godzilla_Giroflex disse:

@Geovane Jose Vieira Junior Esse negócio de bits não existe mais e a vram vai fazer diferença em 4k por exemplo ou em jogos que consomem bastante vram também (doom por exemplo)

 Thanks man

 Nossa tô desatualizadão nesses assuntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que importa mesmo é a Largura de Banda (Brandwidth) da memória. Não é justo comparar memórias de tecnologias diferentes por bits, a GTX 1080 usa memória GDDR5X de 5000MHz e 256-bit, a Fury X usa memória HBM de 4096bit e 500MHz, a largura de banda de uma memória GDDR5X a 5Ghz e 256-bit é de 320 Gb/s (5.000 x 256 = 1.280.000 / 4 = 320.000 MB/s), já de uma memória HBM a 500Mhz e 4096 é de 512 Gb/s (500 x 4096 = 2.048.000 / 4 = 512.000 MB/s), isso faz da memória HBM bem mais rápida do que a GDDR5, porém a placa de vídeo não é feita só de memória, todo os componentes que envolvem a placa vão definir qual será o desempenho dela. Mas a velocidade da memória faz toda a diferença em jogos cheios de efeitos de pós-processamento e também em altas resoluções, não adianta apenas no processador da placa ser forte e a memória lenta.

 

A RX 480 tem memória GDDR5 a 8Ghz e 256-bit, o que dá uma largura de banda de 256 Gb/s, eu não tenho plena certeza, mas acredito que 256 Gb/s é suficiente para lidar com 8Gb de RAM, ainda não temos games em 1080p que usem mais do que 6Gb, então não dá pra saber ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Na verdade o que importa mesmo é a Largura de Banda (Brandwidth) da memória. Não é justo comparar memórias de tecnologias diferentes por bits, a GTX 1080 usa memória GDDR5X de 5000MHz e 256-bit, a Fury X usa memória HBM de 4096bit e 500MHz, a largura de banda de uma memória GDDR5X a 5Ghz e 256-bit é de 320 Gb/s (5.000 x 256 = 1.280.000 / 4 = 320.000 MB/s), já de uma memória HBM a 500Mhz e 4096 é de 512 Gb/s (500 x 4096 = 2.048.000 / 4 = 512.000 MB/s), isso faz da memória HBM bem mais rápida do que a GDDR5, porém a placa de vídeo não é feita só de memória...

 Fala cara voltei!! Você deixou uma coisa bem clara, ambas tem seus prós e contras mas me diz dentre essas três que você citou qual é a melhor, em termos de gaming nos dias de hoje. Pergunto isso desconsiderando totalmente o orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Godzilla_Giroflex disse:

@Geovane Jose Vieira Junior A gtx 1080 seria a melhor delas.

 Cara tá difícil achar dela pra comprar. você conseguiu?

 

EDIT.: Por que é claro que eu não vou meter a cara e comprar um PowerColor da vida sabe, quero uma de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geovane Jose Vieira Junior PowerColor só trabalha com AMD, no caso da NVIDIA, as placas mais em conta e mais simples são da PNY.

 

Atualmente a GTX 1080 é a placa mais potente do mercado, mas seu preço fica em torno dos R$2.800-3.000. Essa placa não é feita para 1080p, vai ser overkill compra-la para essa resolução, porque ela vai rodar qualquer jogo a 120+ FPS, e quase nenhum processador atual tem capacidade de atingir tal desempenho em todos os jogos, então haverá gargalo, além de monitores para 120+ FPS serem caros. A resolução mínima recomendada pra ela é 1440p. Se for jogar a 1080p eu recomendo uma GTX 1060 ou RX 480, no máximo uma GTX 1070 (ela também é feita para 1440p, mas é um pouco mais fraca e mais barata que a 1080).

 

Veja aqui o desempenho da GTX 1080 em 1080p com alguns processadores:

 

tabela gargalo.png

 

Como pode ver, ela é mal aproveitada por processadores mais comuns para jogos (Core i5, FX-8350) em 1080p. Lembre-se: enquanto maior a resolução, menos o processador irá atrapalhar, porque passa a se exigir mais da placa do que do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...