Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente que emite pulso após energizado


nick4xd

Posts recomendados

Boa noite, gostaria de saber se tem algum componente/CI que emita um pulso após energizado. Preciso jogar um pulso em um 555 no modo multivibrador monoestável, porém, não tenho nenhum botão que faça esse pulso, apenas uma chave na alimentação que fica ligado direto quando acionado.

 

12+ ___/  ___ componente que necessito pulso 555

0- _______________________________________|

 

Algo assim ↑

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, nick4xd disse:

Entendi, mas dessa forma, a saída do 555 fica ligada direta, preciso de um pulso controlado através de um circuito RC.

Da forma que eu citei, a saída do 555 é ligada junto com a alimentação, mas é desligada quando atingir o tempo do circuito RC ligado nos pinos 6 e 7.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

Talvez eu não esteja entendo isso corretamente.....

 

Mas se a função disso tudo era apenas um pequeno delay para energizar um relé, não bastaria um simples circuito RC ligado na base de um BC547, com o capacitor calculado para demorar o tempo necessário, e o relé como carga de coletor???? Eu fiz isso algumas vezes, e na mesma função, ligar a saída ao amplificador ....

 

Ainda não estou entendendo pra que usar um 555 , mais um transistor .......

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu tinha uma plaquinha pronta aqui, de um temporizador usado naqueles secadores de mão. No lugar do botão coloquei o capacitor, conforme eu sugeri ao amigo @nick4xd.

Então apenas aproveitei a mesma linha de raciocínio. 

Realmente sua sugestão é mais simples, já usei em outros projetos que fiz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O potenciômetro aí é genérico, o que uso é específico para o tempo de 0-60, mas não atinge esse valor pois o diodo conduz antes do calculado.

 

Já usei zener e obtive o mesmo resultado. A história por trás deste timer é a seguinte:

 

Tenho um timer digital pronto, onde programo o horário e o minuto para acionamento da saída, porém, ele não tem a resolução do segundo, por isso, somente pelo timer, o tempo mínimo é de 1 minuto, entretanto, tenho que improvisar um circuito de delay para que eu tenha (1min - tempoRC) ou seja, se eu variar o potenciômetro de modo que ele retarde 20 segundos, terei um funcionamento da minha saída por 40 segundos, ao invés dos 1 minuto que tinha antes. A saída é um motor que faz o despejo de comida/ração para animais, e por isso, preciso de precisão, pois 3 ou 5 segundos de funcionamento implica em uma grande diferença na quantidade de comida despejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Você que havia citado usar um circuito RC, pode-me auxiliar nesse que fiz:

Screenshot (24).png

 

Nem na simulação e nem na prática funcionam. Os valores são os mesmos que estou usando (Associação de 500K e 100K com 100uF para obter RC=60)

 

Quem além do Paulo quiser responder, a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente nisso, o Zener só permite que o transistor se sature com o capacitor carregado. 

Sem ele liga praticamente direto, pois vai se saturar aos 0,6V.

Se diminuir, o Zener, vai diminuir o tempo do timer. 

Se aumentar, vai aumentar o tempo também, mas o circuito fica meio instável. 

Então 6V8 é um valor intermediário para os 12V. Mas já que está simulando teste com diodos de 5V,veja se fica melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que estou entendendo, o zener permite a condução após o valor do capacitor atingir o valor do zener, e por isso pensei que o zener ideal é aquele que representa o valor de tensão do RC, por exemplo:

 

1 Tau representa RC --> 570k * 100u = 57 segundos

1 Tau representa 63,2% de Vi --> 63,2% de 12V = 7,5V

Conclusão, um RC de 57 segundos tem variação de tensão de 0 à 7,5V, e aí teríamos a condução do zener de 7V5.

Mas pelo que vi na prática, ele conduz com um pouco mais que seu valor, cerca de 0,5V, portanto, um zener de 6V8 seria o mais próximo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...