Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
CarretaFuracão

Ram, hd ou os?

Recommended Posts

Olá a todos, estou passando por alguns infortúnios com meu computador, mas, sendo leigo, não faço ideia de qual possa ser a raiz do problema.

 

Placa-mãe: Gigabyte GA-H61M-S1 (BIOS v F1) - 2 Slots de memória, capacidade de até 16GB frequência máxima 1333hz

Processador: Core i7 2600K LGA1155 3.40GHz

Memória: Corsair CMV4GX3M1A1333C9 4GB DDR3 1333hz + CMV4GX3M1A1600C11 4GB DDR3 1600hz

Placa de vídeo: Gigabyte - Nvidia GeForce GTX 550ti 1 GB

Sistema Operacional: Windows 7 Ultimate 64bits

 

O que está acontecendo:

 

- Há alguns meses comecei a ter problemas com o Google Chrome (e posteriormente o Opera), as abas paravam de responder frequentemente e em conjunto, sendo necessário atualizar cada uma para que voltassem a funcionar. Isso acontecia principalmente ao utilizar sites como o Youtube, Nexus Mods e o Manga Fox, que aparentam ser um pouco mais pesados e carregam muitas informações/imagens. Por conta disso troquei de navegador mas nada mudou. Também era normal que acontecesse durante o uso da Steam*

- Computador reiniciando após tela azul (a única informação que eu consegui gravar foi a linha "MEMORY_MANAGEMENT" e uma contagem com Memory, Dump e Disk? Não lembro muito bem)

- Executei o Diagnóstico de Memória do Windows várias vezes e nenhum erro foi detectado

- Utilizei o Avast, o Windows Defender e o Malwarebytes, nenhum problema

- Decidi utilizar o CCleaner para fazer uma limpeza e corrigir problemas com o Registro do Sistema**

- Alguns programas (principalmente jogos) começaram a parar de responder ao serem executados***

- Instalações incompletas com mensagens de arquivos corrompidos (também principalmente jogos)

 

* Na época imaginei ser algo relacionado a um script, o "steamwebhelper killer" que encerrava, a cada 10 minutos,  o processo que a Steam utiliza para manter seu navegador embutido. Como a Valve atualizou seu sistema, o script se tornou obsoleto e uma tentativa de pará-lo foi o que causou a tela azul pela primeira vez (e mais algumas). No entanto, a tela azul também aconteceu em outros momentos aleatórios, assistindo vídeos no Youtube ou quando tinham muitas abas do Chrome abertas, por exemplo.

 

** Após utilizar o CCleaner, a tela azul parou de acontecer com tanta frequência, aliás, aconteceu apenas uma vez nos últimos dois meses, mas um novo problema apareceu: Programas parando de responder.

 

*** Percebi isso quando tentei abrir o Fallout4.exe que era lançado e parava de responder imediatamente, sendo que funcionava perfeitamente antes. Navegadores, Photoshop e alguns outros executáveis operavam como antes. Tentei algumas ferramentas relacionadas ao Fallout, como FaceRipper e o Fallout 4 Configuration Tool by Bilago, e estes dois também eram lançados e paravam de responder, cheguei a pensar que era algo ligado ao jogo que só voltou a funcionar em Modo de Compatibilidade Windows 7 e Direitos de Administrador (ao mesmo tempo, só com um ou outro ainda apresentava o problema) e ele ainda demora alguns minutos para carregar.

 

Depois disso, estava convencido de que havia excluído algo importante com o CCleaner, mas, como a maioria dos programas ainda funcionava, continuei usando o computador até recentemente, quando tentei instalar o Skyrim, baixei o jogo por torrent sem nenhuma interrupção, mas ao tentar instalar, quase todos os arquivos eram dados como corrompidos e isso já havia ocorrido anteriormente com outros downloads:

- Mesma situação, mas com outro jogo (Dark Souls 3, que cheguei a excluir completamente achando que realmente estava corrompido)

- Update Patches de outros jogos (Fallout 4 e Witcher 3) que falharam e causaram a reinstalação de ambos****

 

**** Com a falha nos updates, eles pararam de responder e precisei reinstalar tudo e não consegui porque o sistema retornava mensagens de erro dizendo que os arquivos de origem estavam corrompidos, os mesmos arquivos que foram lidos normalmente na primeira instalação.

 

Procurei formas de reparar o sistema e não encontrando nenhuma, formatei com o disco e instalei os drivers originais que vieram junto com a MoBo. Em seguida abri o Windows Update, mas ele não encontrava as atualizações, depois de horas e algum milagre, encontrou 150 e tantas para instalar, mas ficou parado em 0% por ainda mais horas. 

Reiniciei e desliguei o computador algumas vezes, até que outro milagre deixou com que as atualizações fossem instaladas ao desligar a máquina, tendo que repetir o processo várias vezes até completar todas. Ainda tenho algumas atualizações opcionais que não consigo sequer baixar, já troquei as configurações para baixar e instalar, só baixar ou só notificar, sem mudanças.

 

Enfim, depois de conseguir atualizar tudo, tentei instalar o Skyrim para ver se o problema continuava... e continuou. Agora estou com o mesmo problema de antes e com um Windows Update lento e falho.

 

O que pode ser?

Pesquisando o erro de arquivos corrompidos na instalação de jogos, achei alguns tópicos em fóruns gringos, a maioria estava abandonado e sem resposta, e os que tinham respostas, eram inconclusivos, mas foram apontados como potenciais culpados o HD, a RAM, MoBo ou Arquivos de Sistema corrompidos. Cheguei a tentar o sfc /scannow e chkdsk no Prompt de Comando elevado, o sfc encontra erros que não consegue corrigir e o chkdsk para a checagem dizendo que não pode continuar no modo somente leitura, foi a primeira vez que isso aconteceu, então não sei o que mudar.

---

Outras informações que podem ser relevantes

- Meu computador, até o começo do ano, só tinha 1 pente de 4 GB de RAM, coloquei mais um e não configurei nada (é necessário fazer alguma coisa na BIOS? Vi em um fórum gringo que pode ser)

- Quando adicionei a memória nova, também formatei o computador para instalar o Windows 7 Ultimate de 64bits, que funcionou bem por um tempo até o problema com crash do navegador começar a acontecer

- Os arquivos dos jogos fica em um HD Externo e o erro acontece mesmo tentando instalá-los nele ou copiando-os para o Desktop

- Outro problema com instaladores que começou depois do uso do CCleaner é o erro da Unarc.dll e ISDone.dll, baixei e instalei as duas tanto na pasta System32 e SysWOW64, mas o regsvr32 sempre retorna algum erro, falhando em reconhecer o módulo ou dizendo que o ponto de entrada não foi localizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Limpeza/Otimização:

 

https://privazer.com/privazer_free.exe

 

e

 

http://download.glarysoft.com/gu5setup.exe

 

Fica a critério -> substitua o Avast por outro antivirus......

 

http://denilsonmarcos.com.br/hd-tune-como-testar-hd/

 

teste a memória novamente com Memtest:

 

http://www.memtest86.com/downloads/memtest86-iso.zip

 

ou

 

http://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Manjaro

 

Agradeço pelos links, fiz a limpeza com os dois programas, muitos erros foram corrigidos. O HD Tune não encontrou nada de errado com meu disco rígido, só está faltando o memtest86, mas estou sem tempo para ele agora.

 

Também continuei fazendo as atualizações do OS, e apesar de lento, o Windos Update agora baixa e instala.

 

Sobre a descompressão de arquivos, o Privazer e o Glarysoft não mudaram nada, só consegui instalar o Fallout 4 sem nenhum erro ISDone.ddl/Unarc.dll após aplicar o DirectX End-User Runtime Web, o Witcher 3 só alegou arquivo corrompido uma única vez ao invés de várias, e o Skyrim continua dando erro em quase todos os .bsa e .esp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×