Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia estática e ssd


Lucb123

Posts recomendados

Olá, eu comprei um SSD e pretendo instalar hoje, tenho uma fonte de 600W da XFX 80 plus bronze que está ligada ao nobreak e este a uma tomada aterrada, apenas estou preocupado em relação a energia estática, devo conectar o pc direto na tomada e desligar a chave (liga/desliga) da fonte ou se eu continuo a deixar ele ligado no nobreak mesmo para que ao eu tocar o gabinete a energia estática seja transferida para a tomada aterrada, lembrando que vou apenas instalar um SSD e não tenho pulseira anti-estática, mas posso arranjar uma luva de látex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma luva de latex pode aumentar e muito a eletricidade estática em seu corpo.. Luvas anti estática são preparadas quimicamente para baixa geração ou acúmulo da eletricidade estática e devem ser usadas sempre que for importante o uso de luvas para a tarefa..  As mãos livres de luvas geram menos estática que se vestidas com luvas anti estática. 

 

Luvas de latex geram mais eletricidade estática ainda...  Faça seu trabalho sem luvas..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucb123 disse:

Olá, eu comprei um SSD e pretendo instalar hoje, tenho uma fonte de 600W da XFX 80 plus bronze que está ligada ao nobreak e este a uma tomada aterrada, apenas estou preocupado em relação a energia estática, devo conectar o pc direto na tomada e desligar a chave (liga/desliga) da fonte ou se eu continuo a deixar ele ligado no nobreak mesmo para que ao eu tocar o gabinete a energia estática seja transferida para a tomada aterrada, lembrando que vou apenas instalar um SSD e não tenho pulseira anti-estática, mas posso arranjar uma luva de látex.

Eu ja montei tanta máquina nessas quase duas décadas de contato com a área de informática, nunca tive problemas em estática. Não vejo necessidade para tanta preocupação. Esteja descalço e, antes de começar, toque em várias partes de metal de sua casa e pronto.

 

Ademais, quanto ao nobreak, qual é a marca e modelo dele? Você pode estar com uma baita porcaria aí alimentando essa bela fonte. Se quiser uma análise, informe qual é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, braconius disse:

Eu ja montei tanta máquina nessas quase duas décadas de contato com a área de informática, nunca tive problemas em estática. Não vejo necessidade para tanta preocupação. Esteja descalço e, antes de começar, toque em várias partes de metal de sua casa e pronto.

 

Ademais, quanto ao nobreak, qual é a marca e modelo dele? Você pode estar com uma baita porcaria aí alimentando essa bela fonte. Se quiser uma análise, informe qual é.

é um SMS Net Winner

https://goo.gl/images/6sJJJH

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, braconius disse:

Como eu havia previsto, péssimo nobreak. Estabilizador interno, onda pseudo senoidal e interativo. Altamente prejudicial aos seus equipamentos e ainda está subdimensionado.

Qual você recomendaria? E então devo deixar o conputador diretamente plugado na rede ou em um filtro de Linha (tenho um da SMS de 4 tomadas e dois da Force line de 4 tomadas)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Lucb123 disse:

Qual você recomendaria? E então devo deixar o conputador diretamente plugado na rede ou em um filtro de Linha (tenho um da SMS de 4 tomadas e dois da Force line de 4 tomadas)?

O computador, assim como todo e qualquer equipamento elétrico/eletrônico foi criado, concebido, para ser ligado direto na tomada. Nobreaks até podem ser utilizados, mas para não serem prejudiciais eles precisam ser online, senoidais puros e de dupla conversão. Nobreaks com essas características, para sua configuração, não custam menos de 1500~2000 reais. É por isso que seu uso é mais recomendado para máquinas de uso sensível (servidores, equipamentos hospitalares e afins).

 

Se quiser agregar proteção ao seu equipamento, o certo é utilizar um AntiSurge, como este: https://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multiprotecao-8

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo usar acessórios anti-estática caso o ambiente esteja com ar bem seco.

 

Nunca tive nenhum problema com queima de componentes por causa de estática, mas também sempre trabalhei em locais onde o ar não era seco.

 

Com as atuais ondas de ar seco que estamos tendo, não custa nada prevenir ....

 

Paulo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, aphawk disse:

Recomendo usar acessórios anti-estática caso o ambiente esteja com ar bem seco.

 

Nunca tive nenhum problema com queima de componentes por causa de estática, mas também sempre trabalhei em locais onde o ar não era seco.

 

Com as atuais ondas de ar seco que estamos tendo, não custa nada prevenir ....

 

Paulo 

Moro em Santos uma cidade litorânea, agora está com 79% de umidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Lucb123 disse:

Moro em Santos uma cidade litorânea, agora está com 79% de umidade

Como já foi dito, com essa umidade alta não vai acumular eletricidade estática nem se penteares o cabelo do rabo. Calma, tô falando do gato.. :D..

 

E quanto a deixar o cabo plugado na tomada a origem disso é que dai, e se tiveres tomadas aterradas, vais ficar com seu gabinete aterrado. Sim é possível mas isso só ajuda se contares com tomada aterrada.

Como saber se é aterrada???

Primeiro sua tomada deve ser de três pinos.

Segundo deves conseguir acender uma lâmpada entre o fio fase e o fio do aterramento. Ideal para esse teste seria usar as desaparecidas lâmpadas incandescentes..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, braconius disse:

O computador, assim como todo e qualquer equipamento elétrico/eletrônico foi criado, concebido, para ser ligado direto na tomada. Nobreaks até podem ser utilizados, mas para não serem prejudiciais eles precisam ser online, senoidais puros e de dupla conversão. Nobreaks com essas características, para sua configuração, não custam menos de 1500~2000 reais. É por isso que seu uso é mais recomendado para máquinas de uso sensível (servidores, equipamentos hospitalares e afins).

 

Se quiser agregar proteção ao seu equipamento, o certo é utilizar um AntiSurge, como este: https://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multiprotecao-8

é que assim, desde que foi construído um prédio gigante ao lado da minha casa a energia geralmente cai pelo menos 1 vez a semana ( nem que seja aquela apagada de 1 segundo ), então fica difícil não ter um nobreak, mas é tão prejudicial assim? Sempre tive e nunca tive algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Lucb123 disse:

é que assim, desde que foi construído um prédio gigante ao lado da minha casa a energia geralmente cai pelo menos 1 vez a semana ( nem que seja aquela apagada de 1 segundo ), então fica difícil não ter um nobreak, mas é tão prejudicial assim? Sempre tive e nunca tive algum problema.

Meu tio também sempre fumou e nunca morreu. É mais ou menos a mesma analogia. Esses nobreaks porcaria são como o cigarro.

 

Se aí onde você mora tem queda de energia constante e você não usa um AntiSurge, você está correndo um enorme risco de ter seus equipamentos queimados por um surto de energia. Queda de energia não causa nenhum problema. O surto de energia que pode acompanhar uma queda de energia, esse sim pode ser perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só um detalhe...

 

O SSD geralmente é lacrado.. você não toca no pcb (na placa dele),  assim como é quando vai instalar uma memória / vga....

 

Só se você QUISER, você pode encostar nos contatos do conector sata e energia do mesmo.. mas só se quiser, porque mesmo "sem querer", é muito improvável que tocarás ali.

 

E pra tocar no pcb, só abrindo o SSD, que acredito que não o fará.

 

Então... deixe pra se preocupar com estática quando tiver instalando mais memória, ou trocando a placa-mãe, ou vga... e instala logo esse ssd sem medo. ;)

 

Abraço

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...