Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Cockles

Consumo de banda larga pelo wifi

Recommended Posts

Olá pessoal, queria queria tirar a seguinte duvida:

Eu tenho uma banda larga de 10 megas aqui em casa sendo usada por cabo em um pc gamer q uso para jogos online, e wifi ligado para cerca de 5 smartphones. O que eu queria saber é o quanto de velocidade eu perco da minha conexão cabeada do pc gamer para ser comapartilhado com os smartphones ?

Não sei como funciona essa divisão mas me digam se esse exemplo segue a lógica: Digamos q dos meus 10 megas, meu pc cabeado usa 9 megas e 1 mega seja reservado para esses 5 smartphones. Isso quer dizer q se eu aumentar a quantidade de smartphones para 10, restariam então 8 megas pro meu pc e 2 megas sedo usados pelo wifi ? E se esses smartphones iniciarem trabalhos q exigem muita internet, também reduziria a velocidade da minha internet cabeada ?

Ficou meio confuso mais acho q deu pra passar minha duvida. valeu !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende de algumas variáveis, mas as mais importantes são:

1. Se o roteador não tiver controle de banda, o uso da internet é por melhor esforço, então se estiverem baixando algo o wireless com apenas 1 usuário pode usar mais banda que o resto.

2. Sim, como a internet é a mesma, se alguém usar o wireless a internet do cabo é reduzida.

3. Em alguns casos o wireless causa menor interferência mesmo sem controle de banda, isto porque o wireless é um canal lento. Então quando compartilhado com dispositivos a velocidade máxima pode ser menor que a internet, por exemplo uma internet de 50 MB e Wireless 802.11g, no wireless conseguiria no melhor caso algo e torno de 20 MB. (No entanto, se alguém estiver carregando algo, pode influenciar, já que este canal geralmente é 10% do download)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

O que eu queria saber é o quanto de velocidade eu perco da minha conexão cabeada do pc gamer para ser comapartilhado com os smartphones ?

Pode perder até ela toda se você não configurar no roteador.

Citação

Não sei como funciona essa divisão mas me digam se esse exemplo segue a lógica: Digamos q dos meus 10 megas, meu pc cabeado usa 9 megas e 1 mega seja reservado para esses 5 smartphones. Isso quer dizer q se eu aumentar a quantidade de smartphones para 10, restariam então 8 megas pro meu pc e 2 megas sedo usados pelo wifi ? E se esses smartphones iniciarem trabalhos q exigem muita internet, também reduziria a velocidade da minha internet cabeada ?

Não há divisão porque você não colocou ela. Do jeito que está se alguém for ver um vídeo e ele utilizar 5 megabits você terá 5 sobrando.

Se alguém baixar uma música usando 8 megabits você terá 2.

Configure no seu modem o que cada smartphone pode levar de banda

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ah entendi.E por a caso não teria alguma opção para que eu de prioridade para meu pc apenas enquanto estiver sendo utilizado, por exemplo, enquanto estou usando o pc o wifi fica limitado, e quando não estou usando o pc o wifi trabalha na velocidade máxima. porque se não eu teria que ativar o controle de banda quando ligar pc e desativar quado eu for desligar. Seria uma rotina muito chata hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem N formas diferentes de implementar isso. No entanto o mais acessível pra você é alterar no próprio roteador, já que os smarts se conectam a ele.

Pra fazer isso que deseja automaticamente teria que ter um roteador com ótima política de Qos (para priorizar a banda pelo aparelho) ou então toda vez que fosse na máquina teria que fazer ajustes a alterar a configuração em um tplink da vida.

O DD_WRT fazia isso mas faz tempo que não uso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais