Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor caseiros - features e possibilidades


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Eu tenho uma placa-mãe, que ganhei de um amigo parada aqui em casa, e pensei em fazer um servidor de arquivos e torrent com ela. 

É uma mini ITX Atom D525 1.8 GHz. Vocês acham que esse processador somado com 2Gb de Ram DDR2-800 dá conta do recado?

 

Tenho  um notebook e um Pc, um ps2 (que jogarei as ISOs do servidor via SMB) Dois Smarthphones e um SmartTV (Claro que não usarão o servidor ao mesmo tempo).

 

As perguntas são: Posso, de alguma forma acessar esses arquivos remotamente? Existe algum material que eu possa consultar? (Apostilas ou videoaulas ?)

 

Sou mais Familiarizado com Windows, Não tenho experiência nenhuma com Linux. Posso Usar o Windows XP, lembrando que ele é mais leve que os outros? 

 

 

Vale a pena investir em uma placa de rede Gigabit Ethernet?

 

Desde já muito obrigado meus caros. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlito 23 disse:

É uma mini ITX Atom D525 1.8 GHz. Vocês acham que esse processador somado com 2Gb de Ram DDR2-800 dá conta do recado?

 

 

tranquilamente

 

1 minuto atrás, Carlito 23 disse:

As perguntas são: Posso, de alguma forma acessar esses arquivos remotamente? Existe algum material que eu possa consultar? (Apostilas ou videoaulas ?)

 

perfeitamente, um dos acessos poderia ser feito via FTP ou sob http com algum painel de adminstracao.. material sobre isso você vai encontrar aos montes, basta usar o velho google e pesquisar sobre NAS ou servidores ftp, coisas desse tipo

 

3 minutos atrás, Carlito 23 disse:

Sou mais Familiarizado com Windows, Não tenho experiência nenhuma com Linux. Posso Usar o Windows XP, lembrando que ele é mais leve que os outros? 

 

windows xp é furada, nao creio q vá funcionar legal.. apesar de você nao ter conhecimentos em linux, há algumas distribuicoes q sao voltadas apenas para esse fim e que nao sao nenhum bicho de 7 cabecas, basta ler os tutoriais e fazer.. eu gosto muito do openmediavault.. é um sistema para criacao de servidores completissimo e fácil de administrar.. recomendo q você de pelo menos uma olhada

 

http://www.openmediavault.org/

 

4 minutos atrás, Carlito 23 disse:

Vale a pena investir em uma placa de rede Gigabit Ethernet?

 

 

sim, desde que seu roteador tb seja gigabit lan.. ou você vai trocar 6 por meia duzia

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado pela ajuda amigo.

Você falou sobre o FTP. Acha que é a melhor solução? Se eu não estiver em casa, consigo baixar o arquivo via FTP do meu notebook? Se sim, o download irá explorar toda a banda de internet oferecida?

 

Sobre o Linux, tem alguma distro que você conhece que seja de interface amigável para eu utilizar? Realmente Linux me assusta, já que eu nunca usei mesmo e não faço ideia de como configurar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Carlito 23 disse:

Você falou sobre o FTP. Acha que é a melhor solução? Se eu não estiver em casa, consigo baixar o arquivo via FTP do meu notebook? Se sim, o download irá explorar toda a banda de internet oferecida?

 

 

sim, o ftp é um protocolo largamente difundido com esse proposito, creio q seja a melhor opcao.. com relação à velocidade do download, tudo vai depender da velocidade onde voce está acessando os arquivos e se sua rede onde o servidor estiver instalado tb seja gigabit lan para que nao haja gargalos na distribuicao e acesso dos conteúdos

 

34 minutos atrás, Carlito 23 disse:

Sobre o Linux, tem alguma distro que você conhece que seja de interface amigável para eu utilizar? Realmente Linux me assusta, já que eu nunca usei mesmo e não faço ideia de como configurar.

 

 

ja falei acima.. a openmediavault é uma distribuicao voltada apenas para esse proposito.. nao tem dificuldades em usar ela, basta dar uma olhada nos proprios tutoriais e video aulas disponiveis la no site deles.. com algum tempo e dedicacao você deixa tudo configurado do seu gosto...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...