Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luan.Alencar

Como diminuir a corrente de ganho/corrente do coletor de um transistor?

Recommended Posts

Se você deseja fazer uma fonte de corrente o circuito está longe de ser esse dai..   Seu modo de medir a corrente de coletor, embora válido é muito estranho, se tirares o medidor de corrente essa corrente de coletor, agora através do resistor de 10k cairá desses 10,8 Amperes para miseráveis 1 mili Amperes, através do resistor de 10K. O Amperímetro coloca em curto esse resistor de 10k e por isso a corrente de coletor sobe desse modo.

 

Não sei o que realmente desejas fazer e para que uso necessitas disso dai.. Fica difícil te ajudar se não ficar claro onde desejas chegar..

 

Editado por faller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
42 minutos atrás, Luan.Alencar disse:

@faller Preciso fazer uma interface de corrente DC/DC onde 30 a 40mA se amplifiquem para 6A...

Vai alimentar o que com esses 6A?

De onde vem esses 40mA?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Não precisa limitar a corrente. 

Apenas coloque sua pastilha no lugar desse resistor de 10k, não se esqueça que sua fonte de alimentação deve ter 6A ou mais. Coloque um dissipador bem grande no TIP142, pois vai esquentar bastante. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O conceito de corrente é meio embaçado para iniciantes, mas vai da seguinte maneira: Não e a fonte que determina quanta corrente vai para o componente, uma fonte tem capacidade de entregar corrente "x" que pode até ser de 1000A ou infinita, quem determina quanta corrente vai para o componente é ele mesmo. Eu costumo falar que ele não "suporta até 6A", mas "puxa 6A", o que basicamente quer dizer que se você conectar o componente a uma fonte de corrente infinita, 6A passarão por ele por que ele requer 6A para funcionar em plena capacidade não por que a fonte é de 6A ou mais. Se a fonte pode fornecer até 1000A não interessa, o que importa é que a fonte tenha capacidade de suprir 6A para pastilha.

Eu colocaria um resistor de 100R ai no lugar deste de 110 para ter uma valor padrão e deixaria assim mesmo, só lembre-se de botar um dissipador nesse TIP, por que ele vai esquentar...

 

E lembre-se: tensão é totalmente diferente, não funciona da mesma maneira que corrente, então não confunda os dois... 

Editado por FelipeZ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Luan.Alencar disse:

Mas a pastilha suporta apenas 6A. E o transistor amplifica mais que isso. Tem algum problema?@Mestre88

Ela não suporta 6A, ela consome 6A. É diferente, pois a corrente medida é sempre a que está sendo consumida pelo aparelho e não a capacidade máxima da fonte.  

No caso do TIP142, ele suporta 10A, mas só vai passar por ele o que sua pastilha consumir. 

Posso dizer também que escolheu bem o transistor, pois é importante que esteja usando um com corrente maior do que a carga, assim irá Dissipar menos calor, já que está abaixo do máximo. 

Sobre o resistor ligado a base eu usaria um de 220ohm, assim irá forçar menos a saída do seu microcontrolador. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Luan.Alencar...

Qual a tensão de alimentação de sua pastilha. Seria 12 Volts???

Aplique 12 Volts nela (com o necessário cuidado de colocar dissipadores em ambos os lados da mesma, bem fixados e com pasta térmica senão queimas a pastilha), Feito isso coloque seu amperímetro em série com a mesma e aplique a tensão nominal a esse conjunto de pastilha + amperímetro em série e verás que ela a pastilha se limita em corrente, não é necessário que tu a limites. Isso só seriam necessário de a pastilha fosse para 12 Volts, por exemplo e você fosse alimentar a mesma com 24 Volts, por exemplo, que é meio burro de se fazer...

Editado por faller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×