Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como diminuir a corrente de ganho/corrente do coletor de um transistor?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Se você deseja fazer uma fonte de corrente o circuito está longe de ser esse dai..   Seu modo de medir a corrente de coletor, embora válido é muito estranho, se tirares o medidor de corrente essa corrente de coletor, agora através do resistor de 10k cairá desses 10,8 Amperes para miseráveis 1 mili Amperes, através do resistor de 10K. O Amperímetro coloca em curto esse resistor de 10k e por isso a corrente de coletor sobe desse modo.

 

Não sei o que realmente desejas fazer e para que uso necessitas disso dai.. Fica difícil te ajudar se não ficar claro onde desejas chegar..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conceito de corrente é meio embaçado para iniciantes, mas vai da seguinte maneira: Não e a fonte que determina quanta corrente vai para o componente, uma fonte tem capacidade de entregar corrente "x" que pode até ser de 1000A ou infinita, quem determina quanta corrente vai para o componente é ele mesmo. Eu costumo falar que ele não "suporta até 6A", mas "puxa 6A", o que basicamente quer dizer que se você conectar o componente a uma fonte de corrente infinita, 6A passarão por ele por que ele requer 6A para funcionar em plena capacidade não por que a fonte é de 6A ou mais. Se a fonte pode fornecer até 1000A não interessa, o que importa é que a fonte tenha capacidade de suprir 6A para pastilha.

Eu colocaria um resistor de 100R ai no lugar deste de 110 para ter uma valor padrão e deixaria assim mesmo, só lembre-se de botar um dissipador nesse TIP, por que ele vai esquentar...

 

E lembre-se: tensão é totalmente diferente, não funciona da mesma maneira que corrente, então não confunda os dois... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luan.Alencar disse:

Mas a pastilha suporta apenas 6A. E o transistor amplifica mais que isso. Tem algum problema?@Mestre88

Ela não suporta 6A, ela consome 6A. É diferente, pois a corrente medida é sempre a que está sendo consumida pelo aparelho e não a capacidade máxima da fonte.  

No caso do TIP142, ele suporta 10A, mas só vai passar por ele o que sua pastilha consumir. 

Posso dizer também que escolheu bem o transistor, pois é importante que esteja usando um com corrente maior do que a carga, assim irá Dissipar menos calor, já que está abaixo do máximo. 

Sobre o resistor ligado a base eu usaria um de 220ohm, assim irá forçar menos a saída do seu microcontrolador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Luan.Alencar...

Qual a tensão de alimentação de sua pastilha. Seria 12 Volts???

Aplique 12 Volts nela (com o necessário cuidado de colocar dissipadores em ambos os lados da mesma, bem fixados e com pasta térmica senão queimas a pastilha), Feito isso coloque seu amperímetro em série com a mesma e aplique a tensão nominal a esse conjunto de pastilha + amperímetro em série e verás que ela a pastilha se limita em corrente, não é necessário que tu a limites. Isso só seriam necessário de a pastilha fosse para 12 Volts, por exemplo e você fosse alimentar a mesma com 24 Volts, por exemplo, que é meio burro de se fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...