Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Aesthesys

Melhor lugar para adaptar um segundo cooler na placa de vídeo

Recommended Posts

Fala galera! Beleza?

 

Seguinte, meu computador possui uma GTX 970 da ZOTAC que jogando Shadows of Mordor passa dos 70 ºC. Minha meta é manter ela não passando dos 60 ºC em jogo.Para isso eu adaptei um segundo cooler ali na lateral pra jogar ar pra placa, mas a temperatura dela continua passando dos 70ºC . Qual seria a melhor posição pra eu deixar esse segundo cooler refrigerando a placa de vídeo?

 

PS: Na lateral da tampa não dá, é acrílico.

 

 

Sem título.png

 

 

^4F1951528E866D2B99390133BB3B3058196D5D1D5C43376B79^pimgpsh_fullsize_distr.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Aesthesys Na foto, parece que você só tem no gabinete um fan montado

na traseira do gabinete, por acaso você tem mais algum  montado na frente

do gabinete jogando ar frio para dentro? Se o cooler da placa de vídeo não

recebe ar fresco, fica difícil ele ter um bom desempenho.

 

 

adcarvalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho

 

Sim, tenho só 1 fan traseiro jogando o ar quente pra fora. Na frente, tenho apenas este fan adaptado. Além de ter realizado testes com a tampa lateral aberta, a parte de trás do fan adaptado fica completamente fria, não existe massa de ar quente ali. Então acredito eu que o ar que ela está jogando pra frente seja igualmente frio. Já o fan traseiro, antes da adaptação não se percebia um fluxo forte de ar saindo de trás do gabinete. Hoje, se coloco a mão ali trás é notório o ar saindo de lá.

 

A questão é: se naquela posição o fluxo de ar se torna eficiente o bastante pra ajudar minha Zotac a não passar dos 60ºC jogando Shadows of Mordor. Pois mesmo com essa fan adaptada ali a temperatura da placa não mudou. Eu havia pensado em grudar essa fan na parte da frente do gabinete, mas quando feito isso, ela perde mais da metade da potência. É como se as grades mais atrapalhassem do que ajudassem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você não mencionou o modelo do seu gabinete então fica difícil ter uma ideia do que você pode fazer, porém de forma genérica coloque tantos fans quanto possivel na parte da frente puxando o ar externo para dentro do gabinete e se essas gavetas de SSD e de driver óptico não estiverem sendo usadas retire elas para não atrapalhar o fluxo de ar.

 

Outra coisa que pode ser feita é aumentar a rotação dos fans da placa de vídeo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Aesthesys Não precisa ficar preocupado. A temperatura de 70ºC é a temperatura normal de trabalho da placa de vídeo (longe do limite ainda) e não oferece risco algum ao funcionar dessa forma. Não tem nada de errado em alcançar essa temperatura jogando.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso um gabinete com boa refrigeração e que tem 6 fans instalados. Mesmo assim, dependendo do jogo e da temperatura ambiente, a minha 970 chega aos 70°C. Colocar mais fans não vai te ajudar. Desencana disso. 70ºC é comum para uma GTX 970 e está bem abaixo do limite dela, como mencionou o colega @Foxwalt.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×