Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de hd externo de pequena capacidade para nintendo wii u


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal,

possuo um console Nintendo Wii U Deluxe, com memória interna de 32GB. Com a compra de três jogos pelo eShop, DLCs e atualizações, a memória do meu console já está cheia (alguns jogos podem chegar a ocupar mais de 20GB, o que complica as coisas). Bem, o Wii U não possui suporte a HD interno e a expansão é feita através de um drive externo (HD mesmo, não vejo sentido em colocar um SSD ali, apesar de ver algumas pessoas dizendo que pode fazer alguma diferença no carregamento dos jogos).

 

O problema é que, em qualquer uma das 4 portas USB do console, a corrente máxima possível de ser fornecida é inferior à que um computador poderia fornecer. Por isso, a Nintendo disponibiliza uma lista de discos com alimentação USB que apresentam baixo consumo energético e são compatíveis: http://en-americas-support.nintendo.com/app/answers/detail/a_id/1359/~/what-external-storage-devices-can-be-used-with-wii-u%3F

 

Possuo um dos discos da lista, um Seagate Expansion de 1TB. Já testei e funcionou. O problema é que preciso dele para fazer o backup dos meus dados e ele não pode ficar ali. Não quero comprar outro semelhante porque vou gastar em capacidade que não vai ser usada. Creio que 250GB seria o ideal, jamais vou usar mais que isso.

 

Procuro, portanto, um disco rígido de 250GB com alimentação via USB (não gosto da ideia de ter que usar uma fonte própria) e baixo consumo energético, igual ou menor ao do Seagate Expansion. Não sei se comprar um adaptador que permita usar duas entradas USB simultaneamente para alimentar o HD seria interessante, já vi pessoas em fóruns internacionais dizendo que funciona, mas prefiro deixar isso como última opção. Os modelos que encontrei via Mercado Livre parecem ser apenas gambiarras reaproveitadas de HDs de notebooks antigos, quero algo novo e confiável.

 

Alguma sugestão? Não tenho preferência por marca. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Foxwalt.

 

Não tenho exatamente uma sugestão de HD externo para você.Não conheço esse modelo de HD externo que você tem no momento. Mas olhando as possibilidades no link que você passou, conheço bem os modelos da WD. Com base nisso pensei na possibilidade de se ter um HD conectado no router de forma que você poderia acessar o HD via intranet de forma a manter seus backups e usar para os jogos. 

 

Como é só um HD sempre há a possibilidade de apresentar defeito, mas acredito que você tenha seus arquivos guardados em mais de um HD, desta forma o risco de perda de arquivos fica reduzido. Claro que o ideal seria ter um NAS com no mínimo 2 HDs. Eu estou para implementar essa ideia até o fim do ano ou começo do ano que vem. 

 

Um NAS possibilita fazer os backups e acessar arquivos de qualquer lugar com qualquer aparelho.

 

Depois poste aí o que vocçê acha da ideia.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@LuftVanship_WD Obrigado pela resposta. :)

 

Sim, esse HD de 1TB que uso para backup é uma das cópias que eu tenho e ainda o mantenho escondido. Mantenho os arquivos em dois computadores também. Assim fico livre de problemas com defeitos ou roubos.

 

Sobre sua ideia, seria comprar algo assim e usar para compartilhamento? Eu até já tenho um roteador com USB aqui, mas ele só permite um dispositivo e a impressora já está lá.

 

Eu estava procurando um HD externo compacto e sem fonte para o videogame também pensando no transporte dele. É relativamente comum levá-lo para a casa de amigos. O compartilhamento, no caso, não ajudaria nisso.

 

Não queria ter que comprar um HD externo de 1TB só para o videogame porque seria gasto com espaço que não vai ser usado, mas está bem difícil encontrar modelos de menor capacidade. O console aparentemente cria uma partição com formato Linux próprio e impede o uso do HD para outras finalidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Foxwalt.

 

Realmente está difícil de achar HD externo menor que 1TB. Talvês a opção seja comprar um case e por um HD de 250GB nele. Achar HD interno novo de 250GB deve ser mais fácil do que externo.

 

Evite os usados, pois não tem como saber do histórico deles. A naõ ser que você tenha um vendedor de confiança e mantenha o backup sempre em dia.

 

Depois posta aí o que decidiu.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@LuftVanship_WD Pois é, esse é o problema. Os externos de 250GB que encontrei por bom preço são apenas aquelas gambiarras que o pessoal do Mercado Livre faz com HDs usados retirados de notebooks... E nisso eu não confio, é roleta russa.

 

Eu pegaria um de tamanho menor pela economia, pensei nisso de comprar um HD interno e colocar em um case e fui ver os preços. Encontrei um HD de 160GB novo em uma loja aqui de Belo Horizonte e, com o case, a diferença para um HD externo de 1TB novo ficou em R$90,00... Não faz sentido.

 

Vou ver o que faço aqui. Se acabo arriscando nesses baratos do Mercado Livre mesmo, já que só vou usar no videogame e a eShop pode baixar tudo novamente da mesma forma que a Steam faz caso dê algum problema, ou se compro outro de 1TB igual ou semelhante ao meu, que inclusive estão na lista oficial de HDs recomendados pela Nintendo.

 

Obrigado pela ajuda. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...