Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre a m5a78l-m/usb3 e a m5a78l-m plus/usb3?


Brenozzzz
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Eu ia comprar a M5A78L-M/USB3 (http://www.kabum.com.br/produto/37889/placa-mãe-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-usb3-4xddr3-hdmi-dvi-vga-usb-3-0-boost-proc-140w-porta-serial-saida-spdif) mas logo depois eu vi a versão plus dela (http://www.kabum.com.br/produto/79455/placa-mãe-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-plus-usb3-2xddr3-suporta-ate-125-watts-hdmi-dvi-vga-core-unlocker-usb-3-0-frontal-audio-gamer), qual a diferença entra as duas além do audio? já li o manual de ambas e não vi praticamente nada, os slots da versão normal também são pcie 2.0?

 

E por fim existe alguma placa para AM3+ melhor nessa faixa de preço?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Hugh Laurie Ele vai usar com um Phenom, não com um FX... Nesse caso, o chipset está de acordo com o processador.

 

@Brenozzzz A única diferença que vi nas especificações é o fato da Plus suportar teoricamente processadores até 125W, enquanto a outra suporta teoricamente até 140W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Brenozzzz disse:

Bom, minha ultima duvida então, é que no site da ASUS deixa bem claro que a Plus é pcie x16 2.0, já na normal tem apenas pcie x16, ela é versão 2.0 também?

Ambas são 2.0, por limitação do chipset..

 

Mas pode usar qualquer VGA nelas, sem problemas..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugh Laurie Putz, eu ganhei uma gtx 950 e tava trocando a mobo e fonte pra usar, mas de qualquer forma não tem como ser pior que minha APMCP68.

 

@RS Faria Valeu, eu tava na duvida porque apesar de todos os sites de vendas falarem que é 2.0, o site oficial não fala nada.

 

Valeu todo mundo pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Não, eu comprei um pc já faz alguns anos, e veio com a APMCP68, assim como eu ganhei uma gtx 950 eu vou trocar a fonte que é generica e aproveitei para trocar a placa-mãe já que a minha os caras que montaram encheram de cola quente e além disso ela é pcie 1.0.

 

@Hugh Laurie Eu tenho 630 para fonte mais placa-mãe, a fonte eu vou pegar uma corsair CX-430W que deu R$ 255.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Hugh Laurie Mas o seu problema nesse caso não seria a queda brusca de desempenho do processador provocando gargalo na placa de vídeo? Limitação na placa de vídeo mesmo não creio que exista por culpa da placa. E, pelo que me lembro, sua placa era a LX/BR e não a USB3.

 

@Brenozzzz Se você comprasse uma com chipset 970, teria potencial para fazer upgrades seguros para processadores FX. Não sei se valeria a pena com a Sexta Geração da Intel e os Zen da AMD chegando, mas existe a possibilidade.

adicionado 2 minutos depois

@Brenozzzz Ah, então a placa-mãe está funcionando. Você também não teria perdas de performance por usar uma placa como a GTX 950 em um slot 1.0.

 

Troque a fonte e continue com a placa-mãe. Se você notar qualquer comportamento estranho aí sim você pensa em trocar. Talvez devesse pensar é em trocar o kit inteiro depois, já que seu processador é bem antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt O processador não caia tanto não o uso. Ele nem se quer chegava em 40% de utilização. O problema principal era a queda de utilização da placa de vídeo.

@Brenozzzz

Mais barata, e fiz um testdrive nela com meu FX 8350 e a R7 360, por mais de duas horas e nenhuma queda de fps.

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-78lmt-usb3-chipset-amd-760g-socket-amd-am3-box?gclid=Cj0KEQjwouW9BRCN0ozIifTI6_cBEiQAD9gNsbiKVhJG95SfunXtEsvy8AIaYzmICaR8QBRWB3VkP5saAkMV8P8HAQ

A placa mesmo sendo também do chipset 760g tem uma qualidade muito melhor que essa ASUS tosqueira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Brenozzzz Sim, é bem ruim. Se você tem a opção de não comprar uma 760G para um FX, então você não compra uma 760G para um FX.

 

Pretende trocar de processador em dezembro? Minha opinião é que você continue com a placa-mãe atual, até porque acredito que trocar não vai te trazer benefícios de performance em jogos. Depois você troca o kit (processador + placa-mãe + memórias) inteiro.

 

@Hugh Laurie Aí teríamos que ter testes profundos para entender certinho o que estava acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Brenozzzz Tecnicamente seria compatível, mas problemas de incompatibilidade são imprevisíveis e podem acontecer. Por que você simplesmente não testa antes de decidir trocá-la? É normal essa placa passar desconfiança, nisso vou ser sincero, ela é bem ruim mesmo.

 

Sobre perdas de performance, você poderia ter alguma perda usando o 1.0 com placas de vídeo bem potentes. No caso da GTX 950, não.

adicionado 0 minutos depois

Fontes interessantes seriam a Seasonic Silent (a melhor), a Corsair CX, a PCYes! Electro ou a XFX XT. Tem também a EVGA Bronze, mas deixe como última opção. Com Certificação White, inferior, temos as linhas PCYes! Shocker e EVGA White. Aí você escolhe da potência que preferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

@Foxwalt O processador não caia tanto não o uso. Ele nem se quer chegava em 40% de utilização. O problema principal era a queda de utilização da placa de vídeo.

@Brenozzzz

Mais barata, e fiz um testdrive nela com meu FX 8350 e a R7 360, por mais de duas horas e nenhuma queda de fps.

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-78lmt-usb3-chipset-amd-760g-socket-amd-am3-box?gclid=Cj0KEQjwouW9BRCN0ozIifTI6_cBEiQAD9gNsbiKVhJG95SfunXtEsvy8AIaYzmICaR8QBRWB3VkP5saAkMV8P8HAQ

A placa mesmo sendo também do chipset 760g tem uma qualidade muito melhor que essa ASUS tosqueira.

Nessa faixa é a melhor opção mesmo, a Asus concorrente dela é uma dor cabeça. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Nenhuma placa com chipset 760G é realmente adequada para processadores FX. O ideal é comprar uma com chipset 970.

Algum link que mostre factualmente as diferenças entre as placas? Pois parece que o pessoal aqui vive repetindo isso, mas até agora ninguém evidenciou a diferença, especialmente com processadores 8 núcleos.

 

O que eu vejo o pessoal de forum gringo dizendo é que a GA-78LMT-USB3 é uma boa placa pois contém "power phases" suficientes e dissipador nos VRM's. Já a M5A78L-M/USB3 é de qualidade bem inferior e não possui dissipador nos VRM's.

 

Ai vem as placas abaixo que são consideradas MUITO ruins para processadores FX:

 

M5A78L-M LX PLUS
GA-78LMT-S2P
GA-78LMT-S2PV
GA-78LMT-S2
760GM-P23 (FX)
960GM/U3S3 FX
760GM-P34(FX)
880GM-LE FX
980DE3/U3S3
760GMA-P34(FX)
M5A78L-M LX
M5A78L- LE

 

Então eu acho que não depende SÓ do chipset, como se ele sozinho ditasse a qualidade da placa e o manejamento de processadores FX. Acho que tem que ver a placa em si, se a construção é boa para o preço, como ela cuida dos VRM's, se ela aguenta o TDP do processador, etc.

 

55 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

Mesmo assim, se colocar uma vga melhorzinha nela vai dar *****

Melhorzinha tipo o que? Eu nunca ouvi falar nisso.

 

33 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

Aconteceu comigo. Não era somente o processador que era capado em momentos de stress, a placa de vídeo também caía frequentemente a utilização por aquecimento da mobo

Acho que foi azar mesmo, pois meu chipset fica a 30 graus em estresse (25 graus agora que a temperatura caiu na região da Serra Gaúcha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugh Laurie

 

Em 10/08/2016 às 19:04, Hugh Laurie disse:

placa-mãe: ASUS M5A78L-M LX BR V2

 

Por isso :P

 

Acho que a única placa barata que eu recomendaria para um FX é a que eu tenho, a GA-78LMT-USB3 (agora que vi que o Nascar também recomendou ela). Menos que isso é arriscar muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...