Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre a m5a78l-m/usb3 e a m5a78l-m plus/usb3?


Brenozzzz
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

@AmarildoJr Sem refrigeração adequada, a Gigabyte pode dar problemas do mesmo jeito. Tem opções melhores e opções bem infelizes de placas 760G, mas quem quer ficar realmente livre da chance de ter dores de cabeça compra uma placa decente com chipset 970, que foi o chipset realmente desenvolvido para os FX. Se você indica 760G, é sua opinião. Eu não indico, por melhor que seja a 760G. Fora o fato dessas placas possuírem menos recursos e limitarem o uso de memórias em 1600MHz (sendo que o padrão dos FX é 1866MHz).

 

E a Asus e a Gigabyte apresentam o mesmo design 4+1 de power phases, apesar da Gigabyte ser melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Foxwalt disse:

Se você indica 760G, é sua opinião. Eu não indico, por melhor que seja a 760G

Não é que eu indique tipo "compre uma placa com 760G porque com absoluta certeza não dará problemas" hehehe, é que eu nunca vi um teste da placa 970 mais barata contra a GA-78LMT-USB3 (Rev 6.0) mostrando que de fato o chipset sozinho é o que capa processador e VGA.

 

A única que eu posso indicar é a GA-78LMT-USB3, pois mesmo tendo o 760G ela é uma boa placa pelo preço cobrado e até agora só vi uma pequena parte de consumidores (uns 15) com problemas relacionados a ela.  Acho que, de todas as milhares de placas e peças vendidas (independente do fabricante), é razoável que várias vão dar problema de superaquecimento ou outros defeitos. Só acho que as pessoas que tiveram problemas relatados na internet são uma pequeniníssima parte dos consumidores e que não representa o montante total que se deu bem. É assim aqui no fórum mesmo, se você for ver pessoas dizendo que o recém comprado i5/FX/Celeron/i7/Phenom está chegando a 80 ou 95 graus, ou que a VGA nova esquenta muito e capa o desempenho, a pessoa pode acabar não comprando o produto pois acha que aquilo representa uma "norma" matemática.

 

Deve ter uma lista de produtos defeituosos por ai, se alguém souber favor indicar. A única lista desse tipo que eu conheço é a de HD's, que mostra quantos dão defeito por marca.

 

33 minutos atrás, Foxwalt disse:

mas quem quer ficar realmente livre da chance de ter dores de cabeça compra uma placa decente com chipset 970, que foi o chipset realmente desenvolvido para os FX

Estás corretíssimo, ainda mais com tanta placa 760G de baixa qualidade, fica difícil recomendar esse chipset mesmo.

 

33 minutos atrás, Foxwalt disse:

Fora o fato dessas placas possuírem menos recursos e limitarem o uso de memórias em 1600MHz (sendo que o padrão dos FX é 1866MHz).

Estranho, eu tenho dois módulos HyperX de 1866 e a minha placa automaticamente os bota em 1866, não preciso nem fazer OC nelas (aquele seletor de frequência está em "[Auto]"). Já botei em 2300 MHz também, funcionou normal (aumentou de 24 GB/s para 26, quase 27).

 

Quanto as funcionalidades: aí não sei pois nunca comparei o preço dela com outras placas. Quem sabe eu fiz mau negócio? ehehehehe

 

Aqui as memórias.

 

r1Zgw0G.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@AmarildoJr O problema real dessas placas nem é o chipset em si, mas sim o circuito regulador de tensão. Os circuitos presentes em placas 970, dimensionados desde o princípio para processadores FX, são muito mais "parrudos" que os das placas 760G, que mantém o projeto para os processadores com os quais foram projetadas para funcionar (Phenom II). O risco de ter problemas nesse sentido em placas 970 é quase zero perto do risco de ter os mesmos problemas em placas 760G.

 

Quanto ao fato de o menor preço valer a pena ou não, vai da opinião de cada um. Eu definitivamente não acho essa placa boa pelo preço cobrado, pelo simples fato de poder comprar uma placa-mãe 970 por pouca coisa a mais. Na Kabum!, por exemplo, a diferença entre ela e a 970 mais barata é de apenas R$85,00. Considero isso uma diferença insignificante levando em consideração que teria uma placa muito mais moderna, livre para colocar qualquer FX dentro das especificações de TDP dela sem risco de problemas, com boa capacidade de fazer overclock, suporte nativo a memórias de alta frequência, mais recursos e maior disponibilidade de slots e opções de upgrades.

 

http://www.kabum.com.br/produto/48426/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-matx-ga-78lmt-usb3-ddr3-hdmi-vga-usb-3-0-raid-ide/?tag=78lmt

http://www.kabum.com.br/produto/45733/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-d3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0/?tag=970

 

Não tem nem comparação...

adicionado 6 minutos depois

Mesmo o risco da placa da Gigabyte que você usa ter problemas ser consideravelmente menor que o de outras 760G, eu definitivamente acho aqueles R$85,00 o melhor investimento que alguém poderia fazer. É como comparar um Chevrolet Prisma com um Mitsubishi Lancer Evolution (só consigo pensar em comparações com carros). :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Breno, a título de experiencia pessoal, eu usei um fx 6300 com asus m5a78l-m lx/br e depois com uma m5a78l-m lx3.Não fiz overclock, usei placa de áudio xonar dgx 5.1, placa de video ati radeon.Com a lx/br eu tinha 2x4gb ddr3 1333 kingston e com a lx3, 2x4gb 1600 vengeance e fonte cxm430w real, ambas da Corsair com monitor lg 21 fullhd..Nunca tive travamentos e coisas desse tipo.É verdade que os chipsets 760 são mais fracos e que os 990fx são os mais fortes, seguidos dos 970.Ai vai do que voce quer fazer em termos de pc e quanto tem em caixa.As placas que te causam dúvida tem diuferenças como: a plus usb3 tem conector usb 3.0 na placa-mãe a usb 3 não.Em compensação o áudio da usb3 é muito melhor que o da plus usb3, que tem suporte a processadores com  tdp 125w, enquanto a usb3 tem a processador com tdp 140w.Outra coisa:esses 2 modelos de placa tem hd sata 3.0 gbs e com certeza voce vai seu hd deverá ter 6.0 gbs.Funciona normalmente, mas se a mobo tivesse sata 6.0bts haveria uma maior velocidade na transferencia de dados entre o hb e a mobo(placa-mãe). configuração ideal depende do que voce quer fazer e de quanto tem disponível prá gastar.Espero ter ajudado.Feliz 2017 prá voce e os seus!

adicionado 6 minutos depois

Mas uma dica:sempre usei o cooler coolermaster thx3 evo que está na faixa de 100,00.nunca tive problemas de superaquecimento, até porque, não sou adepto de fazer OVERCLOCK, apesar de ter experimentado uma única vez.a minha próxima configuração pretendida é uma gigabyte ds3p, fx 6300, 2x8gb kingston hiperfuryx, gforce 650ti, já que essa mobo não tem video onboard, 1 monitor lg 23 e fonte pcyes shocker de 500 wats real, uma dgx 5.1 de novo.Mas o orçamento anda apertado...Felicidades com seu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá pessoal,beleza?

Estou preste a fazer um upgrade no meu PC (atualmente queimou BSOD).

 

Estou fazendo simulações de custo x benefício na kabum (fx8300+cx430w+sapphire r7 250 ddr3+ram4gb hyperX 1800mhz ddr3), mas devido a este tópico fiquei em duvida em relação ao mobo 760g. Além da 970 ser + cara, tenho outro problema, o meu gabinete é micro então será necessário trocar o gabinete também?

 

Não sou expert em hardware e tão menos em AMD, pois estou migrando devido ao custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Moderador
10 horas atrás, Chuck_Noia disse:

Estou usando FX 6300 com GA78LMT-USB3 a quase 3 anos e nenhum problema, bem refrigerado e cuidando com limpeza.

 

Agora vou fazer upgrade de VGA para RX 550 e vamos ver se vai aguentar de boa sem gargalo

 

Vai funcionar normalmente, usei o FX-6300 com a RX 460 tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...