Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MarkimBandahia

Troca de cores led rgb k1344

Recommended Posts

Olá a todos, sou novo aqui e se tiver postado em local errado me perdoem. É o seguinte, estou fazendo um projeto para ligar 10 leds RGB K1344 ao mesmo tempo e gostaria de ter o controle das cores manualmente, usando 1 potenciômetro de 10 k para cada uma das cores do led. Irei usar 9 volts como alimentação e resistores de 330 omhs para a cor vermelha, e 270 omhs para as cores verde e azul. Minha dúvida: a potência do resistor neste circuito seria de muita importância? 1/4 w ou 1/8 w? Sendo 10 leds, seriam 30 resistores e 3 potenciômetros certo?  Outra dúvida seria: Eu conseguiria inúmeras cores girando os potenciômetros? Grato...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

-sim. Consegue girando (considere a última resposta 'não'). Algo como acontece (acontecia) nas tv's de tubo. 3 cores com controle individual de intensidade gerava as d+.

-sim. a potência é importante. De pŕática sugiro 1W + . Tem até cálculos pra isso mas no momento estou sem condições de te explicar. Se desejar aguarde algum bom samaritano.

-não. potenciometro de 10k sozinho não vai dar (a não ser que seja de vários W de potência). O de 10K controlando a corrente de coletor de um transistor é uma opção. De fato, o melhor mesmo penso ser 3x 555 na configuração pwm. Por gentileza google "555 led pwm".

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isadora  Ferraz, foi pesquisar sobre os 555 led pwm, ai fiquei mais confuso. (rsrsrs) é o seguinte, preciso colocar 10 leds num braço de um contrabaixo, e estes leds precisam mudar de cor, mas não automaticamente e sim pquando quem estver tocando desejar. Então depois de instalados a escala é colada o braço ficando quase que impossível retirá-la novamente caso um led queime. E tem que ser alimentados com uma bateria de 9 volts. Vi um vídeo no youtube, que ensinavam como mudar a cor de um led RGB com os potenciômetros, mas lá, neste vídeo não usavam nem um CI, somnte os pots e resistores devidos para cada cor. Alguém aqui conhece ou poderia bolar um esquema para tal, usando um 555 pwm? Eu compro se for o caso. Teria que ser um circuito pequeno para caber dentro do corpo do contrabaixo, alimentação bateria de 9 volts para alimentar 9 leds RGB. Grato pela compreensão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais