Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Marck33

Tv digital

Recommended Posts

Com a digitalização das emissoras de televisão, tornou-se necessário o espectador adquirir um aparelho que receba o novo sinal.

Muito se pergunta: o que e como funciona o conversor digital (nos casos da TV de tubo) ou o receptor nos (casos dos TV LCD iluminado por LED (diodo emissor de Luz)?

Conversor: recebe o sinal com 1920 pixels em 1080 linhas em  33 milésimos segundo ou em 1280 pixels em 720 linhas em 16 milésimos de segundo e permite ao usuário ajustar manualmente para que a imagem seja desenhada com 600 pixels em 480 linhas em até 33 milésimos de segundos ou até mais dependendo da capacidade da  câmera.

Receptor: recebe o sinal e transmite com 1920 pixels em 1080 linhas em  33 milésimos segundo ou em 1280 pixels em 720 linhas em 16 milésimos de segundo.

 

Como o conversor ou o receptor "constatam" a resolução:

O televisor digital ou o conversor tem um programa chamado firmware que é responsável por especificar o que os aparelhos suportam.

Isso funciona na prática da seguinte forma: a imagem que é decodificada (no caso do conversor) ou recebida (no caso do receptor) deve estar dentro das especificações do firmware.

No caso dos televisores de tubo, a imagem vai entrar no conversor 1080i e sair para a TV.

No caso dos televisores atuais a imagem entra igual a que saiu da emissora, 1080i.

 

Obtendo o melhor desempenho do televisor digital (Apenas aplicável para televisores digitais)

 

Imagem

O brilho e o contraste são os ajustes mais significativos para obter boa definição de imagem.

 

Relação entre resolução, tamanho de tela, qualidade de imagem e distância

Quanto maior a resolução, mais potente é o brilho da lâmpada, maior é o contraste por isso recomenda-se que quanto maior o tamanho da tela, maior a distância da tela para que o usuário não perceba o tamanho dos pixels.

 

Áudio:

Eu li vários comentários sobre áudio nos televisores LED. Nesses comentários pessoas reclamavam da qualidade do áudio.

Pois bem, eu vou dar uma dica. Primeiramente digo que não tenho como hábito fazer propaganda de fabricante de televisor, mas neste caso específico, não tenho outra saída.

Os fabricantes LG e Samsung oferecem uma ferramenta chamada equalizador para ajustar o tamanho que a onda (agudo, grave e médio) vão sair no autofalante no menu (som).

Outros fabricantes como AOC, Philips (pertence ao dono da marca AOC) e Philco oferecem ajustes de agudo e grave.

 

Home teather e o televisor

 

Basicamente no tempo dos televisores de tubo era necessário leitores de DVD para decodificar som e vídeo, uma vez que os televisores tinham esse serviço nativo e 5 caixas acústicas para fornecer uma divisão do áudio em 5 canais (direito, esquerdo, frontal, traseiro e woofer) para que tivesse áudio pelo menos estéreo.

Atualmente os aparelhos maiores do que 40 polegadas dispensam suporte para surround, tornando desnecessário o Home teather.

 

 

 

Editado por Marck33
erros
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×