Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jeppherson

GPU não está aproveitando o máximo

Recommended Posts

Boa noite. Enfim, estou conseguindo postar um tópico por conta de algum erro no site (desativei a execução de plugins e JavaScript). Vamos lá para o meu problema:

Eu tenho uma GTX 950 da Galaxy EXOC e eu monitoro tanto ela (GPU) quanto a CPU (da GPU: Temperatura, uso dela e velocidade em % dos fans) e da CPU apenas a temperatura e o uso dela. Notei que a GPU usa de 10% à 50% mesmo com todas as configurações no máximo, baixo, só usa entre 10% e 50% (na minha antiga GTX 650 usava 99% dela e rodava a 100/150FPS, ou seja, com a GTX 950 estou rodando muito abaixo do que rodava com a GPU anterior. Rodo na casa dos 50/80FPS).

O que posso fazer para a GPU usar 99% dela?

Configurações:
Processador: i3 3210
Placa-mãe: H61M-S1
Placa de vídeo: GTX 950 Galaxy EXOC WHITE
Memória RAM: 2x4GB HyperX Fury DDR3 1333MHz
HD: 1TB
Fonte: 400W Plus Bronze CoolerMaster (GX II)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Jeppherson

Como fica o uso de CPU? E quais jogos você usa?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria O uso da CPU eu não consegui acompanhar pelo MSI (por algum motivo só mostra a temperatura, mesmo optando por mostrar o uso da CPU 1). Eu estou jogando CS:GO com gráficos no Médio sem Filtros e com a Renderização Multi-nuclear desligada.

Compartilhar este post

Link para o post

up

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeppherson

Era pra mostrar o uso de CPU.. Pelo gerenciador do Windows, dá pra ver também.. Não é tão prático, mas dá pra ter uma ideia..

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Fica variando entre 80% e 95% chegando a 98%.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Jeppherson disse:

Fica variando entre 80% e 95% chegando a 98%.

Isso é gargalo.. A GTX 950 é BEM mais potente que a GTX 650..

Você joga em que resolução?

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Estou jogando no médio sem filtros e sem renderização multi-nuclear para ver quantos FPS consigo alcançar.
A GTX 950 dá gargalo com i3 3210? No que eu pesquisei disseram que não. Se sim, eu posso trocar para um i5 da 3ª geração que não dá gargalo?

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeppherson

Qual a resolução do seu monitor? O problema deve ser esse..

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria 1600 x 900

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeppherson

Dá uma pesquisada, e veja sobre o DSR da NVIDIA.. Ele força a VGA a renderizar o jogo numa resolução mais alta, antes de reverter de volta pra resolução padrão do seu monitor.. Deve aliviar um pouco as coisas aí..

CS:GO é um jogo bem leve.. Por isso, as VGAs mais atuais operam abaixo dos 100%.. faz esse teste.. Se melhorar, já sabe... por acaso, não tem nada em segundo plano aberto, enquanto você joga?

Editado por RS Faria

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Ok, vou testar o DSR. Apenas o Skype que fica aberto.

adicionado 4 minutos depois

@RS Faria Não achei a respeito do DSR em português.

Compartilhar este post

Link para o post

up

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um outro teste: desinstalei e instalei o CS:GO novamente e agora a GPU está usando 99% de sua capacidade mas a CPU está entre 30% e 45%. As temperaturas são boas para ambas. Será que é gargalo? Processador i3 3210. Se for, trocar para um i5 3330 resolveria?

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeppherson

Mudou tanto assim, só reinstalando o jogo?? Se está assim, tá ótimo.. Tá como deveria estar: alto uso de GPU e baixo de CPU.. O FPS melhorou?

Compartilhar este post

Link para o post
43 minutos atrás, RS Faria disse:

@Jeppherson

Mudou tanto assim, só reinstalando o jogo?? Se está assim, tá ótimo.. Tá como deveria estar: alto uso de GPU e baixo de CPU.. O FPS melhorou?

Testei em outro jogo como Minecraft e a GPU está sendo usada em 100%, enquanto a CPU está sendo usada em 40%.
Detalhe: mesmas configurações anteriormente estava sendo usada em 40% da GPU

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Eu achei um possível problema que era um cabo impedindo que o conector da placa de vídeo conectasse no PCI Express. Pensei que era um, mas fui jogar no CS:GO a CPU estava usando entre 40% e 50% e a GPU entre 20% e 30%.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais