Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R9 390x forçar clock abaixo pode prejudicar?


Posts recomendados

Senhores, bom dia!

 

Gostaria de tirar uma dúvida com os senhores, procurei algo relacionado no google mas não consegui solucionar meu problema.

Recentemente comprei um monitor para ser auxiliar pois uso também uma televisão, até aí tudo bem, tudo funciona perfeitamente..

Porém, quando conectei o monitor, o clock da memória fica em full load, ou seja, fica o tempo todo 1500mhz, e isso acaba afetando a temperatura que fica em torno de 45ºC

sem usar e isso de certa forma me incomoda pois quando só estava a televisão a temperatura fica em torno de 25ºC. Achei uma solução que foi forçar via Crimson os clocks da memória, deixei em 150mhz, e mesmo com os dois conectados (monitor+tv)a temperatura fica em torno de 25ºC. O que eu gostaria de saber é, se isso pode estragar a placa e/ou se vocês tem alguma outra solução para que a placa fica em idle.

 

OBS: Vi em forums gringos que isso poderia ser o adaptador "DVI" mas eu não uso nenhum tipo de adaptador.

 

Obrigado 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, rldAWESOME disse:

@GabrielLP14 kkkk eu até entendo que esteja boa a temperatura, mas o fato de antes do monitor a temperatura estar 25ºC e depois estar com 45ºC me incomoda bastante 

Nunca ouvi falar em Downclock ser prejudicial pro hardware, Agora, insisto no que o amigo @GabrielLP14 falou. 45ºC para uma placa de vídeo é, de certa forma, incrivelmente baixo (supondo que esteja falando da R9 390x). Placas de vídeo atualmente são feitas para trabalharem normalmente em temperaturas MUITO mais altas.

 

No meu ponto de vista, não faz nenhum sentido comprar uma placa de vídeo desse porte e não usar todo "poder de fogo" dela por causa de temperatura que está longe de ser considerada alta. Se fosse por isso, deveria ter comprado uma GT 710.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius @GabrielLP14  Quando vou jogar deixo os clocks no default, porém quando vou dormir, reduzo pois deixo um despertador online junto com o home theater se não, não acordo para trabalhar :lol:

 

Vocês sabem me dizer o porque disso acontecer? pois quando só estava a televisão, olhando pelo gpu-z os clocks ficam baixos e quando conecto o segundo monitor o clock da memória fica full load, porém o core clock fica normal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 acho que me expressei mal referente ao full load, o que eu digo é que a memória dela sempre fica em 1500MHZ, até mesmo quando ligo o computador e fico parado na área de trabalho. Agora o uso dela quando está na área de trabalho fica em 0/1% que é normal. Quando eu jogo por exemplo The Witcher 3 ou algum outro jogo pesado, a placa atinge seus 100% de uso. 

 

é que não estou em casa no momento, se não tiraria screenshot do gpuz para tentar explicar melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem problema a velocidade menor, no caso de causar defeito, mas pode impactar na performance do sistema ou mesmo do conjunto de drivers por exemplo.

 

Lembro que em alguns sistemas, era interessante reduzir a velocidade por causa do calor, mas por exemplo reduzindo para 500 Mhz você ficava com temperatura menor e a performance básica se mantinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...