Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marcelossb88

Ligar a fonte direto ou não?

Recommended Posts

Bom dia!

Algum tempo atrás eu tinha uma fonte ( não lembro qual era, não era genérica isso eu lembro) que queimou devido a uma queda de energia, isso aconteceu logo após eu tirar a minha fonte do modulo estabilizador.

E agora comprei uma nova: Evga 750w b2 semi-modular.

E estou na dúvida se ligo a fonte direto na tomada, no estabilizador ou se ligo num filtro de linha bom. Ou outras combinações desses equipamentos.

Estou com medo que aconteça o mesmo da anterior, ontem mesmo deu queda de energia aqui no bairro.

O que eu faço? Se essa fonte queimar vou ficar doido haha:atirador:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcelossb88 Bom dia Sr, podes ler aqui mesmo no fórum tópicos excelentes sobre o assunto, aqui deixo a visão do @Kayke sobre o assunto LINK .

Cumprs

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcelossb88 Estabilizador só serve para danificar equipamentos. A função dele é apenas atrapalhar a fonte. Portanto, jogue fora.

O ideal é usar um filtro de linha de boa qualidade, que irá proporcionar proteção contra surtos de energia. Se não tiver o filtro ainda, ligue direto na tomada, é bem melhor que usar estabilizador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fontes com PFC Ativo não são feitas para serem conectas em estabilizadores, a proteção PFC Ativo já protege a fonte contra sobretensão, então ligue direto em 220v, de preferência compre um DPS (dispositivo de proteção contra surtos), e conecte a fonte nele: http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-preto-110299.html

No DPS já está incluso proteção contra descargas atmosféricas.

O membro Faller já fez o review do Iclamper energia 5, é um excelente filtro de linha:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcelossb88 olá. 

1- Estabilizador só danifica as fontes aos poucos, podendo danificar até 

mesmo a VGA, ou placa-mãe, por fazer a fonte trabalhar erraticamente. 

2- Deves se preocupar em proteger tua fonte contra surtos elétricos. 

3- Compre um filtro de linha DPS Clampler. 

O Multi Proteção, é o mais recomendado

https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/filtro-de-linha-dps-clamper-multi-protec-o-8-tomadas-preto-x-fc-pt-8bt-2j1-2cf-l-p.html

Entenda um pouco sobre surto elétrico. 

Veja o vídeo a té o final, para entender completamente. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@alissomrex Na embalagem do DPS diz que protege mesmo apenas com aterramento, então preciso de um aterramento na tomada ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, MatrixWHOIS disse:

@alissomrex Na embalagem do DPS diz que protege mesmo apenas com aterramento, então preciso de um aterramento na tomada ?

segundo o fabricante: 

O sistema Signal Line Full Protection garante uma proteção completa das linhas de sinal, promovendo, além da proteção em modo diferencial, comumente encontrada nos produtos, a proteção em modo comum, através de uma configuração especial e patenteada de circuito que cria um caminho de drenagem da corrente de surto das linhas de sinal pelo neutro da rede elétrica (que é aterrado nas instalações brasileiras), caso não haja um terra específico conectado na tomada elétrica da instalação onde o produto for conectado. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Showwww galera valeu mesmo.

Agora opções de filtro de linha, mandaram ae esse:http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-preto-110299.html de 62,90 e esse https://www.guerradigital.net/filtro-de-linha/filtro-de-linha-dps-clamper-multi-protec-o-8-tomadas-preto-x-fc-pt-8bt-2j1-2cf-l-p.html de 180,00.

Eu sou leigo nisso e não sei qual comprar, alguem tem alguma opção sem ser esse mais caro?

Se esses filtros proteger contra queda de energia, então vai da certo mesmo, agradeço a todos.

Sou de Fortaleza e acho que esses filtros não vendem por aqui.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Marcelossb88 o 5 tomadas vai proteger o PC. Mais o multiproteção 

vai proteger de surtos que possivelmente, possa vir de linha telefônica, e TV a cabo. 

O 5 tomadas, já é melhor que estabilizador 1 bilhão de vezes, e 

melhor do que não usar nenhuma proteção. 

2- As chances de ocorrer surto por linha telefônica, e TV a cabo são bem menores. Pegue o 5 tomadas da loja WAZ.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Marcelossb88 disse:

Bom dia!

Algum tempo atrás eu tinha uma fonte ( não lembro qual era, não era genérica isso eu lembro) que queimou devido a uma queda de energia, isso aconteceu logo após eu tirar a minha fonte do modulo estabilizador.

E agora comprei uma nova: Evga 750w b2 semi-modular.

E estou na dúvida se ligo a fonte direto na tomada, no estabilizador ou se ligo num filtro de linha bom. Ou outras combinações desses equipamentos.

Estou com medo que aconteça o mesmo da anterior, ontem mesmo deu queda de energia aqui no bairro.

O que eu faço? Se essa fonte queimar vou ficar doido haha:atirador:

Apenas para corrigir o que você escreveu: sua fonte não queimou por causa da queda de energia. Queda de energia não queima nada. O que pode ter queimado sua fonte foi um surto de energia (que pode ou não acompanhar uma queda de energia). E seu estabilizador também não teria feito nada pra proteger sua fonte, já que estabilizadores não possuem proteção contra surtos.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@alissomrex "que cria um caminho de drenagem da corrente de surto das linhas de sinal pelo neutro da rede elétrica (que é aterrado nas instalações brasileiras)"

então precisa de aterramento sim :/, quando mudar de casa quero fazer um aterramento na caixa de luz, indo pra terra com 3 barras de cobre ligadas uma na outra em triangulo (aumentando a eficiência do aterramento, pois quanto + barras menor é a resistência) e distribuindo para todas as tomadas. Esse vídeo seria uma boa opção ?

E o legal que o cara não fez no vídeo seria estanhar esse fio na barra de cobre para melhor condutividade elétrica.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais