Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• diego_moicano

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
MonitorDePc

Sobre o quanto a provedora tem acesso as nossas coisas?

Recommended Posts

Se a provedora de internet tem acesso total a todo que acessamos na internet, ela também pode saber o que conversamos no Whatsapp?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Ela sabe o que você acessa, mas não pode ver o que você conversa pelo celular.

adicionado 1 minuto depois

P.S.: Ela também não pode ter acesso a suas senhas.

Compartilhar este post

Link para o post

As mensagens do Whatsapp são criptografadas agora.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/criptografia-no-whatsapp-veja-em-video-como-funciona-novo-sigilo.html

A não ser que sua informação seja muito valiosa para uma instituição, é muito provavel que devido a criptografia você esteja tranquilo em relação a suas conversas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, toda conversa em qualquer site ou rede social sempre foi criptografada. Não tem como a provedora saber o que você está conversando, até porque o WhatsApp não disponibiliza de jeito nenhum as conversas de NINGUÉM. É por isso que as vezes ele é bloqueado temporariamente, porque a Justiça exige que o WS disponibilize as conversas de suspeitos de tráfico de drogas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, só com mandado judicial de um juiz alguém pode ter acesso a informação privilegiada, nesse caso você fala de espionagem governamentais, dae sim podem ver o q você acessa sem precisar de mandado.

Compartilhar este post

Link para o post

@MatrixWHOIS Na verdade eu estou falando de pessoas má intencionadas mesmo, sim na teoria apenas com mandatos judiciais essas informações podem ser acessadas, mas o que eu quero dizer é...Imagine que tem um safado trabalhando no provedor de internet, este individuo não poderia acessar as informações?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@MonitorDePc Capaz isso é muito difícil de acontecer na realidade, todos os funcionários são selecionados a dedo, o que você quer dizer é engenharia social:

Assiste o filme Takedown que fala do hacker Kevin mitnick, ele fazia muito isso de entrar nas empresas como se fosse algum superior e pegava informações privilegiadas.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, MonitorDePc disse:

@MatrixWHOIS Na verdade eu estou falando de pessoas má intencionadas mesmo, sim na teoria apenas com mandatos judiciais essas informações podem ser acessadas, mas o que eu quero dizer é...Imagine que tem um safado trabalhando no provedor de internet, este individuo não poderia acessar as informações?

Penso que seja tecnicamente possível, se fazem isso é outra história. Mas tem que ser muito leigo para achar que não seria possível... 

A pergunta que eu faço é sera que as empresas são rigorosas e conseguem ter um controle sobre os seus funcionários? Na OI ou VIVO por exemplo, quais seriam os funcionarios que terciam acesso a esse tipo de informação (na prte onde eles trabalham, quem poderiam fazer esse redirecionamento interno)???

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, MatrixWHOIS disse:

Cara, só com mandado judicial de um juiz alguém pode ter acesso a informação privilegiada, nesse caso você fala de espionagem governamentais, dae sim podem ver o q você acessa sem precisar de mandado.

Não digo que a empresa fará isso, legalmente não pode. Mas a pergunta é: alguém mal intencionado lá dentro entendeu? Tecnicamente é possível sim... o problema é saber se as empresas tem um controle rigoroso sobre os seus funcionarios e se elas tem politicas rígidas para impedir que isso aconteça.

adicionado 4 minutos depois

e quem é cliente de provedor pequeno como os a radios pelo interior do Brasil podem ser os mais vulneraveis... a gente vê muita gambiarra por aí pessoal pegando internet do amigo do amigo do amigo e isso tudo passa por quantos computadores?  E fora a questão de equipamento que é invadido se o cliente não reclama ele fica sendo redirecionado com dns falso... tenso... 

Compartilhar este post

Link para o post

@Nullsoltr porque um funcionário iria ficar fuçando nas coisas dos outros ? Acho muito difícil... nunca vi nenhuma notícia sobre isso, mas sobre engenharia social já foi registrado vários casos, o que acontece na realidade são funcionários DISFARÇADOS com engenharia social, nada mais.

Editado por MatrixWHOIS

Compartilhar este post

Link para o post

@MatrixWHOIS O Por que eu não sei, mas vai que?rs eu não confio no ser humano meu amigo...

imagine a situação, você tá com a sua internet ruim, completamente zuada , lenta etc e tal...liga pra central de atendimento pra solicitar reparo ou algo do tipo, depois de horas e horas no telefone tentando solucionar o problema da internet (Afinal, você sabe como são atendentes no Brasil né?rs) depois de horas você perde a cabeça e acaba sendo grosso, falando grosso com o atendente...ele se zanga e resolve zoar contigo rs...é só ele ter o conhecimento necessário pra capturar suas informações pra te prejudicar...enfim a situação que eu descrevi é ridícula e sem noção, mas como eu disse, não confio no ser humano rs...

Editado por MonitorDePc
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que se alguém quiser te prejudicar, vai te prejudicar. Infelizmente aqui você é culpado, até que se prove o contrário.

Tem muitos inocentes que foram presos sem provas como culpados, pra meses ou anos depois com a vida destruída terem que recomeçar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, e meu chefe/TI, quanto sabe do que faço no meu computador?

Ele consegue ver quais sites acesso e o que escrevo em meus e-mails? Consegue dar um print na minha tela?

O modem registra quando estou usando um programa com acesso à internet que não seja um navegador, e o que estou fazendo através dele? Ex: Whatsapp, Skype, uTorrent, Netflix, Steam (hehehe, esse funcionário é dedicado).

Se eu estivesse postando essa mensagem a partir do meu local de trabalho, ele teria como saber?

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele tiver acesso remoto a essa máquina e certos programas instalados. Ele verá tudo o que você vê.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hqxriven E sem ter acesso remoto? Quanta informação fica no roteador/modem/rede?

Volta e meia aparece uma matéria sobre alguém pego torrentando e levando uma multa milionária por violação de copyright.

Como ele foi rastreado? Onde estavam os dados que permitiram essa ligação, e quem tem acesso a eles?

Compartilhar este post

Link para o post

A partir do momento em que você está na rede da empresa e ela que te fornece a internet você está suscetível a acesso remoto. Simples assim.

Basta, por exemplo, você chamar a atenção pelo tráfego gerado, que passara a ser monitorado.

A maioria dos modens e roteador simples, não guardaria informações após eles serem desligados, mas a

o setor de TI pode ver o que quiser. Vai depender deles e dos programas usados.

Citação

Como ele foi rastreado? Onde estavam os dados que permitiram essa ligação, e quem tem acesso a eles?

Quando você acessa algo deixa o seu ID lá, o seu ip. Através dessa informação é possível chegar até você.

A provedora tem acesso a esses dados, mas o local onde você acessou também tem (esses últimos não sabem que é você ainda, mas mediante o devido processo jurídico, chegam até você e lhe imputam as devida punição.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hqxriven até que ponto vai esse acesso remoto sem que nada tenha sido instalado no equipamento? Por exemplo, no meu celular ou em um notebook que eu traga de casa?

Compartilhar este post

Link para o post

No seu equipamento não precisa de nada instalado, só precisa estar no computador do administrador de rede.

A partir do momento em que você usa um cabo você se conecta a rede e aí depende do conhecimento dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas isso quer dizer que ele pode captar informações sobre tudo que acontece no equipamento? Ou só o que acontece programas que fazem uso da internet?

Por exemplo, se eu usar o Word, Excel, VLC pra rodar um arquivo salvo no meu computador, isso é "visível"?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é visível. Ele pode ver desde o pendrive que você conecta, ao arquivo que você abre.

Se você conectar o cabo de rede você pode ser acessado, simples assim. Só vai depender do conhecimento da área de TI.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais