Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Silas Bruder

Por onde comecar?

Recommended Posts

Boa noite pessoal, sou engenheiro mecatronico e o que sei de programacao e na area de microcontroladores. Entrei em mais uma graduacao, agora em eng de software pois quero focar nessa area.

 

No entanto, percebo que existe uma infinidade de linguagens e isso me deixa um pouco confuso. Medo e investir meu tempo na coisa errada. Minha ideia inicial seria investir em algo que para mobile e tambem algo voltada a parte de aprendizagem e maquina, redes neurais etc. Nao necessariamente a mesma coisa para ambos objetivos.

 

Se alguem me ajudar, seria ótimo comecar a faculdade com um foco. Espero que depois de aprender uma ou outra linguagem, as outras fiquem mais faceis.

 

Abs 

Silas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Silas Bruder Olá, seja bem vindo em nosso Fórum do Clube do Hardware.

Se você já tem um conhecimento básico de LP então não terás problemas algum!

 

Tens focos bastante específicos. 

Por exemplo, na atualidade o desenvolvimento mobile vem tomando conta do mercado de forma exponencial. Creio que seja uma área bastante rentável se você se aprofundar nela. Abrange muitos nichos de todas as áreas.. como WEB, Gestão empresarial, Jogos, Jogos corporativos(jogos de treinamento de funcionários).

 

Com a facilidade de algumas IDEs mais atuais você pode facilmente desenvolver um app em sua linguagem que conheça, uma plataforma específica e depois exportar para outras. Hoje em dia não precisa-se ter conhecimento em todas as linguagens para fazer isso.

 

Claro que, vai exigir de você tempo, recurso e o ingrediente principal: paciência 

Com base nisso, você pode decidir. Geralmente quando falamos em app mobile, estamos falando do android que o mais comum e acessível a todos. Com isso a linguagem usada é Java em conjunto com o pacote de desenvolvimento SDK.

 

OK? Mas isso não se resume a somente apps em java.  Você pode usar o PHP por exemplo e  combinar com javascript mobile e fazer belos sites mobile.

 

Para robótica e coisas do gênero a linguagem mais utilizada é C/C++ em conjunto com arduino.

 

Para motivar você tenho a liberdade de dizer que as linguagens são todas muito parecidas. São derivadas.

Então, se você aprende C/C++,  aprender Java, php é uma tarefa simples pois a sintaxe é muito parecida só mudando algumas palavras chaves e alguns recursos.

 

Recomendo que sempre comece por aquela que deixa você mais confortável, a que você tem uma melhor curva de aprendizado!

 

Na minha época de faculdade, comecei estudando Português estruturado, depois pascal, depois java e por fim php.

Atualmente trabalho com PHP mas estou me aventurando em criação de jogos em C#!

Bem a coisa é por aí. Boa sorte na sua empreitada.:thumbsup:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu costumo dizer a todos que começam é não pensar em nenhuma linguagem. Existem os princípios básicos para se programar.

 

Comece aprendendo a lógica de programação em qualquer linguagem, pode ser até visualg, depois Orientação a Objetos e um pouco da linguagem SQL. Claro que ainda existem alguns outros conceitos para se aprender, mais acredito que isso é a base para tudo.

 

E como o Dif mencionou, você não aprende a linguagem pois todas sãoum pouco parecidas, você aprende a programar e os conceitos que mencionei acima serão usado em todas.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá  pessoal, agradeço muito pelas considerações. Levando em consideração tudo o que foi dito e pesquisas, considerando que tenho uma boa noção de linguagem de programação em microcontroladores por exemplo, pensei em começar pelo javascript, que me dará uma boa bagagem para explorar por exemplo a programação mobile utilizando Ionic, por exemplo. O que acham?

 

Para a parte de IA, penso ser interessante ir para área de Java, creio que amadurecendo toda questão de orientação a objetos, que é relativamente novo para mim, outras linguagens virão com o tempo.

 

O que acham da ideia?

 

Abraço e mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Silas Bruder Não acho que devas fazer isso assim.

Não é interessante você começar numa linguagem e depois trocar. Foque somente numa por enquanto e tente entende-la.

Javascript é uma linguagem que é fácil de entender mas ela se ramifica muito. por exemplo existe o javascript puro e o  seu framework chamado jQuery.  Se você FOR estuda-la o seu foco será para desenvolvimento web como interatividade de sites , jogos simples  e etc.

 

Outra utilidade o javascript é programar jogos usando Unity 5 é possível também!

 

Se é para recomendar uma linguagem vá logo de Java mesmo. pois o seu foco é desenvolvimento mobile(apps) e não web sites.

 

Você tem que escolher uma que seja fácil para você aprender. onde a sua curva de aprendizado é maior. depois disso você tem liberdade de estudar outras linguagens.

Então o lance agora é você escolher uma e entender todo o processo. Como você mesmo disse, se já tem noção de programação de microcontroladores, programar em java será quase parecido. 

 

Se você não soubesse nada e nem de LP eu recomendaria começar por baixo um pseudocódigo,. português estruturado e etc..Mas não. você já tem o conhecimento básico da lógica de programação.. então tudo fica mais fácil!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estude Orientação a Objeto, voce pode aplicar ela com Java  ou Csharp, e tem gente que tenta aplicar no C++, perdendo algumas coisas e ganhando em outras;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×