Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
OokamiX

Placa de vídeo (rx 480) ou placa-mãe (chipset 970)

Recommended Posts

Amigos, bom dia!

 

Seguinte, tô com uma dúvida meio louca. Vocês sabem que vai lançar BF1, e eu queria me preparar para ele e para os novos jogos, por isso queria comprar uma placa de vídeo nova (no caso, a RX 480 da AMD) de até 1,5k. Qual o motivo da escolha dessa placa? Sempre gostei da AMD e do custo x benefício dela, além disso essa placa não me obriga a mudar o resto do setup do meu pc, do jeito que tá lá ele vai dar conta de boas inclusive a fonte (Corsair CX 430) já que a RX 480 só puxa 25w a + que a minha atual (R7 260X).

Enfim, o que pega é que a minha placa-mãe atual é de chipset anterior, é a M5A78L-M LX/BR. Meu PC tem peças que eu considero boas, porém menos a placa-mãe! Na época me pareceu jogo porque eu queria comprar um PC bom e barato, e deu super certo, mas eu sei que provavelmente está tendo algum gargalo que deve aumentar se eu colocar essa placa de vídeo nova nessa placa que é mais antiga. Ela não tem SATA 3, não tem USB 3.0, a memória ram não funciona na frequência que deveria (só com oc), etc.

 

Eis o setup atual do PC:

placa-mãe: M5A78L-M LX/BR

Placa de vídeo: AMD R7 260X OC (Sapphire)

Processador: FX 6300 Black

RAM: 2x4GB 1.600mhz Corsair Vengeance

Fonte: CX 430

HD: 1TB Seagate

SO: Windows 10

 

A minha pergunta então fica, o que seria mais interessante? Primeiro trocar a placa-mãe logo, ou trocar mesmo a placa de vídeo? Digamos que com esse setup, eu compre a placa de vídeo, daria mais gargalo ainda ou não, seria 6 por meia dúzia?

Ultimamente jogo BF4 no high mesclado com médio, GTA V no médio, Titanfall no médio, Battlefront no low, The Witcher 3 no low. Será que trocando a placa-mãe já teria alguma melhora, mesmo usando ainda a R7 260X?

Bom, obrigado e agradeço desde já!

 

Ps. Montei esse PC com a ajuda aqui da comunidade mesmo, rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@OokamiX Amigo eu acho que você já se decidiu em comprar a RX 480, então compre ela e veja o que vira! Tipo se sentir muito gargalo aí troca a placa-mãe.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@OokamiX Essa placa-mãe não é boa e isso é fato. Mas você procurou observar se ocorrem quedas no uso da placa de vídeo durante os jogos? Ocorre algum tipo de travada ou coisa do tipo? Monitorou a frequência do processador durante os jogos? O que ocorre com essas placas chipset 760G é superaquecimento dos VRMs e perda de performance do processador, que pode atrapalhar a placa de vídeo e o jogo. Isso pode acontecer, não quer dizer necessariamente que vai acontecer.

 

No mais, seu processador também vai dar gargalo na RX 480 em jogos CPU bound, mas a diferença de performance em comparação com a R7 260X já seria brutal. Se você decidiu que vai comprar a placa de vídeo, compre e teste, como disse o @Nobility350. Acho que, se for para trocar a placa-mãe, melhor trocar logo é o kit todo e comprar um Intel Skylake (ou AMD Zen, que logo serão lançados) quando puder. 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Realmente, se for pra trocar a placa-mãe, compensa trocar tudo!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, pra ser sincero não vi nenhum tipo de problemas durante a execução dos jogos não, nem travadas ou qualquer coisa assim. A performance do PC todo parece ser bem boa, pelo menos atendeu a minha expectativa. O negócio é saber se, mudando a placa-mãe, se melhora a performance atual. O único jogo que é bem ruim de rodar é o Titanfall, que não sei porque é muito pesado e se for acima de médio, ele fica com o fps bem baixo.

Mas acredito que seja muito isso que vocês falaram, negócio é comprar a placa de vídeo e testar se vai ter algum problema ou não, ou comprar os dois de uma vez.

No mais, obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×