Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
OokamiX

Placa de vídeo (rx 480) ou placa-mãe (chipset 970)

Recommended Posts

Amigos, bom dia!

Seguinte, tô com uma dúvida meio louca. Vocês sabem que vai lançar BF1, e eu queria me preparar para ele e para os novos jogos, por isso queria comprar uma placa de vídeo nova (no caso, a RX 480 da AMD) de até 1,5k. Qual o motivo da escolha dessa placa? Sempre gostei da AMD e do custo x benefício dela, além disso essa placa não me obriga a mudar o resto do setup do meu pc, do jeito que tá lá ele vai dar conta de boas inclusive a fonte (Corsair CX 430) já que a RX 480 só puxa 25w a + que a minha atual (R7 260X).

Enfim, o que pega é que a minha placa-mãe atual é de chipset anterior, é a M5A78L-M LX/BR. Meu PC tem peças que eu considero boas, porém menos a placa-mãe! Na época me pareceu jogo porque eu queria comprar um PC bom e barato, e deu super certo, mas eu sei que provavelmente está tendo algum gargalo que deve aumentar se eu colocar essa placa de vídeo nova nessa placa que é mais antiga. Ela não tem SATA 3, não tem USB 3.0, a memória ram não funciona na frequência que deveria (só com oc), etc.

Eis o setup atual do PC:

placa-mãe: M5A78L-M LX/BR

Placa de vídeo: AMD R7 260X OC (Sapphire)

Processador: FX 6300 Black

RAM: 2x4GB 1.600mhz Corsair Vengeance

Fonte: CX 430

HD: 1TB Seagate

SO: Windows 10

A minha pergunta então fica, o que seria mais interessante? Primeiro trocar a placa-mãe logo, ou trocar mesmo a placa de vídeo? Digamos que com esse setup, eu compre a placa de vídeo, daria mais gargalo ainda ou não, seria 6 por meia dúzia?

Ultimamente jogo BF4 no high mesclado com médio, GTA V no médio, Titanfall no médio, Battlefront no low, The Witcher 3 no low. Será que trocando a placa-mãe já teria alguma melhora, mesmo usando ainda a R7 260X?

Bom, obrigado e agradeço desde já!

Ps. Montei esse PC com a ajuda aqui da comunidade mesmo, rs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@OokamiX Amigo eu acho que você já se decidiu em comprar a RX 480, então compre ela e veja o que vira! Tipo se sentir muito gargalo aí troca a placa-mãe.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@OokamiX Essa placa-mãe não é boa e isso é fato. Mas você procurou observar se ocorrem quedas no uso da placa de vídeo durante os jogos? Ocorre algum tipo de travada ou coisa do tipo? Monitorou a frequência do processador durante os jogos? O que ocorre com essas placas chipset 760G é superaquecimento dos VRMs e perda de performance do processador, que pode atrapalhar a placa de vídeo e o jogo. Isso pode acontecer, não quer dizer necessariamente que vai acontecer.

No mais, seu processador também vai dar gargalo na RX 480 em jogos CPU bound, mas a diferença de performance em comparação com a R7 260X já seria brutal. Se você decidiu que vai comprar a placa de vídeo, compre e teste, como disse o @Nobility350. Acho que, se for para trocar a placa-mãe, melhor trocar logo é o kit todo e comprar um Intel Skylake (ou AMD Zen, que logo serão lançados) quando puder. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt Realmente, se for pra trocar a placa-mãe, compensa trocar tudo!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, pra ser sincero não vi nenhum tipo de problemas durante a execução dos jogos não, nem travadas ou qualquer coisa assim. A performance do PC todo parece ser bem boa, pelo menos atendeu a minha expectativa. O negócio é saber se, mudando a placa-mãe, se melhora a performance atual. O único jogo que é bem ruim de rodar é o Titanfall, que não sei porque é muito pesado e se for acima de médio, ele fica com o fps bem baixo.

Mas acredito que seja muito isso que vocês falaram, negócio é comprar a placa de vídeo e testar se vai ter algum problema ou não, ou comprar os dois de uma vez.

No mais, obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais