Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MillerCS

Superaquecimento-fx 6300

Recommended Posts

Boa noite a todos!

Um amigo meu está com problema de superaquecimento no seu processador FX-6300, é algo aleatório, a vezes o PC liga e fica normal, as vezes no próprio boot já bate 80ºC. Estamos suspeitando que o problema é na bomba do water cooler, um Cooler master seidon 120v, que pode estar apresentando defeito.

Como pode ser visto nas imagens abaixo, quando o problema ocorre, não aparece o FANN4. Seria mesmo a bomba do water cooler com problema? o conector de 3 pinos da bomba?

14087456_10205895409898816_814137088_o.jpg14087588_10205895412618884_351022081_o.jpg  

Outros problemas que já ocorreram, por cerca de 1 ano e meio ele utilizou a placa-mãe asus m5a78l-m lx/br, e ele me disse que o PC estava reiniciando sozinho por diversas vezes, sugeri que trocasse a placa-mãe, pela incompatibilidade dos FX's com o chipset 760g, com a troca e problema acabou, mas o do superaquecimento continua.

A configuração atual dele é:

Processador: FX- 6300

placa-mãe: Gigabyte GA-970A-D3P 

Water Cooler:  Cooler Master  Seidon 120v 

Memoria Ram 12 gb ddr 3 1333 Mhz

HD 1 tb

Fonte Corsair 750w

Placa de vídeo GTX 970

Se alguém puder ajudar fico agradecido!!

Até mais!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já verificou se possui bolhas de ar na mangueira do WC? Já verificou se os dois radiadores estão operantes e com boa velocidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Os Radiadores estão operantes e com boa velocidade, para verificar as bolhas teria que desmontar o water cooler? não tenho conhecimento aprofundado em water cooler.

Minha maior duvida é o porque o FANN4 não está aparecendo (como pode se ver na imagem do primeiro post) quando ele está sobre aquecendo.

Imagem abaixo do water cooler.

14081380_1552000854825415_1936817920_n.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@MillerCS plugue o bloco / bomba em outro conector SYS-fan ou CHA-fan. Se o FANN4 não aparece, muito provavelmente a bomba não está funcionando. Você pode segurar a mangueira para ver se ela está vibrando ou não com o fluxo da água, etc.

Bolha não deve ser, pois o barulho é característico. Parece que tem uma moeda dando cambalhotas no bloco, ou que alguma peça soltou. As mangueiras também estão para baixo, então seria difícil a bolha entrar pela mangueira para chegar até o bloco.

Primeiro eu plugaria o bloco em outro conector. Se persistir, aí pode ser algum fio com mal contato no conector.

Certifique-se também de que o conector está em full, porque na minha placa-mãe tem um conector que a bomba do water cooler roda a 2/3, o que não é bom. O conector de 3 pinos deveria rodar a 12v em qualquer conector controlado por PWM (geralmente é o padrão do BIOS), mas nem sempre é assim.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@MillerCS Caraca, sério que essa placa-mãe m5a78l-m lx/br é incompativel com o fx6300? aff comprei meu pc com ela...

agora ela tá com temps muito altas e o processador também vou coloca outro cooler no meu processador e uma ventoinha na parte traseira espero que resolva meu problema no render do cinema 4d a placa-mãe e processador os dois ficam em 75 graus...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais