Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lucas.fenix2010

Led 10 w em fonte de pc

Recommended Posts

Boa noite!

Possuo 5 leds 10 w e queria liga-los em uma fonte de PC que fornece 12v e 15 A.

Para testar o led e ver se estavam funcionando liguei um de cada vez diretamente na fonte, porém ele esquentou muito ligado somente por uns 2 min.

Não entendo muito de eletrônica por isso tenho algumas duvidas e queria que vocês me ajudassem por favor

Especificações do LED:

10 W LED de alta potência
Nome do produto:
LED de alta potência 10 W
Tamanho do chip: 24 mil * 44 mil
Temperatura de cor:
Branco quente (2800-3500 k) branco (6000-6500 k)
Fluxo luminoso:
950-1100lm
Corrente em avanço:
850-900mA
Tensão motorista:
9-12 V
Sistema integrado:
3 em série, em paralelo 3

A minha dúvida é como ligar esses leds corretamente para que eles durem o máximo possivel e esquentem o menos possivel.

Irei utilizar aquelas reguas de aluminio como dissipador e usar pasta térmica.

Tenho que colocar resistor, por que?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

-10W esquenta mesmo

-régua de aluminio: a maior possível. Se fizer questão da matemática, aguarde algum teórico

-resistor: de 5...10R (maior melhor) 3...5W (maior melhor) pra limitar a corrente. Se fizer questão da matemática, aguarde algum teórico

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho total conhecimento, mas pelo que sei

10w vão consumir da tua fonte uns 840mA cada led, ligados em paralelo 840 x 10 = 8.4 A

Como são leds de alta potência terá que usar um dissipador de alumínio para não torrar os leds, no mais vai funcionar certinho

Usar resistor depende, se a tensão dos leds forem 3v por exemplo, voce liga grupos de 4 leds em série, para os dois que sobrarão, use um resistor limitador, certificando-se que o resistor aguente a corrente necessária, no caso um de 5 watts pra garantir.

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz Não entendi o que você quis dizer, seu post ficou meio confuso...rsrs

@MR2 TECH A tensão do led é 12v e a corrente 850-900. Irei liga-los em paralelo, dessa forma a tensão vai ser a mesma em todos.Terei que usar resistor?Por que?Como calcular o resistor a ser utilizado. Lembrando que são 5 leds em paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se liga o Led diretamente a fonte. É um componente que precisa de limitação de corrente, por isso o uso do resistor. 

Em 25/08/2016 às 07:23, Isadora Ferraz disse:

-10W esquenta mesmo

-régua de aluminio: a maior possível. Se fizer questão da matemática, aguarde algum teórico

-resistor: de 5...10R (maior melhor) 3...5W (maior melhor) pra limitar a corrente. Se fizer questão da matemática, aguarde algum teórico

Significa que você deve usar dissipador, pois vão esquentar mesmo. 

Um resistor entre 5 e 10r ajusta o brilho do Led, quanto maior melhor. Mas também diminui o brilho do Led. 

Use um resistor de no mínimo 5W, quanto maior melhor, mas também mais caro. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se a tensão da fonte for 12 e os leds também, não tem porque usar resistor.

Ligue eles em paralelo e se quiser regular o brilho use resistor de 5 ohms por 1 watt para cada led, ou monte um esquema com LM317 e um potenciômetro, assim conforme você gira o pot você altera o brilho.

No mais basta ligar os leds e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 Não entendi ainda porque usar resistor se a fonte me fornece 12v 15A e meus leds são 9-12v 0,9A. O led vai puxar só o que ele precisa da fonte, correto?Por que usar resistor, desculpa, mas sou meio leigo nisso ainda...aprendendo..rsrs@Isadora Ferraz Deu pra entender mais ou menos mas ainda com a duvida mencionada acima.

@MR2 TECH Não quero regular o brilho, não agora..rsrs. Sobre esse componente, LM317, vi que ele limita a tensão, seria então melhor ligar ele para limitar a tensão da fonte em 10v para garantir uma tensão mais constante?Meus leds são 9-12v 0,9A.

Obrigado pela ajuda pessoal!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais